Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mãe Maria- Texto e atividades

Mãe Maria

Como ainda me lembro daquelas noites em
que, sentados na grande varanda que deitava para o
quintal, ouvia as belas histórias de mãe Maria.
Tão velha... com o cabelo encarapinhado e
branco.
Ela foi para mim , a verdadeira mãe, pois a
minha, eu a perdi muito cedo.Carinhosamente, me
levava para a cama, obrigando-me a ficar de joe-
lhos, tonto de sono, e me fazendo repetir o "Pai
Nosso".
Quando tive de ir para o internato, chorei
muito tempo abraçando Mãe Maria, agarrando à 
sua grosseira saia de riscado azul . Ela chorava 
também, chamando-me seu filho.

Vai,Nhô Amâncio.Vai para ser homem.A ve-
lha fica rezando.
Um ano de colégio bastava para me transfor-
mar.
Durante as férias, voltando à casa , encontrei
Mãe Maria mais trôpega, mais velha.
Uma tarde, Mãe Maria lavava roupa no quin-
tal.Desci.No fundo ficava o cercado das galinhas.
Comecei a atirar-lhes pedras.
Não sei como foi...De repente , via-a camba-
lear e cair, levando as mãos à cabeça de onde o sangue corria aos borbotões.
Senti no coração uma pancada seca, doloro-
sa.Uma nuvem de pranto me cercou nos olhos.Cor-
ri para a velha com a garganta sufocada de soluços.
Uma pedrada lhe quebrara a cabeça.Principiei a 
gritar.
E ela, trêmula, desfalecida, murmurava:-Não
grita,Nhô Amâncio, não foi nada.
Toda a casa acudira aos meus gritos.
A velha escorregou no sabão e quebrou a cabeça nas pedras.
Quando,pensada a ferida, e eu a vi salva e re-
repousada, caí nos seus braços, cobrindo de beijos
aquela face que me parece bela como a de um da-
queles anjos do Senhor de que ela me falava nas suas histórias.
(Adaptação - de Olavo Bilac.Extraído do livro Pingos de leitura- Terceiro ano)

Atividades de acordo com o texto:

1- Marque as alternativas certas com um X:
a) As lembranças são:
( ) motivo de tristeza.
( ) motivo de alegria.
( ) motivo de ternura.

b)Mãe Maria foi a verdadeira mãe de Nhô Amân-
cio porque:
( ) gostava muito dele.
( ) tratava-o carinhosamente.
( ) ele ficou órfão .
( ) era escrava.

2- Tire do texto as expressões que descrevem Mãe Maria.

3- Mãe Maria disse: "Vai para ser homem".Expli-
que o você entendeu por esta expressão:
" Vai para ser homem": .....................................................................

4-Por que Mãe Maria disse que escorregou no sa-
bão e quebrou a perna?

5- Qual o fato mais importante daquelas férias?

6- Explique o que você entende por:
a) "pancada seca no coração"
................................................................

b)"nuvem de pranto crescendo nos olhos"
...................................................................

7- Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas frases:
( ) Mãe Maria castigava nhô Amâncio.
( ) Ensinava - lhe a rezar,.
( ) Tratava-o carinhosamente.
( ) Nhô Amâncio não se importou de ir para o co-
légio.
( ) Mãe Maria chorou muito no momento da parti-
da.

8- Justifique o acento das palavras:
trêmula:
Amâncio:
Trôpega:
histórias:

9- Por que "Mãe Maria" e Nhô Amâncio estão escritos com letras maiúsculas? Escreva mais duas 
situações em que usamos letra maiúscula.

10- Complete co "Mau " ou "Mal":
a) Mãe Maria passou ........................
b) Nhô Amâncio era um menino muito .................
c) Pensando no ............. que havia feito,Nhô Amân-
cio começou a gritar.

http://almeidanabiblioteca.blogspot.com/2013/05/mae-maria-texto-e-atividades.html

Nenhum comentário: