Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 24 de outubro de 2015

CANETA AZUL NÃO É PERMITIDA NO ENEM; TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O EXAME


CANETA AZUL NÃO É PERMITIDA NO ENEM; TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O EXAME

PROVAS ACONTECEM NESTE SÁBADO E DOMINGO A PARTIR DAS 13H; CANDIDATO DEVE LEVAR DOCUMENTO COM FOTO E CANETA PRETA

Neste sábado e domingo, 24 e 25 de setembro, cerca de 8 milhões de candidatos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem).

Os estudantes devem chegar a partir das 12h (horário de Brasília) em seu local de prova, levando documento com foto e caneta preta de corpo transparente. Lápis e caneta azul não serão admitidos na correção da prova. Sabia disso? Se você ainda tem dúvidas sobre o Enem, confira abaixo respostas de 25 perguntas sobre o exame.

+ Faça simulado do Enem
+ Confira temas que podem cair na prova este ano
+ Veja dicas para escrever uma redação nota 1.000
+ Interpretação de texto e geometria são assuntos mais cobrados

Provas

1. Quando serão as provas?

As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro a partir das 13h (horário oficial de Brasília) em todo o País.

2. E para quem guarda o sábado?

Quem se inscreveu na condição de sabatista deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes – entre 12 e 13h, horário de Brasília – e irá aguardar em uma sala o início de sua prova, que será a partir das 19h, horário de Brasília. No caso dos participantes sabatistas dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, a prova será realizada a partir das 19h, horário local.

3. Como serão as provas do Enem 2014?

Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

No sábado dia 24, primeiro dia de aplicação do exame, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.

No domingo dia 25, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.

4. Quais são as disciplinas que caem em cada prova?

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é composta por questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias reúne perguntas sobre Química, Física e Biologia. Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação estão questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação). A prova de Matemática e suas Tecnologias tem testes apenas sobre Matemática.

5. Onde farei a prova?

O local em que o candidato fará a prova é informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, enviado pelo correio, e na página de acompanhamento da inscrição do Enem na internet.

No dia

6. O que tenho que levar no dia da prova?

É preciso levar um documento original válido com foto e caneta preta de corpo transparente.

7. Quais documentos serão aceitos no dia da prova?

Serão aceitos cédula de identidade (RG); identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

8. E se a validade do documento estiver vencida e a foto não possibilitar identificação?

Nesses casos o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

9. E se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado?

Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

10. Posso levar comida e água para a sala do exame?

Sim, o candidato pode levar água e lanche (fruta, chocolate, biscoito, barra de cereal).

11. Posso entrar com celular na prova?

Pode, mas o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico deverá ser desligado durante o exame e deve ficar embaixo da carteira dentro de um envelope lacrado. Os candidatos receberão o envelope porta-objetos dentro da sala em que será aplicado o exame.

12. Que outros objetos são proibidos?

O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Caso esteja portando esses objetos, eles deverão ser mantidos sob a cadeira armazenados no porta-objetos.

Na hora da prova

13. A partir de que hora posso deixar o local de prova?

Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

14. Como devo preencher o cartão de respostas?

O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta preta. Além de marcar as respostas das questões, o candidato deverá marcar a opção correspondente à cor da capa do seu Caderno de Questões e escrever no cartão a frase em destaque que aparece na capa do caderno.

Somente serão corrigidas as redações transcritas na Folha de Redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no Cartão-Resposta.

15. As anotações no caderno de questões serão usadas na correção?

Não, os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão considerados para fins de correção.

16. Posso levar para casa o caderno de questões?

Só poderá sair do local de prova com o caderno de questões o candidato que esperar até os últimos 30 minutos de prova.

Critérios para eliminação

17. Minha prova pode não ser corrigida?

Não serão corrigidas as provas dos candidatos nas seguintes situações:
- se o candidato não indicar a cor do caderno de questões no cartão-resposta ou não escrever a frase constante no caderno de questões no cartão-resposta;
- se o candidato sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador ou abandonar ou local de prova antes de duas horas do início do exame;
- caso não entregue ao aplicador o cartão-resposta e a Folha de redação ao término da prova;
- caso deixe o local de provas com o caderno de questões antes dos últimos 30 minutos da prova;
- ou se sair da sala durante a prova levando o cartão-resposta ou a Folha de Redação.

18. Posso ser eliminado do Enem?

O edital do Enem prevê casos em que o candidato será eliminado do exame. Os estudantes não podem:

- fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet;
- agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas;
- perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame;
- comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do exame;
- utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei;
- utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do exame;
- ou recusar-se, injustificadamente, a ser submetido ao detector de metais.

Correção

19. Quanto vale cada questão que acertar no Enem?

A resposta não é simples. No Enem, as questões têm valores diferentes para cada estudante. A explicação disso está na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Na teoria, usada no Enem e comum em exames mundo afora, a nota final do cálculo não é a soma das respostas certas, mas sim a qualidade que o conjunto dessas respostas certas representa.

A TRI considera a coerência das respostas corretas do participante. Ou seja, é esperado que participantes que acertaram as questões difíceis devam também acertar as questões fáceis. Se um candidato acerta as questões mais difíceis, mas não as mais fáceis, o sistema entende que não existe coerência nas respostas e, dessa forma, os acertos acrescentarão menos na nota final do participante.

20. Como é corrigida a redação?

A redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1.000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores.

Caso ocorra uma diferença de 100 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1.000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros dois corretores, a nota final do candidato será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as notas não convergentes.

Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao candidato, sendo descartadas as notas anteriores.

21. Posso tirar zero na redação?

Sim, nos seguintes casos:
- se o seu texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- se a redação tiver apenas sete linhas;
- caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- se o texto desrespeitar os direitos humanos;
- ou se tiver parte do texto desconectada com o tema proposto de forma a caracterizar descompromisso com o exame.

Resultado

22. Quando os gabaritos serão divulgados?

Os gabaritos das provas objetivas são divulgados na página do Inep até o dia 28 de novembro.

23. Quando serão divulgados os resultados das provas individuais?

Ainda não há data para a divulgação dos resultados individuais do Enem. No entanto, a consulta aos resultados costuma acontecer entre as semanas finais de dezembro e a primeira semana de janeiro.

24. Para que posso usar a nota do Enem?

A nota do Enem é utilizada para o ingresso em diversas instituições de ensino superior públicas e privadas. Ela também pode ser usada para acesso a programas do Ministério da Educação, como o Sisutec, para cursos de ensino técnico, o Ciência sem Fronteiras, para bolsas de intercâmbio, o Prouni, para bolsas em instituições privadas, e o Fies, para crédito estudantil.

Candidatos com mais de 18 anos que não terminaram o ensino médio podem também usar a nota do Enem para obter a certificação do ensino médio.

25. Quantos pontos preciso fazer no Enem para conseguir a certificação de ensino médio?

A pontuação mínima para obter a certificação de ensino médio é de 450 pontos na prova objetiva e 500 pontos na redação.


Fonte: IG – Foto: Marcos Santos

Nenhum comentário: