Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 23 de junho de 2015

Dieta mind promete prevenir o Mal de Alzheimer

Dieta mind promete prevenir o Mal de Alzheimer


Quer um ótimo motivo para comer saudável? A dieta mindé um plano alimentar que pode reduzir as chances de contrair a doença de Alzheimer, dizem cientistas. Ela é composta por 15 componentes alimentares: 10 que devem ser ingeridos e cinco que não são considerados saudáveis.

A doença de Alzheimer, causa mais comum de demência, provoca danos e mata as células cerebrais, resultando em deterioração constante de memória e raciocínio. Não é uma parte normal do envelhecimento, mas o risco de desenvolvê-la aumenta consideravelmente após 65 anos.

dieta mind

Peixe é um dos alimentos indicados para consumo na dieta mind. 

Foto: iStock, Getty Images

Dieta mind promove a boa saúde mental

De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Rush University Medical Center, em Chicago, Estados Unidos, através da dieta mind é possível reduzir o risco de desenvolver Mal de Alzheimer em até 53%. Não é à toa que o nome do plano é dieta mind (mente em inglês).

A pesquisa, publicada na revista Alzheimer’s & Dementia, analisou mais de 900 pessoas entre 58 e 98 anos e constatou que os participantes que seguiam as recomendações da dieta mind tinham níveis de cogniçãocerebral equivalente ao de uma pessoa 7,5 anos mais jovem.

Mesmo aqueles que seguem razoavelmente o plano conseguem reduzir os riscos de aparecimento da doença em até um terço. O estudo ainda sugere que com a dieta é possível prevenir o aparecimento do Mal de Alzheimer até mesmo se você faz parte de algum grupo de risco – que incluem fatores genéticos, fumantes, sedentarismo, entre outros.

dieta mind 

Como funciona a dieta mind

Este plano alimentar consiste em alguns alimentos que devem ser consumidos regularmente.  Veja quais são osalimentos permitidos desse regime:

1. Vegetais de folhas verdes

É recomendada sua ingestão frequente – espinafre e brocolis, por exemplo. É preciso incluí-los, no mínimo, em duas refeições por semana. Porém, segundo a pesquisa, quando vocês os adiciona em seis ou mais refeições os benefícios para o cérebro são maiores.

2. Vegetais em geral

De acordo com o levantamento, é preciso comer uma salada e ao menos um vegetal todos os dias para reduzir o risco de Alzheimer.

3. Nozes

Os criadores da dieta recomendam comer nozes ao menoscinco vezes por semana.

4. Mirtilos e morangos
dieta mind
Foto: Shuttertock

São as únicas frutas presentes na dieta. Os mirtilos são um dos alimentos mais poderosos quando o assunto é proteger o cérebro e os morangos também são benéficos para a função cognitiva. É preciso consumi-los ao menos duas vezes por semana.

5. Feijões

Possuem grande quantidade de fibras e proteína, e baixo teor de calorias e gordura. Os pesquisadores indicam consumi-los três vezes por semana.

6. Grãos integrais
dieta mind
Foto: Shutterstock

De acordo com os especialistas, são necessárias três porções diárias para a devida proteção.

7. Peixe

Segundo a pesquisa, comer peixe uma vez por semana é o suficiente para proteger a função cerebral.

8. Frango

São recomendadas duas ou mais porções por semana.

9. Azeite de oliva
dieta mind
Foto: Shutterstock

É o melhor dentre os óleos para cozinhar, segundo a dieta mind. Os pesquisadores descobriram que pessoas que usam azeite de oliva demonstram melhores níveis de função cognitiva cerebral.

10. Vinho

É recomendado o consumo de uma taça de vinho por dia.

Alimentos que devem ser evitados na dieta mind

1. Carne vermelha

Não é preciso abandoná-la de vez, mas sim limitar a ingestão a não mais do que quatro porções semanais.

2. Manteiga e margarina
dieta mind
Foto: Shutterstock

Deve ser limitada a uma colher por dia. Prefira usar azeite de oliva.

3. Queijo

O seu consumo também deve ser limitado a apenas uma vez por semana se você pretende reduzir o risco de Alzheimer.

4. Doces e frituras

Tem efeito negativo na saúde cerebral. Indica-se um consumo limitado, que não exceda a cinco vezes por semana.

5. Fast-food
dieta mind
Foto: Shutterstock

A dieta libera apenas uma vez por semana.


DOUTÍSSIMA DO TERRA 

Cientistas treinam abelhas para detectar drogas

Cientistas treinam abelhas para detectar drogas

Pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha, dizem ter treinado abelhas para que identificassem odores de heroína e cocaína.
 Foto: BBCBrasil.com
 
Abelhas poderiam substituir cães farejadores em aeroportos, sugeriram pesquisadores 
 
 
Foto: BBCBrasil.com
 
 
Os cientistas descobriram que as abelhas respondiam de forma específica com a vibração de suas antenas à concentrações de drogas como heroína e cocaína.
Eles dizem que os insetos podem, eventualmente, substituir cães farejadores em aeroportos, já que seriam "menores, menos caros, mais fáceis e rápidos de serem treinados".
"Testamos a capacidade de abelhas de aprender o aroma de heroína e as treinamos para que mostrassem uma resposta comportamental confiável na presença de um odor altamente diluído de heroína pura", disse o estudo, divulgado na publicação científica online Plos.
Segundo os pesquisadores, não houve reação significativa das abelhas ao odor de maconha e anfetaminas.
As antenas de insetos são os órgãos mais sensíveis já descobertos para a detecção de moléculas voláteis, de acordo com o estudo, e seriam "mais sensíveis que o melhor dos sensores artificiais".
Assim, estes animais poderiam ser usados como biossensores para tipos diferentes de odores e aplicados na detecção de doenças, contaminação alimentar, resíduos explosivos e drogas.
Mas os especialistas advertiram que mais estudos são necessários.
O estudo diz também que a capacidade de percepção dos animais varia de acordo com a espécie. Baratas, por exemplo, reagiram à presença de anfetaminas e cafeína.
Desta maneira, a pesquisa sugere uma "plataforma de detecção de drogas baseadas em insetos" com o uso de diferentes espécies. 


TERRA 

24/06 -- Dia de São João

Dia de São João

24 DE JUNHO

Dia de São João
Filho dos personagens bíblicos Isabel e Zacarias, João Batista batizou Jesus Cristo com as águas do Jordão, rio que hoje é fronteira natural entre Israel e Jordânia e entre este país e a Cisjordânia. Diz o capítulo 1 do Evangelho de São Lucas que Isabel era prima da mãe de Jesus, Maria, o que tornava João primo em segundo grau de Cristo.
João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, que vivia no deserto e comia gafanhotos e mel. O caminho desse homem estranho e recluso, mas profeta de grande popularidade, cruzou com o da família real da época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia. João condenou publicamente o fato de o rei ser amante da própria cunhada, Herodíades, viúva de Felipe. Conta São Marcos (cap. 6, vers. 17-28) que Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista, que já estava preso. O presente tétrico foi trazido sobre uma bandeja.
A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneirinho no colo. É que foi ele, segundo a Bíblia, que anunciou a chegada do cordeiro de Deus.

JOÃO FOGUETEIRO

Apesar de descrito como um sujeito solitário, o povo se encarregou de criar o mito de que São João Batista adora uma festa barulhenta. No entanto, ele costuma estar dormindo justo na noite de sua festa, 24 de junho. Se o estrondo dos fogos de artifício for alto e for forte o clarão das fogueiras, o santo acorda e, festeiro que é, desce à Terra para comemorar. Mas nesse caso, diz a tradição, existe o sério risco de o mundo acabar pelo fogo.
Fonte: www.procampus.com.br
24/06 -- Dia de São João

24 DE JUNHO

João Batista era primo de Jesus e teve o privilégio de batizá-lo
A Bíblia conta que Isabel era prima e muito amiga de Maria e elas tinham o costume de se visitarem. Numa dessas ocasiões, já grávida, "quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41). Ainda no ventre da mãe, João se reverencia e reconhece a presença do Cristo Jesus. Na despedida, as primas combinam que o nascimento de João seria sinalizado com uma fogueira, para que Maria pudesse ir ajudar a prima depois do parto.
Desta forma os evangelistas apresentam com todo rigor a figura de João como precursor do Messias, cujo dia do nascimento é também chamado de "Aurora da Salvação". Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele mudo, ambos de estirpe sacerdotal e já com idade bem avançada. Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício". Assim foi avisado Zacarias pelo Anjo Gabriel que o visitou anunciando a chegada do tão esperado herdeiro.
Conforme a indicação de Lucas, Isabel estava no sexto mês do nascimento de João, que foi fixado pela Igreja três meses após a Anunciação de Maria e seis meses antes do Natal de Jesus. O sobrinho da Virgem Maria foi o último profeta e o primeiro apóstolo. Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do Messias prometido e esperado. Sua originalidade era o convite a receber a ablução com água no rio Jordão, prática chamada batismo. Daí o seu apelido de Batista.
João Batista teve a grande missão de batizar o próprio Cristo. Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias, com estas palavras: "eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo" (Mt 3,11). João Batista morre degolado sob o governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. É um dos Santos mais populares em todo o mundo cristão. Em sua festa, que tem música e dança, o ponto central é a fogueira, lembrando a primeira feita por seus pais para comunicar o seu nascimento: anel de ligação entre a antiga e a nova aliança.
Fonte: www.pastoraldapessoaidosa.org.br

Horóscopo 4ª feira 24 de junho de 2015



ÁRIES: Há frases que ficaram entaladas na garganta e que serão ditas sem que sequer você tenha vontade de manifestá-las. É que neste momento a mão misteriosa do destino faz as pessoas revelarem suas verdadeiras essências.


TOURO: Mesmo com todo mundo desentendido as coisas continuam se encaixando como que por obra do misterioso destino. Talvez isso sirva para você aceitar que há algo maior que não pode ser entendido, mas que funciona bem.


GÊMEOS: Nem todas as atitudes que você toma seguem um planejamento lógico, muitas são simplesmente impulsivas, motivadas pela incapacidade de contemplar todos os ingredientes envolvidos e que tornam o panorama muito complexo.


CÂNCER: Há assuntos que você compreende muito bem e que abrem seus olhos para realidades que as outras pessoas nem sequer suspeitam ainda. Que essas informações sirvam para você prestar ajuda a essas pessoas cegas e ignorantes!


LEÃO: As grandes e profundas crises interiores, essas que dificilmente você compartilharia com alguém, neste momento de sua vida encontram uma forma de ser manifestas e, talvez, na melhor das hipóteses, receber soluções.


VIRGEM: Ainda que os conselhos que você receba das pessoas sejam confusos e não tenham aplicação prática, intuitivamente sua alma consegue destilar algumas informações importantes desses. Por isso, continue ouvindo com atenção.


LIBRA: Em cada pequeno detalhe de sua vida cotidiana você poderia encontrar significados colossais, que vinculam sua alma a ondas cósmicas. Tudo é muito maior, sempre, pois na verdade somos todos feitos de infinito.


ESCORPIÃO: É desnecessário e até contraproducente que você assuma riscos exagerados para realizar o que pretende. As coisas andam muito mais fáceis para o seu lado e se você quiser complicá-las, bem, isso será sempre possível.


SAGITÁRIO: As pessoas se confundem porque de tão esperançosas que são acabam pintando um panorama bastante fantasioso, porém, acreditam tanto nesse que transmitem confiança e segurança. Melhor você manter os pés firmes no chão.


CAPRICÓRNIO: Considere com carinho a ajuda que você receber, neste momento seria desnecessário você carregar todo o peso sobre suas costas, há ajuda disponível e seria tolice rejeitá-la só para não ficar devendo nada a ninguém.


AQUÁRIO: Para você fazer o que pretende não há um planejamento perfeito que livre você de quaisquer eventualidades. Há um fator misterioso, que você pode chamar de sorte, envolvido em todo o processo. Valerá a pena rezar, então.


PEIXES: Ainda que você se movimente meio a cegas, com a alma orientada apenas por pressentimentos e visões, mesmo assim continue em frente. Nascer no signo de Peixes tem dessas coisas, nada segue a lógica do mundo.



DIÁRIO GAÚCHO

Adesivo inteligente pode substituir injeções de insulina em diabéticos -- Dispositivo do tamanho de moeda tem 100 microagulhas que monitoram e administram substância

Adesivo inteligente pode substituir injeções de insulina em diabéticos -- 

Dispositivo do tamanho de moeda tem 100 microagulhas que monitoram e administram substância
Dispositivo do tamanho de moeda tem 100 microagulhas que monitoram e administram substância | Foto: Zhen Gu Lab/Divulgação CP
Dispositivo do tamanho de moeda tem 100 microagulhas que monitoram e administram substância 


Foto: Zhen Gu Lab/Divulgação CP




Um adesivo "inteligente" capaz de detectar o aumento do açúcar no sangue e injetar insulina de forma indolor foi testado com sucesso em ratos. A pesquisa, publicada nesta segunda-feira, gera expectativa para milhões de diabéticos no mundo todo. Esse dispositivo subcutâneo do tamanho de uma moeda pequena é recoberto de cerca de 100 microagulhas similares a um cílio.

As "microagulhas" são dotadas de compartimentos microscópicos, que contêm enzimas sensíveis à glicose. Também são sensíveis à insulina, liberada se os níveis de açúcar detectados no sangue estiverem muito elevados, explicam os criadores do dispositivo. O aparelho foi nos Anais da Academia Nacional de Ciências (PNAS, em inglês).

O "patch" conseguiu reduzir durante nove horas a proporção de glicemia nos ratos de laboratório afetados por uma variedade do diabetes tipo 1, ou juvenil. Os inventores do adesivo consideram que outros testes clínicos são necessários antes de seu uso em humanos, mas consideram-no bastante promissor. "Concebemos um adesivo para diabéticos que funciona rapidamente, que é fácil de usar e fabricado com materiais atóxicos e biocompatíveis", relatou o professor Zhen Gu, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Estadual da Carolina do Norte (UNC/NC State University), principal autor desses trabalhos.

Os pacientes de diabetes tipo 1 e aqueles afetados por um tipo avançado de diabetes adulto, ou tipo 2, tentam manter os níveis de glicemia sob controle com injeções de insulina. O procedimento é, com frequência, doloroso e impreciso. 


C do Povo 

Homem morre prensado por elevador em Balneário Camboriú


Homem morre prensado por elevador em Balneário Camboriú

Anderson Romani, 32 anos, trabalhava em um prédio na Rua 2700, no Centro


Um homem morreu prensado enquanto fazia manutenção em um elevador no Centro de Balneário Camboriú, na tarde desta segunda-feira. Anderson Romani de Souza, 32 anos, trabalhava em um prédio na Rua 2700 esquina com a Terceira Avenida, quando aconteceu o acidente por volta das 17h30min.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, um colega de Anderson, que estava no local, contou que a trava de segurança do elevador foi ativada para que ele pudesse descer até o fosso fazer o trabalho, mas o elevador desceu e o prensou contra a parede.

O Instituto Médico Legal (IML) informou que Anderson morreu por asfixia e traumatismo torácico. 



O SOL DIÁRIO

Mulheres mais novas têm mais probabilidade de fumar, diz estudo -- Pesquisa realizada na Espanha avaliou a diferença entre gerações no consumo do tabaco

Mulheres mais novas têm mais probabilidade de fumar, diz estudo -- Pesquisa realizada na Espanha avaliou a diferença entre gerações no consumo do tabaco

Mulheres mais novas têm mais probabilidade de fumar, diz estudo Adriana Franciosi/Agencia RBS
 
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
 
 
O preço do tabaco e as imagens usadas para ilustrar embalagens de cigarro são fatores que influenciam a decisão das mulheres em relação a parar ou não de fumar. Essa é a conclusão de um estudo recente que avaliou o impacto desse tipo de informação em embalagens e comprovou que mulheres com nível de educação mais baixo são mais sensíveis às advertências ilustradas nesses produtos.
A pesquisa, realizada pela Universidade de Zaragoza, da Espanha, observou a diferença entre gerações de fumantes do sexo feminino. Os pesquisadores dividiram as mulheres em quatro grupos, de acordo com o período em que nasceram: antes de 1950, entre 1951 e 1964, entre 1965 e 1983 e entre 1985 e 1999. Os resultados, publicados no Addictive Behaviors, mostram que os fatores determinantes para fumar variam conforme o ano em que a mulher nasce e que, quanto mais nova ela é, maior a probabilidade tem de adquirir o hábito.
O estudo mostra que as mulheres que mais fumam são as que se encontram na faixa etária de 16 a 50 anos, em comparação àquelas com mais de 65 anos.
— As mulheres de diferentes gerações experimentaram diversos intervenções políticas, estratégias de marketing e mudanças culturais, o que pode ser determinante para comportamentos diferentes — explica Ana Isabem Gil-Lacruz, autora principal do estudo.
Após avaliar mais de 48 mil respostas de documentos espanhóis dos anos de 2001, 2003, 2006 e 2011, a pesquisa concluiu também que o tanto o preço do cigarro quanto a embalagem são ferramentas que podem ter papel importante na redução das taxas de tabagismo entre as mulheres.
Especialistas afirmam que as mulheres mais instruídas se impactam mais com o preço do produto, enquanto as mulheres com níveis de educação mais baixos são mais vulneráveis às etiquetas e imagens ilustradas. Essa informação ressalta a importância de ambas as políticas para reduzir o consumo de tabaco entre as mulheres, sem deixar de considerar também outras gerações e localidades.


ZERO HORA 

Brasileiros se tornam sedentários antes dos 34 anos, aponta pesquisa - No Sul, 39,3% das pessoas não praticam esportes

Brasileiros se tornam sedentários antes dos 34 anos, aponta pesquisa - No Sul, 39,3% das pessoas não praticam esportes

Brasileiros se tornam sedentários antes dos 34 anos, aponta pesquisa Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
 
 
Quase 90% dos brasileiros que abandonaram esportes e outros exercícios físicos, fizeram isso antes dos 34 anos, segundo dados da Pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério do Esporte, no Rio de Janeiro. Pesquisadores de universidades federais da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe e Amazonas participaram do diagnóstico que contou com dados de 2013.

Após o estudo ter verificado que 45% das pessoas que abandonam a sua rotina de atividades se tornaram sedentárias entre os 16 e 24 anos de idade, o ministro do Esporte, George Hilton, destacou que o abandono de exercícios nessa faixa etária tem a ver com o ingresso no mercado de trabalho. Entre os 25 e 34 anos, 18% abandonam a prática. O início do sedentarismo se dá antes dos 15 anos para 26,8% dos que já praticaram esporte ou atividade física e pararam.

O ministro também afirma que o fortalecimento do esporte na escola é a principal forma de combater esse afastamento:

— O desporto escolar tem que ter protagonismo, para que, quando o jovem sair da escola, continue tendo vontade, gana e desejo de praticar esportes — acrescenta.

O esporte mais abandonado pelos brasileiros é também a modalidade preferida: o futebol. Segundo a pesquisa, 59,8% dos que praticam esportes no país jogam futebol, mas 49,8% dos que se tornaram sedentários entraram para esse grupo justamente por "pendurarem as chuteiras". O segundo esporte mais praticado pelos brasileiros é o voleibol, com 9,7% dos praticantes, seguido pela natação (4,9%) e pelo futsal (3,3%).

O estudo mostra que 58,8% das pessoas não praticam esportes afirmam que não têm tempo e dão prioridade a outras coisas, como estudar, trabalhar ou cuidar da família. Outras 11,8% declaram que têm preguiça, desinteresse ou desmotivação, e 9,5% alegam questões de saúde.

Os motivos para o sedentarismo mudam de acordo com as regiões do país. No Sudeste, 41,5% das pessoas sedentárias disseram que têm consciência dos riscos, mas não se esforçam para mudar. No Sul, 22,4% dão a mesma justificativa, enquanto 22,8% afirmam que não gostam de esportes ou atividades físicas e 28,9% dizem não ter tempo. O Centro-Oeste apresenta o maior percentual de pessoas que afirmam ter consciência dos riscos, mas não praticam por falta de condições financeiras (10,2%).

Com índice de 54,4% de pessoas que não praticam esportes, a região Sudeste é a mais sedentária do país. Em segundo lugar está o Centro-Oeste (45,1%) e atrás o Sul (39,3%), o Nordeste (38,5%) e o Norte (37,4%).

— O combate ao sedentarismo vai além da infraestrutura. A prática é cultural e tem que ser vista pela ótica educacional — destaca Hilton.
 
 

Agência Brasil

Milhões de fumantes e ex-fumantes podem sofrer doenças não diagnosticadas

Milhões de fumantes e ex-fumantes podem sofrer doenças não diagnosticadas

Cigarro
superfantastic/flickr
 
 
Mais da metade dos fumantes e ex-fumantes que são considerados saudáveis ??por conseguirem passar por um teste de capacidade respiratória, na verdade sofrem de doenças pulmonares crônicas - de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira.
"Os efeitos do tabagismo crônico nos pulmões e na saúde em geral são muito subestimados", afirmou James Crapo, professor de medicina no National Jewish Health (NJH) de Denver (Colorado, oeste dos Estados Unidos).
"As doenças pulmonares são frequentes entre os fumantes cujos testes de capacidade respiratória deram resultados normais", comentou o médico sobre um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista especializada norte-americana JAMA Internal Medicine.
Ao levar em consideração outros critérios clínicos relacionados a algumas funções físicas e respiratórias, e após realizar exames com um scanner, os autores determinaram que 55% dos participantes do estudo que foram declarados saudáveis na verdade sofrem diversas formas de doenças pulmonares crônicas.
O estudo se baseou em 8.872 indivíduos com idades entre 45 e 80 anos que fumaram pelo menos maço de cigarros por dia durante dez anos. A maior parte deles fumou durante uma média de 35 anos, e alguns até 50 anos.
O scanner determinou que 42% dos participantes - cujos pulmões pareciam saudáveis no teste de capacidade respiratória - sofria enfisema ou espessamento das vias respiratórias.
Cerca de 23% deles apresentava um espessamento acentuado das paredes respiratórias, em comparação com 3,7% de pessoas que nunca fumaram.
Em termos gerais, tanto os fumantes como os ex-fumantes têm uma qualidade de vida bastante pior que aquelas que nunca fumaram.
Muitas destas pessoas estão provavelmente nas fases iniciais de uma doença pulmonar obstrutiva crônica, como enfisema e bronquite crônica. Ambas são a terceira causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com os investigadores.
Estas doenças incuráveis ??raramente ocorrem em pessoas com menos de 55 anos.
Uma pesquisa recente mostrou que o exame com scanner para pessoas que fumaram um maço de cigarros por pelo menos 30 anos pode permitir claramente detectar câncer de pulmão precoce e reduzir a mortalidade em 20%.
Um exame mais cedo de doenças pulmonares crônicas também pode permitir melhorar os sintomas e a qualidade de vida, afirmam os pesquisadores.
"Esperamos que este estudo ajude a desmascarar o mito do fumante que está em boa saúde e aumentar a conscientização sobre a importante prevenção do tabagismo", disse Elisabeth Regan, professora assistente de medicina no NJH.


ABRIL  /  A F P