Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO SUGESTÕES DE ATIVIDADES

PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES






A prática de produção de texto pode se basear em diversos procedimentos e técnicas. O mais importante é que o professor tenha bem certo em sua mente o rumo que deseja seguir. Pois nada adianta produzir textos sem objetivos concretos e reais.


Segue abaixo uma série de sugestões que poderão nortear sua prática:

PRODUÇÃO DE TEXTO À PARTIR DE DESENHO:
com a exposição em sala de aula de qualquer figura (desde uma foto de uma pessoa ou uma paisagem) pode se produzir um texto, porém é importante lembrar que desta forma, para que o aluno produza um bom texto o professor deve primeiramente explorar a figura oralmente com perguntas que estimulem o aluno a pensar em uma situação para o desenho ou que o leve a perceber particularidades e consiga à partir das perguntas formular um texto. Neste momento de exploração oral o professor deve estar atento a separação das idéias em parágrafos e conversando com os alunos sobre a questão.

Por exemplo, ao mostrar uma paisagem com algumas pessoas, pode se formular perguntas como:

.o que você pode ver no desenho?

.há pessoas na cena?

Quantas? Quem são elas?

Você as conhece?

O que elas estão fazendo?

Como está o dia ou a noite no desenho?

As pessoas estão felizes?

Organizando as respostas, o professor juntamente com seus alunos poderá produzir um texto sobre um passeio de uma família pelo lugar da cena do desenho e conseguir explorando a criatividade do aluno, uma excelente produção.

Uma paisagem sem pessoas, pode servir de inspiração para que o aluno imagine como seria morar naquele lugar, (uma montanha, uma floresta por exemplo, etc ou uma aventura realizada naquela cena).


PRODUÇÃO DE TEXTO PARA FIXAR CONTEÚDOS
válida em todas as áreas do conhecimento como para mostrar o que aluno aprendeu sobre um texto de Ciências sobre o Universo, este tipo de produção de texto mostra o que o aluno fixou do conteúdo à ele exposto, contando ou explicando com suas palavras.


PRODUÇÃO DIRIGIDA DE TEXTO –
antes de cobrar que o aluno separe seus textos perfeitamente em parágrafos e utilize de outras regras da Língua Portuguesa, a produção dirigida de texto é uma forma de o aluno perceber a separação de idéias. Neste caso específico o professor vai dirigindo o texto de cada aluno oralmente com perguntas. Pede à todos que iniciem um parágrafo e faz alguma pergunta que deve ser respondida pelo aluno à medida que escreve um parágrafo.

Exemplo de questões :

1º parágrafo: quando se passou a história?

Espera-se que o aluno conte o tempo que a história passou, não respondendo à pergunta: “a história se passou “ mas contando com suas palavras : Há muito tempo atrás...

Onde se passou a história? E o aluno continua:...numa floresta bem longe de qualquer lugar que existia pessoas...

Quem estava na história? ...Joãozinho, Maria e Roberto...

Fizeram o quê?... foram passar o dia perto da cachoeira.

Neste tipo de produção, o professor vai estimulando a criatividade do aluno, hora dando um local para se passar a história, hora dando as personagens e contando o perfil de cada uma para que o aluno acrescente conteúdos mas não tenha que partir do zero para produzir.

Desta forma também o aluno vai percebendo porque precisa mudar de parágrafo, uma vez que a professora está dizendo que agora, será iniciado um novo parágrafo e o que vai ser escrito ou contado neste parágrafo.


PRODUÇÃO DE TEXTO COM SEQÜÊNCIA LÓGICA -
existem cenas com três ou quatro figuras que dão origem à textos com seqüência lógica. Dependendo da quantidade de figuras delimita-se a quantidade de parágrafos( três cenas, três parágrafos, etc). este tipo de produção de texto deve ser usada pelo professor para estimular a paragrafação pois normalmente numa seqüência com três desenhos o primeiro desenho mostra os personagens e o local onde a história se passa, o segundo desenho mostra a continuação da história ou o que foi que aconteceu e o terceiro desenho mostra como a história terminou, mostrando assim que a história tem início, meio e fim. Pode-se dependendo do objetivo do professor explorar os desenhos oralmente com a sala toda e depois pedir para que cada um escreva a sua história.


PRODUÇÃO IMAGINADA DE TEXTO-
nesta modalidade de trabalho, o professor inicialmente contará com a imaginação do aluno, pedindo para que eles fechem os olhos e imaginem as cenas que o professor dizer. Neste caso, o professor vai estimulando a criatividade do aluno com perguntas subjetivas e vagas, dando-lhes um referencial como o lugar e quem são os personagens e o que vai se passar, porém, o aluno entra com sua imaginação onde as perguntas ficam vagas, por exemplo. O professor pede para que o aluno feche os alhos e imagine que a sua turma vai realizar um passeio, que todos se reuniram na escola, comeram um lanche bem gostoso( os alunos imaginam qual era esse lanche ) e saíram de ônibus para passear. No caminho, o trânsito estava parado porque tinha acontecido um acidente na estrada(o aluno imagina o que era esse acidente e a gravidade, se haviam mortos ou somente feridos, ou ninguém havia se machucado apenas os carros haviam se estragado etc.) Imaginam também quanto tempo eles ficaram parados, se eles fizeram alguma coisa enquanto esperavam que a estrada fosse liberada, etc. e assim vai se continuando a história, fazendo com que eles coloquem suas impressões pessoais em cada cena. Quando eles terminarem de imaginar a história o professor separa no quadro o que é para ser contado em cada parágrafo. Ex.: 1º parágrafo, que horas todos chegaram na escola, o que comeram. 2º parágrafo o início do passeio entrando no ônibus escolhendo o lugar. 3º parágrafo: o acidente. 4º parágrafo, o local que eles foram visitar. 5º parágrafo, a volta e o fim do passeio. Normalmente usando essa técnica a criatividade dos textos é excelente.


NÓS DOCENTES PRECISAMOS REVER NOSSA PRÁTICA DIDÁTICA,
DE FORMA A EMPREGAR PROCEDIMENTOS EFICAZES QUANTO A
PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA, SEGUINDO ESSA
NOVA ABORDAGEM FORMAREMOS VERDADEIROS ESCRITORES.

http://claudiapilotto3.blogspot.com.br/

Técnicas de Pintura




















http://companheirosdaeducacao.blogspot.com.br/2013/08/tecnicas-de-pintura.html

ATIVIDADES CIÊNCIAS E GEOGRAFIA 3°, 4° e 5° anos II


.

Mapa do Brasil


Movimentos da terra - Rotação e Translação


Ossos do corpo humano


Árvores frutíferas - Cruzada


Partes do corpo humano


Sistema solar


Vegetação


Planeta Terra e o sistema solar

http://www.atividadesedesenhos.com/2011/11/atividades-ciencias-e-geografia-3-4-e-5_1021.html

40 ATIVIDADES CIÊNCIAS E GEOGRAFIA 3°, 4° e 5° anos



.

Locomoção dos animais


Alimentação dos animais


Seres vivos


Alimentação e nutrição


A Lua - questionário


O globo terrestre


Meios de transporte


Movimentos da terra - complete


Seu estado - identifique no mapa

http://www.atividadesedesenhos.com/2011/11/atividades-ciencias-e-geografia-3-4-e-5_6207.html

ATIVIDADES HISTÓRIA DO BRASIL III



.

Mapa do Brasil


Brasil - Ferrovia


Guerra do Paraguai - Questionário


Independência do Brasil


Brasil 500 anos - cruzada


História - Falso ou verdadeiro


Curiosidades - Ligar


Império - Partidos políticos

http://www.atividadesedesenhos.com/2011/11/atividades-historia-do-brasil-i.html

Folha seca

Folha seca



Folha seca está com sede
De muito amor e carinho
Com pincel e tinta colorida
Vamos pintar a sua dor

Juntaram várias crianças
Pintando uma de cada cor
Ficou uma beleza o colorido
Nisso aparece um vento

Ele olhou aquela maravilha
Resolveu colorir o céu
Deu um sopro bem forte
As folhas pegaram altura

De repente o céu anuviou
Escuro, começou a chover
Tadinhas das folhas secas
Agora irão morrer de vez
  http://mundodosinocentes.blogspot.com.br/2014/09/folha-seca.html

Mandalas: figuras geométricas terapêuticas.

Ouvimos muito falar sobre Mandalas, mas será que nós sabemos mesmo o que vem a ser estas lindas imagens que por vezes nos deixam hipnotizadas tamanha beleza que se apresentam. Eu sou uma grande apreciadora destes círculos sagrados e já comprovei que te-los por perto é extremamente benéfico para o equilibrio do nosso EU. Hoje o Bigmãe traz para vocês mais um artigo exclusivo, de autoria de Yolanda Castillo Terapeuta Holística, que nos ensina o significado das Mandalas.
Mandalas: Figuras geométricas terapêuticas

O que são os mandalas?

A palavra mandala provem do sânscrito e significa círculo sagrado. Por isso podíamos descrevê-los como formas geométricas perfeitas que representam o infinito e ressoam com o infinito que se encontra em cada um de nós.

Este mandala estimula a alegria e boa disposição nas crianças - Imagem Mandalas do Universo ©

O que entendemos pela expressão “infinito”?

Tudo o que nos rodeia tem uma composição absolutamente perfeita, porque está criado mediante a geometria sagrada do Universo. Até a partícula mais diminuta do infinito é perfeita. O ser humano também se inclui dentro deste enquadramento. O nosso organismo está formado por geometria perfeita, também chamada geometria sagrada, que ressoa no mais profundo do nosso ser, com a nossa essência. Não só a matéria que nos compõe é ressonante com a geometria sagrada dos mandalas, mas também os padrões psico-emocionais.

Como é possível que os padrões psico-emocionais ressoem no nosso organismo?

É simples, o corpo humano está formado maioritariamente por água. Elemento que por sua vez apresenta uma relação estreita com as emoções. A composição de cada molécula de água é geometricamente exata e perfeita, mas ao mesmo tempo, cada forma-pensamento que emitimos tem uma estrutura de geometria sagrada. Deste modo, comprovamos que cada emoção que emanamos tem uma forma geométrica que automaticamente modificará positiva ou negativamente as moléculas de água do organismo, que por sua vez é ressonante entre elementos e geometria.

Mandala Kármico - Contra Depressão - Imagem Mandalas do Universo ©

Foi o Doutor e psiquiatra Carl Gustav Jung, mediante estudos e experiências com os seus pacientes, aquilo que conhecia dos mandalas e do seu uso ancestral no Tibete, que descobriu estes efeitos ressonantes e seus excelentes efeitos terapêuticos. Uma vez que a geometria sagrada ressoa em organismos vivos, Carl Jung cria que a combinação dos mandalas de forma terapêutica e organizada, poderia ser útil em tratamentos.

Podemos melhorar padrões psico-emocionais negativos e nocivos com os mandalas?

Claro que sim, os mandalas são criados mediante fórmulas perfeitas de geometria sagrada que nos permitem criar desenhos que estimulem emoções e qualidades positivas como o amor, autoestima, alegria, paciência, perdão, paz ou serenidade, entre muitas outras, e também nos permite trabalhar com formas geométricas que compõem cada mandala, que nos ajudam a reequilibrar-nos emocionalmente e/ou energeticamente, melhorar processos celulares degenerativos, quadros depressivos e obsessivos, etc.

Mandala terapêutica infantil - Equilíbrio emocional com a energia da agua - Imagem Mandalas do Universo ©

Como conseguem ajudar-nos?

Mediante a colocação de mandalas para o efeito, num lugar onde passemos grande parte do nosso tempo, em nossa casa ou trabalho, uma vez que este, pela sua composição, emana uma energia que, mediante a sua ressonância, quebra e limpa, do nosso corpo, memória celular, ADN, chacras, etc., esses padrões negativos para os quais estão preparadas as codificações dos mandalas. Lentamente, ajudam a reverter o processo. Também podemos meditar sobre o mandala em questão. Deste modo seremos mais conscientes do trabalho de rotura e desbloqueio que os mandalas fazem em todos os aspetos da nossa vida.

Do mesmo modo, acontece com os mandalas que estimulam qualidades positivas, se forem colocados num lugar conflituoso, ou onde existe stress, falta de concentração, etc.; para estimular precisamente tudo aquilo que está em falta; os mandalas emanarão essa energia de que necessitamos e ao fim de aproximadamente uns 21 dias, começamos a sentir as diferenças.

Os mandalas são “formas” terapêuticas de auto-cura, mas para conseguirmos os efeitos desejados, temos que querer realmente mudar e iniciar um processo de mudança. Assim o mandala se converterá num fiel amigo que nos acompanha e estimula a mudança.

O mandala ajuda-nos a submergir-nos nas profundidades da nossa essência, enfrentarmos as nossas imperfeições, tomar consciência delas e emanar energia de auto-cura, mudança e regeneração.

Yolanda Castillo
Centro de Medicina Holística

Filhos da miséria









Oh! Senhor, olhe Tua criação
Debaixo d'um céu tão lindo!
A miséria que chora o estômago
D'um triste mundo tão desigual!


Já é passado o tempo da Tua obra
Não deixais sofrer os pequeninos
Que culpa tiveram desse triste viver?
Falta pão, falta o leite, falta a vida


Enquanto muitos sorriem a pobreza
Umas esmolas, às vezes, vem trazer
Batem fotos, a esperança da comida
Que chega sorrateira em dias de eleições


Não foi esta criação que Tu quiseste
Para todos os Teus filhos amados
Venha socorrer as crianças da Terra
Que sequer sabiam que iriam nascer

http://mundodosinocentes.blogspot.com.br/2014/09/filhos-da-miseria.html

ATIVIDADES HISTÓRIA DO BRASIL II



.

Descobrimento do Brasil


História do Brasil - Exercícios


História do Brasil - Caravelas


Partes da História do Brasil


Independência do Brasil


Dia da Derrama


Brasil - Exportação


Descobrimento do Brasil - Marcar a resposta certa

http://www.atividadesedesenhos.com/2011/11/atividades-historia-do-brasil-ii.html