Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 5 de maio de 2015

Horóscopo 06 de maio de 2015

ÁRIES – 21/3 – 20/4


Não custa nada querer o impossível, ainda mais pra quem costuma chegar mais longe do que outros, como você. Só que hoje é urgente considerar os seus limites. Lua e Saturno trazem desfecho em assunto legal. Negociar é preciso.

TOURO – 21/4 – 21/5

Vênus anda solitária no fim de Gêmeos, sinalizando alguns poucos dias sem controle do dinheiro, e muitas dúvidas sobre seus talentos e dons. Considerações sobre dívidas, dinheiro devido, heranças e patrimônio estão em alta hoje.

GÊMEOS – 22/5 – 21/6

Os últimos dias, tendo sido exigentes com seu corpo, pedem um momento de calma e espera. Lua e Saturno se juntam em Sagitário hoje, sinal de desfechos em relações pesadas, arrastadas ou pouco claras. Vá sem medo.

CÂNCER – 21/6 – 23/7

Os astros afirmam hoje: ao não respeitar os limites impostos pelo seu organismo, como garantir saúde para dar o melhor de si? Cotidiano e trabalho demandam, mas tente criar alternativas para preservar seu descanso e relaxamento.

LEÃO – 24/7 – 23/8

Saber adiar para depois é prova de maturidade, leonino. Justamente este é o recado das estrelas para você hoje! Na relação amorosa ? com seu par e com seus filhos ? prioridades existem e pedem para serem levadas bem a sério.

VIRGEM – 24/8 – 23/9

Um ciclo está se fechando no campo familiar, é momento de conclusões e de finalizações. A venda de um imóvel, a saída da casa dos pais, a partida de alguém vivido e querido, são temas em destaque. Elucidações importantes.

LIBRA – 24/9 – 23/10

Enquanto Sol e Plutão iluminam questões de base no campo familiar, emocional, riquezas nada óbvias são descobertas ? como por exemplo, sua capacidade de se reinventar. Dia de restrições na comunicação com os mais próximos.

ESCORPIÃO - 24/10 – 22/11

Marte transita a região das Plêiades, anunciando dois ou três dias de cuidados com sócios e clientes. Vênus, já de partida, deixa atrás pontas soltas no seu orçamento. Lua e Saturno avisam: corte gastos supérfluos e estabeleça prioridades.

SAGITÁRIO – 23/11 – 21/12

A Lua transita seu signo hoje e amanhã, dias para você cuidar da saúde, dar uma parada nos agitos e baladas, cuidar mais do corpo e do espirito e deixar pra lá, por uns tempos, outras batalhas. Sinta o peso do seu corpo. Cuide dele.

CAPRICÓRNIO – 22/12 – 20/01

Nem tudo está claro ainda, para você, que termina um ciclo. Esse terminar é longo, acontece um pouco a cada dia, mas há momentos, como hoje, em que dá pra entender algo importante. Dos bastidores, você enxergará melhor.

AQUÁRIO - 21/01 – 19/02

Os aquarianos vivem um momento de despedidas, de um amigo, de um grupo, de uma entidade na qual mergulharam com fé e alegria. Mas o tempo é chegado para encerrar uma etapa. Brinde a mudança, essência da vida!

PEIXES - 20/02 – 20/03

Tem coisas que você não consegue fazer, ou não está maduro para; simples assim! Esta consciência vem com tudo hoje, e culmina com cortes e afastamentos. Família e profissão tem algo a ver com isso. É o peso da gravidade e do tempo.


PORTAL R. A. J.

Carro movido a hidrogênio terá produção de série -- Toyota apresentou Mirai 2016, com lançamento inicial previsto apenas para o estado norte-americano da Califórnia

A Toyota lançou nesta semana o elétrico Mirai, primeiro veículo de série movido a hidrogênio. Com autonomia de 483 quilômetros, o sedã médio para quatro pessoas será vendido, inicialmente, apenas na Califórnia (EUA), já em 2015. O estado já conta com postos de reabastecimento – o tanque do modelo enche em cerca de cinco minutos. Há três estações funcionando, número que deve subir para 48 até 2016. A região de Nova York deve receber outras 12.

O motor do Mirai produz energia elétrica a partir da reação do hidrogênio, armazenado a alta pressão no tanque de fibra de carbono, com o oxigênio, por isso obtém água como produto final.

O sedã custará US$ 57,5 mil, cerca de 147,9 mil. 

Ficha técnica

Potência: 155 cv
Tração: dianteira
Aceleração a 100 km/h: 9 segundos
Velocidade máxima: 178 km/h
Medidas: 4,88 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,77 metros de entre-eixos
Rodas: 17"

Pense Carros do CLICRBS

Mulher morre ao bater de moto em carreta na SC-108 em Blumenau --Motociclista de 27 anos bateu na lateral da carreta quando saia de uma via. Ela morreu na SC-108 no Vale do Itajaí na tarde desta segunda-feira.

Mulher morre ao bater de moto em carreta na SC-108 em Blumenau --Motociclista de 27 anos bateu na lateral da carreta quando saia de uma via.
Ela morreu na SC-108 no Vale do Itajaí na tarde desta segunda-feira.
Resultado de imagem para Mulher morre ao bater de moto em carreta n
Uma mulher de 27 anos, Ana Karina Martins, morreu em um acidente no fim da tarde desta segunda-feira (4) na SC-108 em Blumenau, no Vale do Itajaí. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a motociclista bateu em uma carreta.

O acidente aconteceu às 17h27 no km 73 da rodovia, no bairro Itoupava Central. A motocicleta Biz placa de Blumenau saia de uma rua transversal quando bateu na lateral da carreta de Rio do Sul.

O caminhoneiro relatou à PMRv que acredita que Ana Karina Martins iria acessar a SC-108 e que tentou desviar, mas não conseguiu. O motorista da carreta não se feriu.

Quando os bombeiros chegaram ao local, Ana Karina Martins já estava sem vida. Ela estava sozinha na moto, conforme a PMRv. 



G1 SC

Costa diz que Dilma é responsável por Pasadena -- Documento lembra que coube à então chefe da Casa Civil assinar aquisição da planta de refino

Documento lembra que coube à então chefe da Casa Civil assinar aquisição da planta de refino Foto: Fabio Rodrigues 


Pozzebom / Agência Brasil / CP

Em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que depõe hoje à CPI que investiga esquema de corrupção na estatal, responsabilizou a presidente Dilma Rousseff pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006, informao jornal O Estado de S. Paulo, nesta terça-feira.

O documento entregue pelos advogados do ex-executivo, que é um dos delatores da Operação Lava Jato, lembrou que coube à então chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal assinar, em 2006, a aquisição da planta de refino. "É claro e evidente que a decisão de compra dos 50% da PRSI (Refinaria de Pasadena, na sigla em inglês) foi tomada pelo Conselho de Administração de 2006, da Petrobras, assinada pela então presidente do conselho, Dilma Vana Rousseff", afirma a defesa.

O TCU apontou prejuízo de 792 milhões de dólares no negócio, feito em duas etapas, entre 2006 e 2012. A corte bloqueou bens de 10 dirigentes e ex-dirigentes da empresa, entre eles Costa.

O ex-diretor é responsabilizado por parte das perdas, no valor de 580 milhões de dólares, por ter aprovado em valor superior ao que seria justo e desconsiderando riscos. Nos depoimentos prestados ao Ministério Público Federal, em regime de delação premiada, ele admitiu ter recebido propina para "não atrapalhar o negócio".

A indisponibilidade patrimonial determinada pelo TCU não alcança integrantes do Conselho de Administração, responsável por aprovar, em última instância, os investimentos da estatal. Mas o tribunal ressalvou que, a depender das provas apuradas no decorrer do processo, eles ainda podem ser implicados.

Dilma chefiou o colegiado de 2003 a 2010. Em março do ano passado, em nota ao Estado, ela disse que, ao aprovar a compra de Pasadena, se embasou em parecer "técnico e juridicamente falho" sobre o negócio, apresentado pelo então diretor Internacional da companhia, Nestor Cerveró, atualmente preso por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. O documento omitia cláusulas do contrato consideradas prejudiciais à estatal.

Estratégia 

A linha de culpar o Conselho de Administração por Pasadena é a mesma adotada por outros executivos com bens bloqueados, como Cerveró, o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e o ex-diretor de Serviços Renato Duque, também preso na Lava Jato. "O conselho era o único competente para aprovar a compra, com ou sem as cláusulas", afirma Costa na defesa entregue ao TCU.


CORREIO DO POVO

Dunga chama Robinho e deixa Oscar fora da disputa da Copa América --Técnico diz que ausência do meia do Chelsea se deve a lesão sofrida em treino. Seleção está no Grupo C e estreia no dia 14 de junho contra o Peru, em Temuco

Dunga chama Robinho e deixa Oscar fora da disputa da Copa América --Técnico diz que ausência do meia do Chelsea se deve a lesão sofrida em treino. Seleção está no Grupo C e estreia no dia 14 de junho contra o Peru, em Temuco
Ícone da conquista da Copa América em 2007, Robinho novamente disputará a competição sob a tutela de Dunga. O técnico da seleção brasileira divulgou nesta terça-feira os 23 jogadores que farão parte do elenco que jogará a competição no Chile, com o atacante do Santos confirmado. A ausência que mais chamou a atenção foi a de Oscar, que sofreu lesão durante um treino e ficou fora da lista, dizendo estar muito triste. 


- O Oscar teve uma lesão no último treinamento no Chelsea, conversamos com o Mourinho e o médico do Chelsea, a recuperação dele será um pouquinho prolongada. Ele não estará nas melhores condições durante a Copa América. Achamos melhor ele estar preparado para os jogos das Eliminatórias - alegou Dunga na entrevista coletiva logo após a convocação.
Em entrevista ao SporTV, o coordenador Gilmar Rinaldi contou que o treinador José Mourinho ligou há dois dias para a comissão técnica da Seleção para informar sobre as situações de Oscar, Ramires e Filipe Luis (só o lateral-esquerdo acabou convocado):
- O Filipe Luis está bem, o Oscar teve uma lesão importante, não tem a ver com a lesão na cabeça. É no músculo de grau 2, grau 2,5. Conversei com o Oscar, e dessa vez não dá. Pedimos que ele se recupere, mas o período de recuperação é grande e não conseguiria estar pronto para a Copa América.
O Brasil está no Grupo C com Colômbia, Peru e Venezuela. A estreia será no dia 14 de junho, em Temuco, contra os peruanos. A apresentação da delegação está marcada para 1º de junho na Granja Comary, em Teresópolis, cidade na região serrana do Rio de Janeiro, e treina até o dia 6. Após a preparação no CT da CBF, o Brasil vai disputar dois amistosos antes de seguir para o Chile: dia 7, o rival será o México, na Arena do Palmeiras, em São Paulo; no dia 10, o Brasil enfrentará Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Dunga lê a lista para a Copa América 

(Foto: André Durão)

A delegação da seleção brasileira viaja no dia 12 de junho para a cidade de Temuco, no Chile, onde estreia na Copa América em 14 de junho contra o Peru. Três dias depois, o rival será a Colômbia, em Santiago. O último jogo da primeira fase será contra a Venezuela, também em Santiago, em 21 de junho.
Ao comentar a convocação de Robinho, hoje com 31 anos, o técnico lembrou o bom desempenho na Copa América de 2007 e a boa fase atual no Santos, campeão paulista no último domingo:
- O Robinho, logicamente hoje, é um jogador mais experiente. Sabe do papel que tem dentro da Seleção no momento. Vive um grande momento no Santos, assim como em outras épocas. Naquela época ele era referência, chamou a responsabilidade na Copa América. Agora ele vem num papel um pouco diferente. Vem pela capacidade técnica, mas com uma responsabilidade maior.

Confira os 23 nomes chamados por Dunga:

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio);
Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid);
Laterais: Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto) e Fabinho (Monaco);
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto);
Meias: Everton Ribeiro (Al Ahli-EMI), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool);
Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim).



G 1

Barba pode ser tão suja quanto um vaso sanitário, diz pesquisa -- Bactérias fecais foram encontradas nos pelos do rosto de homens

Apesar da sujeira, os níveis não são altos a ponto de causar doenças 
Resultado de imagem para Barba pode ser tão suja quanto um vaso sanitário, diz pesquisa --  Bactérias fecais foram encontradas nos pelos do rosto de homens
Foto: Divulgação 
Resultado de imagem para Barba pode ser tão suja quanto um vaso sanitário, diz pesquisa --  Bactérias fecais foram encontradas nos pelos do rosto de homens

A barba crescida dos homens pode esconder bactérias encontradas até mesmo em vasos sanitários. Foi o que concluiu uma pesquisa mexicana, que comparou a sujeira dos pelos com os micro-organismos localizados em banheiros.
Resultado de imagem para Barba pode ser tão suja quanto um vaso sanitário, diz pesquisa --  Bactérias fecais foram encontradas nos pelos do rosto de homens
O microbiologista John Golobic, líder da pesquisa, afirma que o número de bactérias fecais encontradas na barba pode ser maior do que as que residem em um vaso. 
— Algumas barbas mostravam bactérias comuns, do ambiente, mas a maioria delas continha bactérias de fezes. Se essa quantidade fosse encontrada na água, ela seria proibida de circular — conclui Golobic.
Segundo o site Brobile, apesar da descoberta, o pesquisador alerta que os níveis não são altos a ponto de causar doenças, mas que a situação é preocupante. De acordo com o microbiologista, a maioria das bactérias vão parar na barba após o contato com a mão.
Resultado de imagem para Barba pode ser tão suja quanto um vaso sanitário, diz pesquisa --  Bactérias fecais foram encontradas nos pelos do rosto de homens
Resultado de imagem para Barba pode ser tão suja quanto um vaso sanitário, diz pesquisa --  Bactérias fecais foram encontradas nos pelos do rosto de homens

DIÁRIO GAÚCHO

Saiba quais áreas têm os profissionais que mais traem -- Levantamento com base no número de cadastrados em site de encontros para casados aponta: profissionais de serviços financeiros são os que mais pulam a cerca

Levantamento com base no número de cadastrados em site de encontros para casados aponta: profissionais de serviços financeiros são os que mais pulam a cerca





Foto: Reprodução / 

Ver Descrição



Que homens traem mais que mulheres a gente já sabe. Agora, um levantamento com base em números de cadastrados no site de encontros para casados "Illicit Encounters" revelou as áreas de atuação dos infiéis. 



Seu parceiro trabalha em instituições financeiras? Então, de acordo com a notícia publicada no site do jornal The Independent, você deve ficar alerta: profissionais de serviços financeiros estão em maior número no portal de relacionamento.



Confira a lista com as 20 áreas de atuação dos profissionais mais adúlteros:



1º Serviços Financeiros
2º Recursos Humanos
3º Executivos
4º Autônomos
5º Engenharia
6º Informática
7º Contabilidade
8º Vendas
9º Funcionários Públicos
10º Saúde
11º Poder Judiciário
12º Publicidade
13º Design
14º Educação e Ciências
15º Serviços
16º Aposentados
17º Administração
18º Turismo
19º Varejo
20º Outros


Diário Gaúcho

Joinville é punido pelo TJD-SC e perde quatro pontos; clube irá recorrer --Apesar do julgamento, título do Campeonato Catarinense de 2015 continua indefinido.


Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

André Podiacki


A comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC) decidiu na noite desta terça-feira punir o Joinville com a perda de quatro pontos e multa de R$ 8 mil por ter relacionado o jogador André Diego Krobel no empate por 0 a 0 com o Metropolitano, na última rodada do Hexagonal Semifinal, sem o atleta ter um contrato profissional — obrigatório para jogadores com 20 anos.
Krobel fez aniversário no dia 28 de março, 21 dias antes da partida contra o Metrô, por isso quando ficou no banco de reservas em Blumenau ele deveria ter contrato profissional — como determina o artigo 27 do regulamento geral de competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Agora, o JEC irá recorrer da decisão levando o julgamento para o Pleno no TJD-SC. O clube tem até três dias para protestar após ser notificado do resultado, o que pode acontecer na quarta-feira. Depois, ainda é possível levar o julgamento ao Superior Tribunal de Justiça, no Rio de Janeiro. 
— Vamos recorrer. Tudo indica que a decisão final será no STJD — explicou o advogado do Joinville, Roberto Pugliese Júnior. 
A tese do advogado do JEC surpreendeu a defesa do Figueirense ao tentar provar que o atleta estava regular porque ele estaria inscrito para toda competição, independentemente de ele se tonar profissional durante a competição.

— O Roberto (Pugliese) trouxe uma tese inovadora e tive que mudar a minha tese no meio do caminho. Ele poderia ter convencido os auditores e mudado o resultado — disse o advogado do Figueirense, Renato Brito. 


Apenas cinco torcedores do Figueirense comparecem a FCF


A Polícia Militar de Balneário de Camboriú preparou um esquema especial de segurança, pois a torcida do Figueirense prometia comparecer a sede da FCF. Porém, eles nem chegaram a cidade. Dos cinco ônibus preparados pela torcida apenas dois saíram de Florianópolis e ficaram parados na Polícia Rodoviário Federal, em Itapema. 
Mas cinco alvinegros apareceram na FCF, todos morados de Balneário, porém foram impedidos de chegar perto da sede da Federação. Mesmo assim, eles comemoraram o resultado e reclamaram da atitude da PM de não deixar eles chegarem perto da FCF.



DIÁRIO CATARINENSE

10 coisas que as redes de fast food escondem de você

1- O hambúrguer que não foi grelhado
Sabe aquelas marcas perfeitas de grill no hambúrguer que você comprou na rede de fast food? Não são reais. Elas foram colocadas ali pela por quem os fabrica, para que pareçam mais apetitosos.

2- As batatas velhas
Aquelas batata-fritas apetitosas podem estar lá prontas há horas. Uma dica para conseguir batatas frescas é pedi-las sem sal, o que vai obrigar o cozinheiro a fazer um novo lote. Aí você pode colocar sal a gosto.

3- Máquinas de refrigerante
Sabe aquelas máquinas dispensadoras de refrigerante? Um estudo recente concluiu que mais de 50% delas nas redes de fast food continham matéria fecal. Sim, isso mesmo. Da próxima vez, peça um água.

4- Ingredientes velhos
Na imensa maioria das redes de fast food, os ingredientes e condimento usados no dia anterior não são jogados fora e são usados no dia seguinte, o que significa que sua comida dificilmente será fresca.

5- A epidemia do fast food
Em 2013, os brasileiros gastaram mais de R$ 50 bilhões em fast food - um aumento de 82% em relação a 2008. Em 2018, estimasse que o número suba para R$ 75 bilhões. Nos Estados Unidos, em 1970, gastavasse cerca de US$ 6 bilhões anuais. Hoje, já são mais de US$ 200 bilhões.

6- Milkshakes do mal
Um milkshake pode conter mais de 50 produtos químicos diferentes. Provavelmente, não há nenhuma fruta de verdade no meio disso tudo. Se quer milkshake de verdade, faça em casa.

7- Xarope de milho em todo lugar
O xarope de milho de alta frutose é um dos piores inimigos da sua saúde. Em restaurantes fast food, esse xarope é muito usado para adoçar os alimentos. Além disso, o xarope de milho engana seu corpo para querer cada vez mais disso, como um tipo de vício.

8- Limões no seu drink
É bastante comum pedir um refrigerante ou água com limão. Mas é bastante comum também que o restaurante não lave os limões antes de jogá-los na sua bebida, o que a contamina com os agrotóxicos na casca do fruto.

9- Hambúrguer Frankstein
Um hambúrguer pode contar carne de até 100 vacas diferentes. Parece apetitoso?

10- Trabalho escravo
Não é raro vermos notícias sobre redes de fast food sendo acusadas de fazerem uso de trabalho escravo, o que significa que não é apenas sua saúde em jogo, mas a vida de outros.

Fonte: Discovery

5 hábitos simples que economizam mais de R$ 600 por mês

Quando o orçamento fica apertado, a solução é conter os gastos para não assumir dívidas e complicar ainda mais as finanças da família. Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor de livros como “Livre-se das Dívidas” e “Ter Dinheiro Não Tem Segredo”, com pequenas ações de economia doméstica é possível economizar.

“É preciso fazer um diagnóstico financeiro e descobrir para onde está indo cada centavo do dinheiro. Com esses dados é mais fácil inserir a educação financeira no cotidiano da família”, completa ele.

O educador ensina cinco hábitos simples que resultam em uma economia de mais de R$ 600 por mês. Veja:

1- Contas básicas 
Economia na energia elétrica, gás e água podem garantir bons retornos financeiros. Hábitos como desligar os aparelhos quando não estão sendo utilizados e banhos mais curtos, evitam o desperdício e ajudam na economia. O especialista afirma que isso pode gerar economia de mais de R$ 66 mensais

2- Sem excessos 
A primeira dica do educador financeiro é evitar excessos na hora de comprar alimentos. Comprar no horário final de feiras e varejões também é opção para obter descontos. Segundo ele, isso pode resultar em um corte de no mínimo R$ 108 por mês

3- Revezamento 
Ao levar as crianças para escola, busque revezamento com outros pais que moram próximos a sua casa. De acordo com Reinaldo, o sistema de “um leva e outro busca” pode gerar uma economia de R$ 150 mensais

4- Operadoras de serviço 
Outra dica do educador financeiro é pesar se todos os planos de telefonia celular, fixo e internet ou TV por assinatura são necessários e se não é possível conseguir descontos. Com isso, segundo ele, se pode garantir uma economia de até R$ 150 por mês

5- Lazer 
Nos passeios de fim de semana, a dica é trocar idas ao shopping, cinema e restaurante por passeios no parque, visitas a museus e refeições em casa. Isso, de acordo com o educador, pode garantir uma economia mensal de até R$ 200

Fonte: iTodas 

Governo anuncia: Acabou o dinheiro do FIES

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na tarde desta segunda-feira (4) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ele disse que a abertura de uma segunda edição do programa, no segundo semestre deste ano, não está garantida, e explicou que, no caso dos estudantes que não puderam se inscrever no primeiro semestre, seria "inútil" reabrir as inscrições, que foram encerradas na última quinta (30). Segundo o MEC, o montante destinado para novos contratos do Fies neste ano era de R$ 2,5 bilhões.

No mesmo dia, a Justiça Federal de Mato Grosso determinou que esse prazo fosse prorrogado por tempo indeterminado, para garantir que estudantes que tiveram problemas técnicos com o site pudessem se inscrever. "Entendemos que, não havendo mais recursos, a reabertura do sistema seria meio inútil. De qualquer forma, nós ainda não fomos notificados, mas vamos recorrer", afirmou ele em entrevista coletiva que aconteceu às 16h em Brasília. Segundo reportagem do Jornal Nacional, o MEC foi notificado pela Justiça da decisão por volta das 19h desta segunda (assista à reportagem acima).

Apesar da decisão judicial, desde que o sistema foi fechado para novos contratos, após a quinta-feira, ele não voltou a ser reaberto. No site aparece o frase "o prazo para inscrição no Fies encerrou dia 30.4.2015". Para quem já tem contrato, a renovação pode ser feita até 29 de maio.

Sobre a possibilidade de abrir o Fies para novos contratos no segundo semestre, Janine disse que ainda não sabe o que vai ocorrer. "Depende da disponibilidade orçamentária", disse. "Estamos trabalhando nisso, mas não podemos prometer algo que não temos certeza."

Segundo o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, a verba do Fies para novos contratos neste ano é de R$ 2,5 bilhões. Ele afirmou que, "mesmo em ano de ajuste fiscal, há compromisso do governo com a educação".

Metade da demanda atendida
No primeiro semestre de 2015, o Fies teve um total de 252.442 novos contratos com o processo concluído pelo site oficial. "Esse número pode mudar porque haverá casos, talvez, de alunos que não cumprem requisitos, quando forem ao banco. Pode haver queda, mas acreditamos que pode ser muito pequena", explicou o ministro.

No total, o sistema recebeu cerca de 500 mil pedidos de novos contratos, uma demanda maior que no ano passado, segundo Luiz Cláudio, quando foram cerca de 480 mil candidatos.

"Na próxima edição, queremos que todos saibam quantas vagas serão. Ele vai saber que o curso X na instituição X tem tantas vagas. Ele vai concorrer de forma transparente pela sua nota do Enem", explicou Costa.

Fonte: G1