Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Horóscopo do dia 15 de janeiro

ÁRIES (DE 21/3 A 20/4) – Em família, não se afobe e nem se desespere. Com o correr das horas as coisas vão se colocando nos devidos lugares. Refaça seus planos, conclua tarefas já iniciadas e promova reencontros à tarde ou à noite. Esclareça dúvidas e desfrute o melhor com a pessoa que ama. 

TOURO (DE 21/4 A 20/5) - Seu ambiente está muito alegre e descontraído e você está sujeito a fazer novas amizades, muito interessantes. Sua popularidade está crescendo e você pode tirar proveito disso comercialmente, no seu trabalho ou na sua profissão. A pessoa amada está de bom humor. 

GÊMEOS (DE 21/5 A 20/6) - Instabilidade emocional e algumas dificuldades financeiras. Talvez o dinheiro não seja o suficiente para tantas despesas e compromissos assumidos no passado. De agora em diante, muita coisa começa a melhorar muito, até mesmo nas coisas do amor. 

CÂNCER(DE 21/6 A 21/7) - Você continua em destaque e vai fazer muitas amizades e vai ouvir muitos elogios e vai se divertir como bem aprecia. Esta é uma das fases mais brilhantes e compensadoras na vida social e familiar. Aproveite bem. Mas não se envolva em fofoca. Sorte em loteria. 

LEÃO (DE 22/7 A 22/8) - Talvez sinta a solidão e a falta de prestigio daqueles que estão mais próximos de você. Aproveite para pensar, meditar e orar a Deus, na busca de uma graça maior que precisa. Mas não se deixe abater pelo pessimismo, o que não é próprio de seu signo. No amor, saiba esperar. 

VIRGEM (DE 23/8 A 22/9) - O dia se apresenta com grandes surpresas e desafios, ainda mais na área pessoal e afetiva. Aproveite este clima pacífico e bem humorado, para ser feliz com amigos e com a pessoa amada. Mas as questões da casa ou de imóveis, vão lhe preocupar. 

LIBRA (DE 23/9 A 22/10) - É preciso se organizar e colocar cada coisa no lugar certo e dar o valor certo a quem merece. Deixe de lado as coisas que não valem à pena. Até no meio doméstico e familiar, você pode estar insatisfeito e complicado. Fique sozinho e reze. Deus vai iluminar você e a sua felicidade. 

ESCORPIÃO (DE 23/10 A 21/11) - Os caminhos estão abertos. Longe de casa ou do lugar onde nasceu você terá muita chance de se sentir feliz e mais confortado. Surpresas e novidades a respeito de dinheiro, negócios e vendas, filho e criança. No setor amoroso, as emoções serão fortes. 

SAGITÁRIO (DE 22/11 A 21/12) - Este é um dia para se recolher e pensar, meditar, ouvir música e relaxar. Faça seus planos e trace suas metas na vida. Na parte da tarde, recomece a fase de trabalho com mais segurança e otimismo. No amor, uma boa conversa resolve tudo. 

CAPRICÓRNIO (DE 22/12 A 20/1) - Divida alegrias e tristezas, problemas e soluções com seu parceiro comercial, profissional ou com o marido ou a esposa. Tudo o que é explicado, conversado e discutido acaba ficando mais leve. As soluções aparecem. No amor, aja da mesma maneira, com diálogo. 

AQUÁRIO (DE 21/1 A 19/2) - Sua saúde está um pouco ressentida. Talvez os excessos alimentares ou os maus hábitos, possam preocupar daqui em diante, com a sua forma física. Contenha-se e comece a se refazer. Não fique culpando a pessoa amada ou o cônjuge, por tudo de mal que acontece. 

PEIXES (DE 20/2 A 20/3) - Os caminhos estão abertos e você precisa correr contra o tempo. À tarde ou à noite seu astral vai mudar e você tem que se adequar. Cuide também da alimentação que está desregrada. Cuide melhor ainda da pessoa amada, do marido ou da esposa. 


Fonte: BANDA B

ACONTECIMENTOS DO DIA - 14 de janeiro


ACONTECIMENTOS DO DIA - 14 de janeiro

1952 - Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Inverno em Oslo.
1980 - Inicia-se o 2° mandato de Indira Gandhi como primeira-ministra da Índia.
2001 - O socialista Jorge Sampaio é reeleito Presidente da República Portuguesa.


Nasceram neste dia…
1875 - Albert Schweitzer, médico, músico, teólogo e filósofo franco-alemão (m. 1965).
1925 - Yukio Mishima, novelista e dramaturgo japonês (m. 1970).
1963 - Steven Soderbergh (foto), cineasta norte-americano.


Morreram neste dia…
1898 - Lewis Carroll, escritor e matemático britânico (m. 1832).
1905 - Ernst Karl Abbe, físico alemão (n. 1840).
1974 - Cassiano Ricardo, poeta e ensaísta brasileiro (n. 1895).


Fonte: Wikipédia

Nova exigência para pensão por morte começa a valer nesta quarta-feira (14)



Começa a valer nesta quarta-feira (14) a primeira mudança na pensão por morte, uma das alterações nos benefícios sociais anunciadas em dezembro pelo governo.


A partir desta quarta será exigido um tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável para que o cônjuge possa receber a pensão.


As outras regras do benefício valem a partir de 1º de março. Quem já é beneficiário não será afetado.


As medidas fazem parte de um esforço para diminuir os gastos do governo, que espera uma economia de R$ 18 bilhões neste ano entre todos os ajustes, os quais incluem seguro-desemprego, auxílio-doença e abono salarial.


Apesar de aliviarem o rombo previdenciário, que está em torno de R$ 50 bilhões, as restrições para o pagamento da pensão por morte (veja quadro abaixo) ainda deixam brechas e ficam abaixo dos padrões internacionais.


Especialistas em previdência ouvidos pela reportagem dizem que as alterações estão na direção correta, tornando mais criteriosa a entrada dos beneficiários e, assim, evitando distorções e fraudes.


Com as normas atuais, as pensões são vitalícias para todos, independentemente da idade. Em 2013, havia no país pelo menos 500 viúvas de 15 a 19 anos que irão receber o valor para o resto da vida.


O professor de finanças da USP José Savoia diz que a inexistência de restrições tornam a pensão por morte um dos itens mais preocupantes para o governo.


Ele cita quatro fatores que aumentam os custos: a quantidade de recebedores, o valor, a duração do pagamento e as fraudes.


"Isso leva a um gasto que chega a 3% do PIB. O seguro-desemprego pega menos de 1%. A maioria recebe o valor integral da aposentadoria, e o tempo de pagamento cresce com a expectativa de vida."


O professor da faculdade de economia da USP Luís Afonso considera as regras do sistema previdenciário "muito frouxas" se comparadas internacionalmente.


Segundo estudo do Ministério da Previdência, de 132 países, 78% exigem um mínimo de contribuições do segurado. Outros 77% estabelecem condições para cônjuges.


O fato de militares e servidores de Estados e municípios não serem afetados pelas novas regras também é apontado como fator que limita o impacto das mudanças.


Eles têm regimes próprios de previdência e continuarão recebendo da mesma forma.


"Em 2013, havia 149 mil pensionistas militares. É um grupo que está de fora e tem ganhos mais altos que a média", diz Caetano.


Para os especialistas ouvidos, as novas regras são um primeiro passo para conter o rombo nas contas públicas, mas passam longe da reforma exigida pelo envelhecimento da população.


Fonte: Folha.com

Zileide Silva se afasta para tratar doença grave e desfalca plantão


Uma das principais repórteres da Globo e apresentadora substituta de telejornais, a jornalista Zileide Silva está afastada do vídeo há mais de 40 dias, tratando de uma grave doença. Ela esteve internada em São Paulo, em dezembro, e desfalcou o plantão de fim de ano da emissora. Escalada para apresentar o Jornal Hoje na última semana de 2014, teve de ser substituída por Renata Capucci. Segundo a Globo, Zileide já teve alta, está "em perfeito estado de saúde e descansa em casa para voltar em breve ao trabalho".


A última aparição de Zileide Silva na Globo foi no Jornal Nacional de 26 de novembro. Entrou ao vivo de Brasília, na primeira reportagem da edição, informando sobre a aprovação pelo Senado de uma mudança no Código Civil sobre a guarda compartilhada de filhos de casais separados. Ficou 45 segundos no ar.


Quatro dias antes, Zileide foi assuntos nas redes sociais por ter mudado o visual. Ela apresentou o Jornal Hoje com os cabelos alisados, de topete, e com a pele aparentemente mais clara. Na semana passada, Zileide foi novamente lembrada pelos usuários do Twitter quando Cecília Malan, correspondente da Globo em Londres, ficou nervosa ao cobrir ação da polícia francesa contra terroristas em Paris. Cecilia foi comparada a Zileide, que em 2008 se "perdeu" durante a apresentação do Jornal Hoje _ela teve problemas com deslocamento das lentes de contato e não conseguiu ler uma notícia.


Fonte: Notícias da TV/UOL- 

Estado Islâmico e Irã condenam nova capa de Charlie Hebdo

Estado Islâmico e Irã condenam nova capa de Charlie Hebdo


Primeira edição após os ataques traz charge de Maomé chorando. 

A primeira edição da revista francesa Charlie Hebdo após o atentado à sua sede, publicada nesta quarta-feira, recebeu reações negativas do mundo mulçumano. O governo do Irã condenou a publicação, classificando-a de insultante e prejudicial aos sentimentos de quem segue o Islã. O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) considerou a capa "extremamente estúpida". 


– Condenamos o terrorismo em todo o mundo, mas ao mesmo tempo condenamos este gesto insultante da revista – afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Marzieh Afkham. 

Para o governo iraniano, o desenho "fere os sentimentos dos muçulmanos" e pode "desencadear um novo círculo vicioso de terrorismo", acrescentou. 

– O abuso da liberdade de expressão, disseminado atualmente no Ocidente, não é aceitável e deve ser impedido – disse a porta-voz. 

O locutor da rádio Al-Bayan do EI condenou a nova edição no ar: 

– A Charlie Hebdo publicou novamente caricaturas que ofendem o profeta e isso é um ato extremamente estúpido. 


O jornal opositor turco Cumhuriyet publicou, em sua capa, a charge do profeta Maomé impressa na edição da Charlie Hebdo desta semana. O jornal traz quatro páginas com os artigos e caricaturas mais importantes da revista francesa traduzidos em turco. A Turquia é um país majoritariamente mulçumano. 

Em um breve comentário, o editorialista político do Cumhuriyet, Hikmet Cetinkaya, descreve a charge que traz Maomé chorando segurando o cartaz Je suis Charlie (Eu sou Charlie). 

– Repito mais uma vez, o terrorismo é um crime contra a humanidade, seja qual for sua origem. Por isso o profeta tem em sua mão um cartaz que diz 'Eu sou Charlie – escreve Cetinkaya. 


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Autoridades mexicanas confirmam que corpo de Dealberto já foi liberado para o irmão Fernando

Autoridades mexicanas confirmam que corpo de Dealberto já foi liberado para o irmão Fernando
Sites dizem que empresário morto teria sido cremado, mas família nega. 

Autoridades mexicanas informaram às 17h30 desta quarta-feira ao jornal "A Notícia" que Fernando Luis da Silva, 33 anos, retirou do Ministério Público mexicano (órgão responsável pelo correspondente ao IGP no Brasil) o corpo do irmão na noite da última terça-feira. Dealberto Jorge da Silva Júnior, 35 anos, morreu acidentalmente ao cair de um edifício na noite do dia 10, em Playa del Carmen (a 70 km de Cancun). 

De acordo com sites de notícias brasileiros, o corpo teria sido cremado. Em contato com a reportagem, o porta-voz da família, o advogado e primo dos irmãos Silva, Juliano Girolla, negou a informação. 

O Consulado do Brasil no México informou que "todas as informações referentes ao falecimento do brasileiro Dealberto Jorge da Silva devem ser dirigidas à Assessoria de Imprensa do Itamaraty em Brasilia". O Itamaraty, por sua vez, se limitou a dizer, por e-mail, que "somente familiares do nacional brasileiro falecido podem responder sobre destino dado ao corpo do Sr. Dealberto Jorge Silva. A atuação do Consulado-Geral limita-se aos trâmites necessários para liberação do corpo. Cabe à família decidir seu destino final (sepultamento local ou traslado) e divulgar informações a respeito". 

Já Procuradoria Geral de Justiça do México garantiu que o corpo foi retirado, mas não sabe informar qual foi o encaminhamento escolhido pela família. 

Girolla disse que, até às 17h30, a passagem de Fernando ainda não havia sido comprada e que, por isso, não poderia confirmar a data de chegada do empresário a Jaraguá do Sul. A expectativa da família é de que ele chegue ao Brasil no domingo. 

Durante a manhã desta quarta-feira, o advogado informou que a expectativa é de que a passagem de Fernando seja comprada nesta quarta-feira. O irmão do empresário morto prestou depoimento à polícia mexicana e ajuda nos procedimentos legais necessários. 

— Estava programado que ele prestaria depoimento e reconheceria o irmão entre terça e quarta-feira. Agora, ele deve ficar lá mais um ou dois dias para assinar documentos e auxiliar no que for necessário para a liberação do corpo de Dealberto — explica Girolla. 

— Nossa expectativa é de que o Fernando embarque no sábado para que chegue ao Brasil no domingo. Caso seja possível, o corpo de Dealberto virá no mesmo voo. Mas ainda não temos certeza de se vamos conseguir fazer tudo acontecer ao mesmo tempo. Estamos trabalhando para isso — complementa. 

O advogado disse ainda que, ao contrário de rumores que sugeriram nas redes sociais, Fernando não está acompanhando de policiais, mas sim de um conhecido da família, nativo do país, que é de confiança dos parentes. O irmão do empresário morto mantem contatos cada vez mais frequentes com a família e amigos. 

Investigação 
Quando questionado sobre possíveis exames toxicológicos feitos no corpo de Dealberto, Girolla informou que a família ainda não tem as investigações como principal foco. Segundo ele, o objetivo agora é garantir a volta de Fernando e do corpo do irmão. 

