Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

CIÊNCIAS-BIOLOGIA: Tipos de Alimentos - 01

Tipos de Alimentos - 01

DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS

O QUE É UM ALIMENTO NATURAL

Alimentos que provêm de fontes originais da natureza sem no entanto terem sido obrigatoriamente produzidos com os insumos modernos.
São os alimentos que não foram produzidos em laboratórios como por exemplo, sabores e corantes artificiais de frutas, verduras, leite e tantos outros químicos empregados na moderna indústria de alimentos. Além disto, para nós é o alimento apropriado à espécie humana. Mas lembre-se este produto pode ou não ser orgânico, você precisa saber como é o seu processo de produção.

O QUE É UM ALIMENTO INTEGRAL

São os alimentos que mantêm, ao serem consumidos, todos os seus integrantes nutricionais básicos. Por exemplo, farinha de trigo integral gerará um produto com a totalidade dos ingredientes básicos para um pão nutritivo. Se houver a ausência das fibras e do germe, obrigará que estes integrantes sejam compensados com outras fontes de nutrientes. Mas lembre-se este produto pode ou não ser orgânico, você precisa saber como é o seu processo de produção.

O QUE É UM PRODUTO ORGÂNICO

Alimentos que passaram a ser assim denominados para diferenciá-los de outros que também são produzidos naturalmente. No entanto, não são empregados em seu processo produtivo os chamados insumos modernos. Estes produtos são os venenos com química artificial, os adubos com alta solubilidade e as sementes ditas melhoradas e que são normalmente híbridas. Ainda se tolera como orgânico o alimento de sementes híbridas. Mas está totalmente excluída a semente transgênica, ou seja, aquela originária da engenharia genética. Em tempos mais recentes está se buscando excluir desta categoria, os produtos originários de propriedades rurais que não respeitam as questões humanitárias, tanto nas relações internas de trabalho como nos métodos de criação de animais.

O QUE É AGRICULTURA ORGÂNICA

Resumidamente, agricultura orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente. Sempre que possível baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

O QUE É UM PRODUTO ECOLÓGICO

É um estágio mais avançado em termos de concepção da qualidade do alimento. Além de serem produzidos dentro dos princípios da agricultura ecológica, é originado de um agricultor que tem a consciência de que outros fatores devem ser considerados para ter sua propriedade cem porcento ecológica. Na administração de seu cotidiano e de sua atividade produtiva, o agricultor demonstra ter soluções bem objetivas quanto ao destino de seu esgoto, por exemplo.
Tem a preocupação de reaproveitar todo o material que sobra de suas atividades, destina corretamente aquilo que realmente é lixo, tem noção de desperdício, da parcimônia, das relações coletivistas e da integração efetiva com outras áreas da sociedade para se alcançar, conjuntamente, uma melhor qualidade de vida para os dias de hoje e para os dias do amanhã. É caracterizado como um profissional que, ao desempenhar suas funções operacionais faz com ética e em harmonia por conhecer e amar a casa que habita (eco=oikus-casa / logia=logus-conhecimento). Ë o respeito com os animais que possue em sua propriedade, como por exemplo não Ter vacas ou gainhas em sistema de confinamento, todos animais deve Ter otima qualidade de vida, como galinhas que andam, ciscam, tomam sol e o mesmo deve ocorrer com o plantel de vacas que devem pastar, tomar sol e serem bem tratadas.

HIDROPONICO NÃO É ORGÂNICO

A hidroponia produz na água e seus produtos obtém nutrientes através de adubos químicos solúveis. É produzida sem solo e em estufa, sendo que não imita os procedimentos da natureza que prega a agricultura orgânica. Pode-se produzir alface, pimentão , tomate e outros. O cultivo orgânico dispensa todos os produtos químicos e utiliza apenas adubos naturais.

UM PRODUTO NATURAL NÃO E A GARANTIA DE UM PRODUTO SER ORGÂNICO

Todo produto vegetal é natural, mesmo aquele cultivado com agrotóxicos e adubos químicos. Portanto, produto natural não significa necessariamente que seja produto orgânico. Procure a palavra "orgânico" na embalagem ou conhecer a procedência do mesmo.

PRODUTO QUE NÃO LEVA CONSERVANTES OU ADITIVOS QUIMÍCOS NÃO TEM A GARÂNTIA DE SER UM PRODUTOS ORGÂNICO

Pães caseiros, rapaduras, geléias, bolos, iogurtes entre outros que são vendidos em feiras como produtos coloniais não tem a garantia de que foram produzidos sem veneno. Porque os insumos que foram utilizados para sua produção (leite, farinha, frutas) precisa Ter uma procedência que de que são orgânicos.

O QUE É UM PRODUTO TRANSGÊNICO

Todos os seres vivos(planta, animais, pessoas e microorganismos) tem dentro de suas células um registro que diz como ele e seus filhos vão ser, é nosso código genético. Os seres vivos trocam seus genes através do cruzamento sexual, o que era possível entre seres da mesma espécie, ou entre espécies muito próximas.
Agora se descobriu a forma de pegar genes de uma espécie e colocar em outra bem diferente..
Pode-se tirar de uma animal e colocar em uma planta, ou tirar de um homem e colocar em um animal. Os seres vivos que saem destas experiências não são mais uma criação da natureza, mas sim uma manipulação do homem, organismos geneticamente modificados em laboratóios, os TRANSGÊNICOS.
Exemplo de um milho transgênico, o Milho Bt: O milho Bt contém pedaços do DNA de uma bactéria comum de solo. Para quê? Com este DNA da bactéria, o milho consegue produzir na sua seiva uma toxina fabricada naturalmente pela bactéria e que mata lagartas que atacam o milho, Assim, a lagarta morre ao comer qualquer parte do Milho Bt. O nome Bt vem das iniciais da bactéria chamada Bacillus thuringiensis. Nos Estados Unidos, o milho Bt é regulamentado pelo mesmo orgão do governo que trata dos agrotóxicos e não pelos que tratam da agricultura orgânica.

A QUEM PERTENCE A SEMENTE TRANSGÊNICA

As empresas que comercializam sementes transgênicas obrigam o agricultor a assinar um contrato cheio de regras, como pagar uma taxa adicional pela tecnologia, não podem guardar parte da colheita para usar como sementes na próxima safra, se o agricultor não planta transgênicos mas foi contaminado por seu vizinho, ele tem que provar que não roubou a semente.
Fonte: www.penaterra.com.br

Nenhum comentário: