Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 8 de setembro de 2015

ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPO



















  1. 1. ADOLESCÊNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES DO CORPO Trabalho realizado por: Marisa Moreira N.º 13 Renata Ferreira N.º 19 9*C
  2. 2. A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO  A primeira menstruação é chamada menarca e pode chegar a qualquer momento. É impossível saber o dia exacto em que se produzirá, mas existem alguns sinais prévios que podes observar. Em algum momento entre os 9 e os 16 anos, o teu corpo começará a mudar rapidamente. Começarás a notar na tua roupa interior um fluido esbranquiçado procedente da tua vagina. É o fluxo vaginal. Aproximadamente um ano após estas mudanças, é muito provável que tenhas a tua primeira menstruação.
  3. 3. A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO  Geralmente, a menstruação é irregular durante os primeiros dois anos. É possível que, depois da primeira menstruação, a segunda só venha alguns meses depois, ou que tenha duas ou mais vezes durante o mês. Também pode ocorrer que uma menstruação dure apenas três dias, e a seguinte sete e a outra quatro... A partir do segundo ano, a menstruação regulariza-se.  A menstruação pode mudar de cor (de rosa para vermelho escuro no inicio, podendo ficar castanho no final) e de textura (algumas vezes será mais espesso que outras). Ocasionalmente, podem aparecer restos de endométrico junto á menstruação, algo semelhante a coágulos.
  4. 4. O QUE UTILIZAR Os pensos higiénicos:  Os pensos são um tipo de protecção menstrual externa. São muito fáceis de usar. Durante o dia, os pensos devem ser mudados de quatro em quatro horas, aproximadamente, dependendo do fluxo menstrual. Os tampões:  Os tampões são um método de protecção menstrual interna, uma vez que absorvem o fluxo antes de sair do corpo. Muitos tampões possuem um aplicador: um sistema que facilita a sua colocação de forma cómoda e higiénica. Uma vez dentro, os músculos da vagina, pressionam suavemente o tampão, impedindo que este caia.
  5. 5. O CICLO MENSTRUAL  O ciclo menstrual corresponde ao intervalo de tempo entre o primeiro dia de um período e o primeiro dia do período seguinte. O ciclo pode durar entre 21 e 35 dias, mas normalmente são 28 dias. Durante este ciclo, o corpo experimenta 4 fases.
  6. 6. FASES DO CICLO MENSTRUAL  1ª Fase: período. O período ocorre porque o óvulo que se encontra numas das trompas de Falópio não foi fecundado por nenhum espermatozóide. O endómetrio, já preparado para receber o óvulo fecundado, torna-se desnecessário e solta-se. O desprendimento deste tecido, dotado de muitos vasos sanguíneos, dá origem ao fluxo menstrual.  2ª Fase: pré-ovulação. Imediatamente após o período, as hormonas produzidas pela a hipófise (uma pequena glândula situada na base do cérebro) alertam os ovários que chegou o momento de mudar outro óvulo. Simultaneamente, as hormonas segregadas pelos ovários fazem com que o endómetrio (ou camada interna do útero) comece de novo a crescer e a prepara-se para uma possível gravidez.
  7. 7. FASES DO CICLO MENSTRUAL  3ª Fase: Ovulação. O óvulo (já maduro) sai do ovário e vai para o útero através de uma das trompas de Falópio (a esquerda ou á direita, segundo seja o ovário esquerdo ou direito a gerar o óvulo). O óvulo tem uma vida fértil de 24 a 48 horas. A ovulação pode produzir-se a qualquer momento do ciclo (ovulações espontâneas), até mesmo durante o período.  4ª Fase: Pós-ovulação. O óvulo chega ao útero entre sete a dez dias depois da ovulação. Se não foi fecundado por um espermatozóide, o óvulo morre e é eliminado juntamente com o fluxo menstrual. A partir desse momento começa uma nova menstruação e, com ela, a primeira fase de uma novo ciclo.
  8. 8. PUBERDADE  A puberdade são as transformações psicológicas acompanhadas pelas mudanças morfológicas que se reflectem no comportamento e modo de pensar.
  9. 9. CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS FEMININOS
  10. 10. PUBERDADE NAS RAPARIGAS A puberdade nas meninas começa por volta dos 9 ou 10 anos e é caracterizado pela primeira menstruação e o desenvolvimento dos órgãos genitais e da mamas. As principais características são: - alargamento dos ossos da bacia; - início do ciclo menstrual; - surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas; - depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; - desenvolvimento das mamas.
  11. 11. CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS MASCULINOS
  12. 12. PUBERDADE NO RAPAZES - A puberdade nos rapazes começa por volta dos 11 ou 12 anos e é caracterizado por um período de intensas mudanças. As principais mudanças são: -ocorre a primeira ejaculação -surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito; - aumento dos testículos e do pênis; - crescimento da barba; - voz grossa; - ombros mais largos; - aumento da massa muscular; - início da produção de espermatozóides; - aumento do peso e da estatura.
  13. 13. HORMONAS  As hormonas são quot;mensageirosquot; químicos especiais que controlam várias actividades no interior de um organismo. As hormonas humanas são segregadas pelas glândulas endócrinas. Algumas actuam apenas em áreas específicas do corpo (células-alvo ou órgãos-alvo), outras são responsáveis por desencadear uma resposta por parte do organismo em geral.
  14. 14. HORMONAS FEMININAS Definição de progesterona  A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno. É o estrógeno que faz o aspecto da mulher, físico e emocional.
  15. 15. HORMONAS FEMININAS Conceito de Estrogénio  Os Estrogénios (também designadas por hormonas sexuais femininas) são hormonas ováricas, pertencentes ao grupo das hormonas estrogénicas e são produzidas pelas células foliculares.
  16. 16. HORMONA MASCULINA  Testosterona é uma hormona esteróide produzido, nos indivíduos do sexo masculino, pelos testículos (os quais também produzem espermatozóides e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento).
  17. 17. A Primeira Menstruação De Mafalda Mafalda teve a sua primeira menstruação quando estava sozinha em sua casa e não sabia o que fazer. Foi então que se lembrou de ir até à casa do seu melhor amigo, Carlinhos. Quando chega a sua casa diz: - Olá Carlinhos, a tua mamã está? - Não, Mafalda, mas em que posso eu ajudar? - Não, Carlinhos, não podes ajudar, são coisas de mulheres que nem te posso contar. - Mas, diz-me Mafalda, claro que posso ajudar, eu sei tudo sobre mulheres. - Não, Carlinhos, e a tua irmã está? - Não, Mafalda, mas conta-me, já te disse que sei tudo sobre mulheres. - Não, Carlos, deixa-me! Não percebes? E a tua empregada, está? - Não, Mafalda, mas conta-me, quantas vezes preciso de dizer que sei tudo sobre mulheres. - Bom... Carlinhos, vou-te contar... Mafalda levanta a saia e Carlinhos vê que ela estava toda cheia de sangue. Carlinhos, horrorizado, diz-lhe: - Mas Mafalda, que fizeste???? ARRANCASTE OS “TOMATES”!!!!!!???????  Homens!!!
http://pt.slideshare.net/veronicasilva/adolescncia-e-as-transformaes-do-corpo

Nenhum comentário: