Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Biosfera -- A biosfera compreende todas as regiões da terra onde existem seres vivos. Ela representa a soma de todos os ecossistemas de nosso planeta.

Biosfera -- 

A biosfera compreende todas as regiões da terra onde existem seres vivos. Ela representa a soma de todos os ecossistemas de nosso planeta.
Dentro da biosfera existem três divisões denominadas biociclos. Assim temos:
  • Biociclo das águas salgadas ou talassociclo (do grego thalassos, mar; Kyklos, círculo).
  • Biociclo das águas doces ou limnociclo (do grego limnos, de água doce; Kyklos, círculo).
  • Biociclo terrestre ou epinociclo (do grego epi, sobre; Kyklos, círculo).

Talassociclo

Compreende todos os ecossistemas marinhos. Ocupa, aproximadamente, 70 % da superfície terrestre e apresenta menor diversidade de fatores abióticos, quando comparado aos ecossistemas terrestres.

Fatores abióticos do talassociclo

  • Temperatura: depende das estações do ano e da latitude.
Partes da biosfera
  • Salinidade: em alto mar a concentração de sais é maior que na região costeira.
  • Penetração de luz:
    • zona eufótica (bem iluminada): 0 m até 80 m;
    • zona disfótica (pouco ilumina­da): 80 m até 200 m;
    • zona afótica (não recebe luz): abaixo de 200 m.
  • Nutrientes minerais: há menor concentração de nutrientes mi­nerais nos oceanos que na su­perfície terrestre.
De todos os biociclos, o talassociclo é o que apresenta a maior quantidade de seres vivos da biosfera. No entanto, a diversidade de espécies é maior no epinociclo.

As comunidades aquáticas

De acordo com a capacidade de movimentação nas águas do talassociclo e do limnociclo, os seres vivos podem ser divididos em três categorias: plâncton, nécton e bentos.
Plâncton (do grego plakton, flutuante)
Conjunto de seres vivos que se deslocam passivamente nas águas. São re­presentados pelo fitoplâncton (algas) e zooplâncton (microcrustáceos, lar­vas de diversos animais, medusas).
Nécton (do grego nekton, capaz de nadar)
São todos os habitantes que nadam ativamente. Nessa categoria se enqua­dram os moluscos (polvo, lula), os peixes e os demais vertebrados aquáticos (tartaruga, baleia, golfinho, peixe-boi).
Bentos (do grego bénthos, fundo)
São seres fixos (sésseis), rastejantes do substrato das águas ou nadadores que não se afastam muito do fundo. Como exemplos temos as algas rodófitas (vermelhas), as esponjas, os corais, os ouriços-do-mar, as anêmonas-do-mar, entre outros.

Limnociclo

O limnociclo compreende todos os ecossistemas dulcícolas ou de água doce. Divide-se em província lêntica ou de águas calmas e a província lótica ou das águas correntes.

Província lêntica

Os ecossistemas lênticos compreendem as águas calmas dos lagos e das lagoas e apresentam três regiões ecológicas distintas:
  • litorânea: é rica em plantas, caracóis, artrópodes, anfíbios e peixes.
  • límnica: região do lago onde ocorre a penetração luminosa. E rica em fitoplâncton e zooplâncton.
  • profunda: região onde não ocorre a penetração da luz. É habitada principalmente por bactérias e fungos decompositores.

Província lótica

Compreendem as águas correntes dos rios, riachos, córregos. Devido à maior circulação do oxigênio, as águas lóticas são as que apresentam melhores condições para a vida. Nessas águas agitadas, os organismos produtores são representados pelas algas presas ao fundo dos rios ou nas rochas e pelos mus­gos. Já os animais típicos dessas regiões são os insetos, sanguessugas, que se prendem por meio de ventosas, e peixes adaptados à subida da correnteza, como as trutas, os salmões.

Epinociclo

É o conjunto de ecossistemas de terra firme que se divide em duas regiões: subterrânea (abaixo do nível do solo – grutas e cavernas) e superficial (biomas terrestres).

Os grandes biomas terrestres

Os biomas se caracterizam por serem ecossistemas formados por comuni­dades clímax de seres vivos. Isso significa que cada bioma é constituído por flora e fauna, que se encontram perfeitamente adaptados às condições climáti­cas. Na verdade, o clima é o principal responsável pelo tipo de flora e fauna do bioma.
O bioma é determinado pelas interações entre o clima (temperatura, pluviosidade), os fatores do solo (pH, salinidade), a vegetação e os animais.
Os principais biomas terrestres são:
  • tundra
  • taiga
  • florestas temperadas
  • floresta tropicais
  • campos (estepes, savanas, cerrados e pradarias)
  • desertos
Os biomas do Brasil:
Os principais biomas brasileiros são: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata das Araucárias, Caaatinga, Cerrado, Pampas, Manguezais, Pantanal Mato-grossense.
Por: Renan Bardine

Veja também:

Nenhum comentário: