Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Camadas da Atmosfera

Camadas da Atmosfera

Não se sabe exatamente qual é a espessura da atmosfera, pois não se conhece com clareza o seu limite superior — calculado em torno de 750 a 1.000 km acima da superfície da Terra. Entretanto, é possível constatar que nela existem três camadas concêntricas, que se diferenciam pela espessura, a composição química e o comportamento físico. São elas: a troposfera, a estratosfera e a ionosfera.

Troposfera

É a camada inferior, que se estende da superfície terrestre até 12 km de altitude, em média, e contém 75% da massa gasosa total da atmosfera. Nela se encontra a totalidade do vapor d’água e dos aerossóis e ocorrem os fenômenos meteorológicos. As temperaturas diminuem à média de 0,6 °C a cada 100 m de altitude (variação denominada gradiente térmico vertical).

Estratosfera

É a segunda camada, que se estende até aproximadamente 80 km de altitude e contém cerca de 25% da massa gasosa atmosférica. Nela se encontra quase todo o ozônio (ou ozona) existente na atmosfera, em particular na faixa entre 22 e 25 km de altura. Esse gás absorve muito mais radiação solar do que os outros — cerca de 5 a 7% da radiação total — e atua como importante filtro dos raios ultravioleta, impedindo-os de atingir a superfície terrestre em quantidade que poderia afetar gravemente os seres humanos, causando cegueira e doenças como o câncer de pele. Nessa camada, ao contrário do que ocorre na troposfera, as temperaturas aumentam com a elevação da altitude.

Ionosfera

Também denominada atmosfera superior, começa no contato com a estratosfera e calcula-se que chegue até cerca de 1.000 km acima do nível do mar. É constituída de íons, moléculas de gases rarefeitos — basicamente, hélio e nitrogênio. Além de ser ótima condutora de eletricidade, reflete para a superfície terrestre as ondas eletromagnéticas de rádio e televisão. À medida que sua altitude aumenta, ela vai se tornando cada vez mais rarefeita, até que as moléculas dos gases passam a percorrer grandes distâncias sem se chocarem. Aí finda a atmosfera.
Camadas da atmosfera
Por: Paulo Magno da Costa Torres.

Veja também:

http://www.coladaweb.com/geografia/camadas-da-atmosfera

Nenhum comentário: