Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

terça-feira, 22 de julho de 2014

Projeto Pai.


Olá, amigos!!!!!

Julho é o mês das férias escolares e logo em seguida vem o mês de Agosto com datas comemorativas importantes para se trabalhar na sala de aula.

Pensando nisso, eu pesquisei na net e encontrei esse Projeto Escolar para o Papai e vou disponibilizar aqui para vocês.

Logo abaixo, vocês terão atividades relacionados com o tema Pai, que vocês poderão fazer junto com seus alunos.











Poderá também gostar de:

http://mundocoloridodacrianca.blogspot.com.br/2012/07/projeto-pai.html

Lendas do nosso Folclore.

Olá, amigos!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos falar agora um pouco sobre o Folclore Brasileiro e seus personagens muitos especiais.


Dia 22 de Agosto é o dia do Folclore e é muito importante sabermos explicar para as crianças o significado de alguns personagens que já são conhecidos, alguns encantam e outros que dão até medo( rsrsrsrsrsrs )!!!!!!!!!!!!!


Esta pesquisa eu fiz em um Blog super legal chamado Educriança (http://educrianca.blogspot.com.br/2009/07/personagens-do-folclore-brasileiro.html ), que vale a pena conferir seu rico conteúdo.



Vamos lá:

Saci-Pererê
O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.
Sua principal característica são as travessuras, entre elas, amarrar o rabo dos cavalos.
Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.
Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.
Conta a lenda que esses seres danados nascem nos brotos de bambu.




Mula sem cabeça.
A Mula sem Cabeça é uma das principais lendas do folclore brasileiro. A lenda diz que toda mulher que tivesse pensamentos ou relações amorosas com um padre se tornaria uma mula-sem-cabeça. Esse monstro possuía a forma de uma mula marrom ou preta, sem a cabeça, soltando fogo na região de onde seria esse membro. Além disso, a mula-sem-cabeça tinha cascos de aço ou prata e um relincho que poderia ser ouvido a muitos metros de distância.





Boitatá.


O Boitatá é o gênio que protege as campinas e sempre castiga os que põem fogo no mato.
Quase sempre ele aparece sob a forma de uma cobra muito grande, com dois olhos enormes, que parecem faróis. Às vezes, surge também com a aparência de um boi gigantesco, brilhante.





Boi Bumbá.


Conta-se a lenda que grávida, Mãe Catirina desejava comer a língua do boi mais bonito da fazenda onde vivia, o que leva seu marido, o peão Pai Francisco, a matar o animal de estimação de seu patrão. O homem é descoberto e preso. Para salvar o boi, o amo manda chamar um médico e um padre, que acabam conseguindo ressuscitar o animal. Pai Francisco é perdoado e todos iniciam uma grande festa.







Vitória- Régia.




A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.


Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.


Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.





Curupira.
Protetor da floresta e dos animais, o Curupira é um menino muito esperto que tem os cabelos vermelhos e os pés voltados para trás, ele tem os pés dessa forma para enganar os caçadores e todos aqueles que querem destruir o seu lar.
Um dos truques do Curupira é jogar um encanto nos caçadores para que esses se percam na floresta.



Boto Rosa.


De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.





A lenda da Iara.

Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.Fonte:http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_iara.htm





A lenda da Cuca.


A Cuca é uma importante e conhecida personagem do universo do folclore brasileiro. É representada por uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais. 

Acredita-se que esta lenda tenha surgido na Espanha e Portugal, onde tem o nome de "Coca". Neste país, ela era representada por um dragão que havia sido morto por um santo. A figura aparecia principalmente nas procissões. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização.

Ao chegar ao Brasil, a figura da Cuca passou a ser representada, em muitas regiões, como uma velha brava com cabelos compridos e desgranhados, semelhante a uma bruxa.Fonte:http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_cuca.htm






Negrinho do Pastoreio.


De acordo com a lenda, havia um menino negro escravo, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo. Ao retornar á fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo. colocou o menino pelado dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Conta a lenda que foi um milagre que salvou o menino, que foi transformado num anjo.

http://mundocoloridodacrianca.blogspot.com.br/2012/07/lendas-do-nosso-folclore.html

ATIVIDADES COM A LETRA J - TREINO DE ESCRITA DA CONSOANTE J - JA - JE - JI - JO - JU








"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."
Maurício de Sousa

















Poderá também gostar de:
http://www.planetaatividades.com/2012/04/atividades-com-letra-j-treino-de.html

ATIVIDADES COM A LETRA F - ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LEITURA COM A FAMÍLIA DO F - FA - FE - FI - FO - FU











A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele. (George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês) 






Poderá também gostar de:
http://www.planetaatividades.com/2012/04/atividades-com-letra-f-atividades-de.html

Atividades prontas sobre os seres vivos e seres não vivos - seres que tem vida e seres que não possuem vida


Atividades sobre seres vivos e seres que não possuem vida:
















Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza.

Para terem vida a para continuar vivendo, é essencial a função alimentar.

Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos.

A esse processo chama-se a função reprodutora.

As plantas reproduzem-se, umas através de sementes, outras por estaca, ou seja, por meio da plantação de novas plantas.


Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros geram-se na barriga das suas mães.

Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.

Nós, as pessoas, fazemos parte do grupo dos animais. O que nos distingue dos outros é o facto de termos pensamento e possuirmos raciocínio, enquanto que os restantes animais reagem só por instinto. 

Há plantas de cores variadas e tamanhos diferentes. Mas todas se alimentam pela raiz, por onde extraem a seiva da terra, ou seja, o alimento de que necessitam.

A água e o oxigénio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos.

As plantas respiram pela folhagem e têm uma função importantíssima na Natureza, pois produzem oxigénio para purificar o ar. A produção do oxigénio faz-se durante o dia. De noite, elas absorvem oxigénio na sua respiração. 

Os animais podem viver na terra, no ar e na água. Alguns possuem características que lhes possibilitam a vida na água e na terra – por exemplo, a rã, a tartaruga, a salamandra. Estão adaptados ao ambiente em que vivem, com modos de vida próprios. 

Os animais deslocam-se andando, rastejando, correndo, voando, nadando, saltando… 

Uns são minúsculos, outros são enormes. Apresentam formas muito diferentes. O revestimento do corpo e os seus hábitos alimentares também variam.

Há animais que só se alimentam de carne, por isso chamam-se carnívoros (por exemplo, o leão). Outros só se alimentam de vegetais, são os herbívoros (por exemplo, a vaca). 


As pessoas são animais omnívoros, pois alimentam-se de carne e de vegetais.

Poderá também gostar de:

http://www.planetaatividades.com/2012/05/atividades-prontas-sobre-os-seres-vivos.html