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Em depoimento, Fernando admite ter usado drogas com o irmão morto no México.

Em depoimento, Fernando admite ter usado drogas com o irmão morto no México.

Empresário afirmou à Procuradoria-Geral de Justiça mexicana que os temores de perseguição e de sequestro não passaram de alucinação decorrente do uso álcool e drogas. 

A Procuradoria-Geral de Justiça do estado mexicano de Quintana Roo enviou por volta de 20h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira à reportagem do jornal "A Notícia" a transcrição do depoimento que o catarinense Fernando Luis da Silva, 33 anos, deu para a polícia de Playa del Carmen sobre a morte do irmão, Dealberto Jorge da Silva Junior, 35 anos, ocorrida no dia 10 de janeiro. 

O “AN” também teve acesso a um áudio no qual o Procurador-Geral de Justiça de Quintana Roo, Gaspar Armando García Torres, descreve o passo a passo das investigações e dos depoimentos colhidos. 

Fernando, que ainda está no México e já conseguiu a liberação do corpo do irmão, admitiu ter usado diferentes tipos de drogas e álcool a partir da uma hora da madrugada de sábado. 
Ele ainda confirmou que os temores de perseguição e de sequestro sentidos pelos dois irmãos - e manifestados por Dealberto em um áudio via WhatsApp para um grupo de amigos e familiares - foram consequências de alucinações pelo o uso de entorpecentes. 

No depoimento, o catarinense também fala sobre o relacionamento com Ekaterina Vasileva, de 35 anos, a "russa". E diz que ficou dois dias andando pelas ruas de Cancún após perceber que o irmão tinha morrido. 

No boletim, a Procuradoria-Geral de Justiça confirma o que havia antecipado na tarde desta terça-feira à reportagem do jornal “A Notícia”: que a hipótese de homicídio foi descartada e que a morte resultou de uma queda acidental.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Dois homens morrem e outras quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR-280, em Guaramirim. Carona do carro com placas de Joinville é o mais grave entre os feridos


Carona do carro com placas de Joinville é o mais grave entre os feridos


Um acidente entre um carro e um ônibus resultou em duas mortes na tarde desta quarta-feira em Guaramirim. Um HB20 com placas de Joinville bateu de frente em um ônibus da Viação Canarinho, que fazia a linha Corticeia. O choque ocorreu por volta das 14h10, na BR-280, próximo a WEG Química, quando o carro teria invadido a pista do coletivo que seguia no sentido Jaraguá do Sul.
O motorista do automóvel, José Dalmonico de 69 anos, morreu na hora. Já o passageiro da frente, Arcangelo Dalmonico, de 96 anos, pai do motorista, foi encaminhado com vida para o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, mas não resistiu aos ferimentos. 
Um dos passageiros do carro de 92 anos foi encaminhado para o Hospital Santo Antônio, em Guaramirim. E a outra passageira de 70 anos para o Hopistal São José, em Jaraguá do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o estado de saúde deles não é considerado grave. A passageira do ônibus de 30 anos também foi encaminhada para o hospital guaramirense com ferimentos leves. 
A Polícia Rodoviária Federal de Guaramirim relata que conforme testemunhas o carro teria invadido a pista contraria gradativamente E também que não estava em alta velocidade. Por isso, a PRF caracteriza o acidente como mal súbito ou sonolência ao volante. Neste ano, já foram registradas cinco mortes no Vale do Itapocu.

A NOTÍCIA / FOTO RÁDIO JARAGUÁ

Anvisa autoriza uso do canabidiol como medicamento controlado. Os pacientes interessados em importar o remédio ainda precisarão pedir autorização à agência.


Os pacientes interessados em importar o remédio ainda precisarão pedir autorização à agência. Margarete Brito com a filha, Sofia, portadora de doença rara que provoca crises epiléticas, atenuadas com uso do canabidiol Ana Branco / Agência O Globo



BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira resolução que tira da lista de substâncias proibidas o canabidiol (CBD), um produto obtido da maconha e indicado para pacientes com epilepsia grave, entre outras doenças. Isso não significa a concessão automática de registro de remédios feitos a partir de CBD. Além disso, destacou a Anvisa, medicamentos com canabidiol não conseguem isolá-lo totalmente: outras substâncias extraídas da maconha, e que ainda são proibidas, também costumam estar presentes, embora em quantidades bem menores. Assim, os pacientes interessados em importar o remédio ainda precisarão pedir autorização da Anvisa.




Hoje, há várias exigências burocráticas para isso, e muitos acabam recorrendo à Justiça para conseguir a liberação do CBD. Também nesta quarta, a Anvisa decidiu que vai elaborar uma proposta de resolução simplificando o processo de importação. O diretor-presidente da Anvisa, Jaime Oliveira, acredita que em 30 ou 40 dias sairá uma decisão sobre o tema.

Na diretoria colegiada da Anvisa, a discussão para excluir o canabidiol das substâncias proibidas começou em 29 de maio. Na época, o relator, Renato Porto, foi contra a medida. Outro diretor da Anvisa, Jaime Oliveira, que hoje é presidente da agência, pediu vista. Nesta quarta, ele citou pesquisas científicas favoráveis ao canabidiol. Entre outros pontos, esses estudos destacam os efeitos positivos da substância no tratamento de doenças, e também o fato de o CBD não provocar dependência. Segundo Oliveira, mesmo ainda sendo necessário pedir autorização para importação, reclassificar o canabidiol terá efeitos práticos importantes.

— A incoerência técnica e científica da atual classificação do canabidiol como substância entorpecente ou psicotrópica não pode prevalecer. A questão dos procedimentos de importação de produtos à base de CBD, embora relevante, é diminuta se comparada à sinalização equivocada que a proscrição dessa substância sem base científica transmite a médicos, pacientes, pesquisadores, e a sociedade de uma forma geral — disse Jaime Oliveira, concluindo:

— A opção pela reclassificação do CBD coloca o tratamento regulatório do canabidiol no crivo adequado, ou seja, baseado em dados e informações técnicas e científicas sobre suas propriedades e riscos, critérios esses que devem ser a base da atuação do poder público em assuntos dessa natureza. A segurança de que esses são os critérios que balizam a avaliação e as decisões de agência regulatória move pesquisas e investimentos, ainda muito necessários para o canabidiol e influencia expectativas de pacientes que procuram opções terapêuticas para o tratamento de doenças graves

Após o voto de Oliveira, o relator Renato Porto mudou o posicionamento que teve no ano passado e também votou pela reclassificação do CBD. Destacou, porém, que hoje não há comprovação científica da ação a longo prazo do canabidiol.


— Não há estudos que comprovem os efeitos do CBD no longo prazo. Aqui há indicativos — disse Porto.

Os outros dois diretores da Anvisa — Ivo Bucaresky e José Carlos da Silva Moutinho — também votaram pela reclassificação do canabidiol.

Hoje a agência libera a importação do CBD mediante prescrição e laudo médico, termo de responsabilidade e formulário de solicitação de importação para remédios controlados. Em 19 de dezembro, a Anvisa anunciou a simplificação dos procedimentos de importação de CBD. A autorização para pacientes fazerem uso próprio passou a ter validade de um ano. Nesse período, basta enviar a prescrição médica com a quantidade prevista para o tratamento por e-mail à Anvisa med.controlados@anvisa.com.br. 

Segundo a própria agência, foram recebidos 374 pedidos de importação do canabidiol para uso pessoal, dos quais 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigências pelos interessados, e 11 estão em análise pela área técnica. Outros sete pedidos foram arquivados, em função de três decisões judiciais estabelecendo a imediata liberação da importação, duas desistências e dois falecimentos de pacientes. O prazo médio das liberações, de acordo com a Anvisa, é de seis dias.

Em entrevista após a reunião, Jaime Oliveira destacou que, há cerca de um mês, um laboratório estrangeiro fez o pedido de registro de um medicamento que contém canabidiol. Ele não quis dar prazos de quando a análise do pedido será concluída pela Anvisa, mas disse que esse remédio já tem registro na Europa. Hoje, o medicamento com maior concentração de CBD está em fase de estudo clínico nos Estados Unidos: o índice de canabidiol desse remédio é de 98%, de acordo com Oliveira.

Acompanharam a reunião da Anvisa vários parentes de crianças tratadas com canabidiol, entre eles, Katiele Fischer e Norberto Fischer, pais da menina Anny Fischer, que tem epilepsia e foi a primeira a obter autorização judicial para importar a substância. Eles se inscreveram para fazer sustentação oral e defender a liberação da substância. Katiele estava bastante emocionada.

— Não estou dizendo que é uma cura, mas é uma esperança de qualidade de vida. O fato de estar na lista de proibidos passa a sensação de que é ruim, não é legal. Essa classificação vai abir as portas e vão avançar os estudos — disse Katiele, acrescentando: — Eu tinha trocentas coisas para falar, mas não vou conseguir.

Outros pais também falaram durante a reunião. Um deles, Júlio Américo Pinto Neto, disse que seu filho, que também tem epilepsia e hoje tem cinco anos, foi vítima de negligência médica após nascer, o que levou a complicações. Ele preside a Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA-ME).



— Meu filho hoje não fala, não anda. Tem o desenvolvimento de uma criança de menos de um ano. Por não saber ouvir, profissionais, ciência e poder público podem cometer erros históricos e condenar pessoas a sofrimentos que poderiam ser evitados — disse Júlio Américo.

Em 12 de dezembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou resolução autorizando a prescrição do CBD para crianças e adolescentes (até 18 anos) epilépticos que não respondem a tratamentos convencionais. Mas nem todos os médicos passaram a poder fazer isso. Apenas os que tem especialidade em psiquiatria, neurocirurgia e neurologia e suas áreas de atuação terão essa prerrogativa. Além disso, esses médicos devem estar previamente cadastrados em plataforma online desenvolvida pelo próprio CFM. A prescrição da maconha propriamente dita, além de outros derivados, continua proibida.

Na época, o CFM informou que, mesmo sem registro na Anvisa, o CBD podia ser prescrito. Para isso, existe o chamado uso compassivo, quando, mesmo sem registro, uma substância pode ser receitada para pacientes com doenças graves e sem alternativa de tratamento satisfatória com produtos já registrados no país.




O GLOBO

Cientistas encontram pistas para entender o Alzheimer em doenças cardíacas. Diferentes pesquisas encontraram ligação entre problemas vasculares e anormalidades cerebrais

Diferentes pesquisas encontraram ligação entre problemas vasculares e anormalidades cerebrais


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS



Pesquisadores em diversas instituições de todo o mundo tentam entender o que pode dar condições para o desenvolvimento de doenças que afetam a cognição das pessoas, como a demência e o Alzheimer. Um número cada vez maior de estudos sugere a ligação entre doenças cardiovasculares e anormalidades cerebrais relacionadas ao mal de Alzheimer.



Cerca de metade das pessoas que morrem em decorrência do Alzheimer também apresentam evidências de derrames em seus cérebros. O acidente vascular cerebral, por exemplo, deixa um emaranhado de marcas combinadas no cérebro, o que aumenta as chances de uma pessoa sofrer de demência na terceira idade.

Segundo os estudiosos, as doenças cerebrovasculares que ocorrem com o envelhecimento, são agravadas pelo tabagismo, hipertensão e diabetes - problemas que podem ser facilmente evitados com bons hábitos alimentares e físicos.

Um grupo de cientistas de diferentes universidades americanas tem se esforçado para entender como as doenças vasculares e o Alzheimer progridem juntos e se influenciam mutuamente e esperam encontrar novas pistas que ajudem no tratamento e na prevenção de forma mais eficaz.

– Estamos entusiasmados com as novas estratégias que adotamos para entender as duas doenças e compreender como podemos desenvolver os tratamentos ao cruzar os fatores determinantes para a progressão delas – diz Heather Snyder, diretor da Associação Médica sobre o Alzheimer dos Estados Unidos.



Segundo o médico, a doença vascular cerebral pode ser prevenida com intervenções farmacológicas e estilo de vida saudável. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre a demência e o Alzheimer.

– Acreditamos que se os controles dos fatores de risco das doenças cardiovasculares melhoraram, a diminuição do risco de demência também pode ser uma meta a ser alcançada. Uma série de estudos mostra que isso é possível – comenta Snyder.

Para um dos pesquisadores da associação, Roderick Corriveaus, os vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para o cérebro são vitais para manter a função cognitiva normal.

– Manter esses vasos saudáveis pode, além de prevenir os AVCs, impedir o avanço da demência e do Alzheimer. Compreender esse fato é extremamente importante para orientar os pacientes idosos sobre a prevenção e melhorar o tratamento.




ZERO HORA

Sete alimentos que ajudam a controlar o colesterol ruim. Controlar os índices de colesterol no organismo é considerado um dos segredos para a longevidade


Controlar os índices de colesterol no organismo é considerado um dos segredos para a longevidade


Foto: Andrew C. / Stock.Xchng

Para garantir que o processo de envelhecimento seja tranquilo e saudável, controlar os índices de colesterol - reduzindo o consumo de gorduras trans e saturadas - pode ser uma das chaves do mistério.Segundo uma pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, uma em cada dez pessoas com mais de 60 anos, apresenta colesterol LDL (considerado o ruim) alto demais, diabetes, hipertensão e má alimentação.



Para controlar o LDL, deletar do dia a dia as margarinas, os sorvetes, as batatas fritas e os biscoitos é um belo começo para partir para uma terceira idade com mais qualidade de vida e longe das doenças cardiovasculares.

Seguir com hábitos ruins que elevam os níveis do “mau” colesterol aumenta as chandes de aterosclerose, ou seja, o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, fazendo com que elas entupam e causem um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).



De acordo com os pesquisadores que participaram do estudo, em 2020 cerca de 25 milhões de pessoas podem sofrer com esses problemas. Para virar esse panorama, é pela alimentação que as mudanças devem começar. Conheça, então, sete alimentos que podem fazer o colesterol ruim baixar:



1. Gorduras do bem

Ter na dispensa azeite de oliva e de canola para as receitas do dia a dia, comer abacate e peixes como sardinha e salmão garantem que o HDL, conhecido como o colesterol bom, atue impedindo o depósito de gordura ruim nas artérias.



2. Chocolate amargo

Um delicioso pedacinho do doce favorito dos brasileiros é rico em flavonóides, uma substância que também atua na redução dos níveis do colesterol ruim. Flavonóides são antoxidantes que também reduzem as chances de doenças do coração, câncer e protegem o cérebro. No entanto, é preciso, sempre, ficar atento ao consumo de açúcar. Na terceira idade, níveis muito altos de glicose no sangue podem ser perigosos.



4. Aveias e outros alimentos ricos em fibras

Fibras solúveis, presente na aveia, melhoram a circulação sanguínea, controlam o índice de açúcar no sangue e dificultam o aumento do colesterol LDL. Esse tipo de fibra interage com a água e forma uma espécie de gel no intestino. Isso faz com que a saciedade aumente.



5. Laranja e alimentos de cora alaranjada

Assim como o mamão, o damasco e a tangerina, a laranja é rica em alfa e betacaroteno, que protegem a saúde da pele, dos olhos e do coração. Com ação antioxidantes, essas frutas melhoram a imunidade e fortalecem todo o sistema respiratório. A vitamina C presente na laranja também melhora a corrente sanguínea e melhora a absorção de ferro pelo organismo. Quando o bagaço também é consumido, o funcionamento do intestino é melhor, fazendo com que as taxas de colesterol fiquem equilibradas.



6. Linhaça

As sementes são ricas em ômega 3 e evita a formação de coágulos no sangue e reduz as taxas de colesterol total no sangue e aumenta os níveis do colesterol bom. 



7. Vinho tinto

De uma a duas doses por dia faz com que os níveis de HDL, o colesterol do bem, seja elevado em cerca de 12%. Essa taxa aumenta da forma semelhante com a prática de exercícios de forma regular, entre três e cinco vezes por semana. 




ZERO HORA

Começa a valer nesta quarta nova regra para pensão por morte. Começa a valer nesta quarta-feira (14) uma das novas regras anunciadas pelo governo para a pensão por morte.



Começa a valer nesta quarta-feira (14) uma das novas regras anunciadas pelo governo para a pensão por morte.



A partir de agora, só terá direito ao benefício quem tiver pelo menos dois anos de casamento ou união estável. A legislação anterior não estabelecia um prazo mínimo para a união.
As mudanças na pensão por morte fazem parte de um pacote de medidas provisórias anunciadas pelo governo no final do ano passado para tornar mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários. As mudanças não afetam quem já recebe o benefício.
Já no dia 30 de dezembro, entrou em vigor a alteração que estabelece que deixa de ter à pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado.
Outras regras para o benefício entrarão em vigor a partir de 1º de março. Uma delas estabelece um prazo de “carência” de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos. Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo.
Também começa a valer em março um novo cálculo que reduzirá o valor da pensão (do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%).
Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges “jovens” não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.
Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos.

Informações G1

Anac reajusta taxas de embarque para voos domésticos e internacionais. Valores variam de acordo com a classificação do aeroporto e tipo do voo

Valores variam de acordo com a classificação do aeroporto e tipo do voo
Aeroporto Internacional Salgado Filho está na categoria 1 | Foto: Vinicius Roratto / CP Memória

A portaria que reajusta o valor das tarifas cobradas nos aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e demais aeroportos públicos sem contrato de concessão à iniciativa privada foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

Os valores variam de acordo com a classificação do aeroporto e com o tipo do voo (doméstico ou internacional). Nos voos domésticos, as taxas de embarque aumentaram em média R$ 2,21. Nos embarques para voos internacionais, a taxa varia entre R$ 28,67 a R$ 85,99. O valor mais alto, em voos domésticos, é cobrado nos aeroportos classificados como categoria 1, que incluem Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Salgado Filho (RS), entre outros.

Segundo a Anac, as taxas reajustadas remuneram os serviços de embarque, conexão, pouso, permanência e armazenagem da carga importada ou a ser exportada.

O reajuste das tarifas ocorre anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deduzido de um fator que “compartilha os ganhos de produtividade do setor com os usuários”. O reajuste deve começar a vigorar em 30 dias. 


CORREIO DO POVO

MEGA SENA 1669 - ACUMULOU






DEZENAS SORTEADAS



28
29
31
45
48
49

SENA - ACUMULOU
QUINA - 34 - 39.170,42
QUADRA - 3.941 - 766,73


GIGA SENA

Pesquisadores dinamarqueses estão próximos de conseguir um antídoto para a cocaína. Objetivo é produzir drogas que impeçam a cocaína de desligar a chave do transportador, para que a cocaína não funcione mais




Objetivo é produzir drogas que impeçam a cocaína de desligar a chave do transportador, para que a cocaína não funcione mais


Cocaína funciona impede que a dopamina liberada no cérebro pelos neurônios seja capturada de volta 


Foto: Ver Descrição / Ver Descrição


Carlos Rogério Tonussi


A cocaína funciona, em grande parte, impedindo que a dopamina liberada no cérebro pelos neurônios seja capturada de volta. A dopamina é popularmente conhecida como a substância do cérebro responsável pelo prazer. Assim, maiores concentrações de dopamina permaneçam agindo no cérebro e por mais tempo, resultando na euforia e sensação de prazer normalmente relatados pelos consumidores da droga.

Alguns medicamentos, às vezes usados ilicitamente, como a anfetamina (Adderall), metilfenidato (Ritalina) e modafinil (Stavigile) também agem impedindo essa captura da dopamina.

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen, Dinamarca, descobriram um mecanismo que pode ajudar no desenvolvimento de um tratamento contra a dependência de cocaína. Os resultados foram publicados no Journal of Biological Chemistry.

Uma descoberta crucial
Falando de forma mais precisa, a dopamina é uma molécula usada como transmissor de informações no cérebro e que está envolvida em circuitos responsáveis pela sensação de recompensa, bem-estar e motivação e, por isso mesmo, no vício.

O transportador de dopamina funciona como um aspirador de pó molecular, removendo a dopamina liberada, cuidando para que essas sensações não fujam do controle. Os pesquisadores descobriram um tipo de portão, que controla a entrada da dopamina nesse transportador.

Eles encontraram dois aminoácidos que controlam a dinâmica de ligar e desligar esse sítio de interação. Esse portão é crucial para o processo de transporte. Além função de controle, esses dois aminoácidos são importantes para a estrutura global da proteína. O desligamento desse sítio de interação parece ser o mecanismo pelo qual agem a cocaína e outras drogas relacionadas.

Em direção ao antídoto
A cocaína atua desligando temporariamente esse aspirador que é o transportador de dopamina, mas os investigadores encontraram outras substâncias que, embora se liguem ao transportador com a mesma força que a cocaína, não produzem o mesmo efeito estimulante. Ou seja, conseguem se encaixar na chave que desliga o aspirador, mas não conseguem desligá-lo.

Utilizando farmacologia molecular e bioquímica em camundongos, os pesquisadores parecem ter conseguido encontrar o local de ligação da cocaína no transportador. 

Entender como essas substâncias funcionam vão permitir o desenvolvimento específico de antagonistas que vão impedir a ligação da cocaína e ajudá-los no sentido de produzir um antídoto.

O objetivo é produzir drogas que impeçam a cocaína de desligar a chave do transportador, para que a cocaína não funcione mais, impedindo assim seu efeito viciante.



HORA DE SANTA CATARINA

Acidente na BR 285 deixa 6 feridos e mobiliza grande operação de resgate em Passo Fundo. Choque aconteceu na BR 285 próximo a EFRICA


Choque aconteceu na BR 285 próximo a EFRICA





Crédito: Mateus Miotto


Um acidente envolvendo dois veículos, uma Van com pacientes médicos de Ciríaco e um Peugeot de Passo Fundo, deixou um saldo de 6 feridos e movimentou Corpo de Bombeiros, Samu e Argos no início da noite desta quarta-feira. 




Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a Van levava 4 passageiros, no sentido Passo Fundo/ Mato castelhano , quando na curva após a EFRICA foi atingida pelo Peugeot que vinha em sentido contrário. O Peugeot invadiu a pista contrária, por motivos desconhecidos, atingindo a Van em cheio.




O motorista da Van tentou desviar puxando para o acostamento, mas o choque foi inevitável. Várias ambulâncias foram mobilizadas no resgate, mas o quadro dos seis é estável. Os feridos que precisaram de socorro e que estavam na Van, foram identificados como Nelson Vidi, Sergio Endrigo Codebella, Henrique Macedo e Ivo Dalcin. 




No carro de passeio foram atendidos Pedro Cesar Alves, Mauricio de Campos. O terceiro ocupante recusou atendimento. O trânsito chegou a ser interrompido por uma hora, mas no momento já foi liberado. As vitimas foram socorridas no Hospital São Vicente de Paulo e Hospital da Cidade.




Rádio Uirapuru

Diversas Atividades e Exercícios de Ciências para o 3º, 4º e 5º ano prontos para imprimir IV


Diversas Atividades e Exercícios de Ciências para o 3º, 4º e 5º ano prontos para imprimir IV





































http://jardimcoloridodatiasuh.blogspot.com.br/2013/08/diversas-atividades-e-exercicios-de_6269.html