Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 30 de março de 2015

Arroz vermelho é opção para controlar o colesterol



O arroz branco e também a sua versão integral não estão sozinhos. O chamado arroz vermelho é usado atualmente como suplemento alimentar em muitos países, mas, há milhares de anos, faz parte da culinária asiática, principalmente das refeições chinesas.


O grão é composto pelo inibidor monacolina K, que ajuda no controle do colesterol total e do colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim.


Talvez você se surpreenda ao saber que o arroz vermelho não chega a ser novidade no Brasil. Segundo dados do National Geographic Brasil, esse tipo de arroz foi a única variedade a ser produzida por aqui até o século XVIII.


A região Nordeste foi a principal produtora. Após esse período, a Corte Portuguesa importou dos Estados Unidos o arroz-da-carolina, considerado mais rentável, e proibiu a produção da variedade vermelha do grão.
Grão vermelho possui mais proteínas e fibras do que a versão branca. Foto: iStock, Getty Images
Arroz branco X arroz vermelho
Mesmo com a proibição da Corte Portuguesa, a cultura do arroz vermelho sobreviveu e se manteve no cardápio de muitos nordestinos, sendo servido tradicionalmente com o feijão de corda.


A composição nutricional de uma porção de 50g desse grão contém 170 calorias, 3,2 gramas de proteínas, 1,46g de gorduras, 36,7g de carboidratos, 1,84g de fibras, 0,47mg de sódio, 0,4mg de ferro, 727mg de potássio, 0,17mg de vitamina B1, 1,39mg de vitamina B3 e 0,18mg de vitamina B6.


Essa variedade de arroz apresenta 15% a mais de proteínas e duas vezes mais fibras que o arroz polido. O grão vermelho também tem o ciclo de cultivo curto, em torno de 100 dias, e necessita de cuidados especiais desde o plantio até a secagem.


Já o arroz polido perde parte de suas substâncias nutricionais no polimento. Nesse processo, é retirado a casca e germe. Assim, o arroz se torna rico em carboidratos e pobre em proteínas.


A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), listou os componentes nutricionais do arroz polido em uma porção de 100g: 358 calorias, 7,2g de proteínas, 0,3g de gorduras, 78,8g de carboidratos, 0,5g de cinzas, 4g de cálcio e 30g de magnésio.


Benefícios do arroz vermelho
O arroz vermelho, além de ser benéfico para pessoas que necessitam controlar o colesterol LDL e os níveis de colesterol total, contém também isoflavona.


Essa substância auxilia no alívio dos desconfortos causados pela menopausa, atuando diretamente nas ondas de calor que a mulher sofre constantemente nesse período.


A variedade de grão apresenta substâncias importantes para o sistema imunológico, e também fornece proteção às células contra os radicais livres. E por que os radicais livres são tão perigosos? Segundo o Ministério da Saúde, essa substância está relacionada ao envelhecimento precoce também ao desenvolvimento do câncer.


Entretanto, esse alimento exige atenção e acompanhamento médico em casos que o indivíduo seja medicado com lovastatina. Entre esse medicamento e o arroz vermelho, podem ocorrer alterações nos efeitos da medicação.


Doutíssima do Terra

Nenhum comentário: