Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Arábia – Península Arábica

Arábia – Península Arábica

Arábia, grande península do sudoeste da Ásia, limita-se ao norte com a Jordânia e o Iraque, ao leste com o golfo Pérsico e o golfo de Omã, ao sul com o mar da Arábia e o golfo de Aden e ao oeste com o mar Vermelho. É uma das zonas do planeta com menor densidade populacional e compreende os Estados da Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos (EAU), Qatar, Kuwait e Bahrein.

TERRITÓRIO

A península é um grande planalto cercado ao leste e ao sul por montanhas que descem suavemente em direção ao golfo Pérsico. Abrange uma das maiores zonas de desertos arenosos do mundo, destacando-se o Rub’al Khali ao sul e o an-Nafud ao norte. O clima é extremamente árido. Sua atual importância e o seu nível de desenvolvimento econômico devem-se às enormes reservas de petróleo e gás natural do golfo Pérsico. As cidades mais importantes são Riad, Meca, Medina, Áden, Jidá, Sana, Abu Zabi e Kuait.

HISTÓRIA

Por volta de 3500 a.C., povos de língua semítica emigraram para a Mesopotâmia (ver Suméria), substituíram os sumérios e deram lugar aos assírios-babilônios (Suméria). Outro grupo de semitas abandonou a Arábia por volta do ano 2500 a.C. e estabeleceu-se ao longo da costa oriental do mar Mediterrâneo. Alguns desses emigrantes transformaram-se nos amorritas e cananeus das épocas seguintes. As partes do sudoeste da península Arábica mais favorecidas com água foram o berço de três antigos reinos. O reino mineu, no interior do território que atualmente é o Iêmen, o sabeu (ver Sabá) e o dos himiarianos.
Mapa da Arábia
Sabe-se da existência de vários Estados na era pré-cristã e no início da era cristã: o reino nabateu, o reino de Aksum e a Pérsia. O apogeu do islamismo e o nascimento de Maomé em Meca foram os eventos mais importantes da história da Arábia. Do século VIII ao início do século X, a Arábia foi uma província sob o comando dos califas abássidas de Bagdá. No fim desse século, os qarmatas, uma nova seita muçulmana que veio a controlar toda a península Arábica, perderam o seu poder para várias tribos beduínas.
A península Arábica, totalmente desunida, dividiu-se em numerosos e pequenos Estados. De 1075 a 1094, a Arábia reconheceu a liderança espiritual do califa abássida de Bagdá. Em meados do século XIII, os mongóis conquistaram Bagdá e pouco depois Meca e al-Hijaz passaram para o controle dos emires do Egito. No início do século XVI, depois de conquistar o Egito, os turcos começaram a exercer um importante controle sobre o restante da península Arábica. De 1750 até o presente, a história da península Arábica é, em grande parte, a história dos wahhabitas. Sua superfície é de 3 milhões de km2 e sua população, segundo dados de 1989, é de 32 milhões de habitantes.

Veja também:

http://www.coladaweb.com/geografia/paises/arabia

Nenhum comentário: