Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Atividades com a Letra B







Fonte: Livro Tindolele

Como Educar Filhos Responsáveis.

Como Educar Filhos Responsáveis:por Roseli Brito 
Hoje em dia, somos bombardeados com mensagens contraditórias sobre como educar filhos responsáveis . É fácil receber conselhos da mídia , parentes e de outros pais e então começamos a nos questionar se estamos realmente fazendo as coisas do jeito certo. 
Parte da razão pela qual isso está acontecendo é porque os adultos , assim como as crianças , são mais estimulados. Estamos mais conectados e ligados, o que significa que recebemos muita informação de várias fontes. Temos acesso fácil a todo tipo de conselhos na web ( bons e ruins), via redes sociais e fóruns, sobre como outros pais estão educando os filhos. 
Isso significa que também estamos, de forma mais incisiva, nos comparando aos outros pais, e ao fazer isso somos julgados pois ficamos expostos a receber mais críticas dos outros também. Estamos vivenciando uma sobrecarga informacional e emocional muito grande, o que está acarretando que muitos pais sintam-se oprimidos e confusos sobre o que fazer no que refere-se a tarefa de educar os filhos. 
Lembre-se: “ Dar casa e comida não é o bastante para educar os filhos “
COMO EDUCAR FILHOS REBELDES E AGRESSIVOS ? 
Sempre aconselho os Pais a confiarem nos seus instintos, afinal, você conhece seu filho melhor que ninguém e no final é você que deverá tomar as decisões por ele até que o mesmo tenha idade e maturidade para tal. 
No livro Filhos o Que Fazer com Eles: Sugestões para acertar sempre é amplamente debatido a questão das famílias serem emocionalmente inteligentes, posicionarem-se como líderes e desenvolverem com os filhos um laço de admiração e respeito. Por isso use de muito critério ao receber os conselhos da vizinha, da sua irmã, da sua cunhada, pois geralmente todos esses conselhos chegam até você carregados de alta carga emocional e juízo de valor e por esta razão, muitas vezes, não contribuem para a educação dos seus filhos. 
Uma das maneiras mais importantes para sair do labirinto de tantos conselhos, por vezes contraditórios e livrar-se da culpa e das comparações com outros pais é compreender o que você é e não é responsável quando se trata de educar os filhos. 
O que não é responsabilidade sua : 
Deixar os seus filhos sempre contentes. Não me interpretem mal, é bom para os seus filhos sentirem-se contentes no geral. Mas isso significa que haverá muitas vezes, especialmente quando você estiver educando de modo mais responsável, em que seus filhos ficarão muito furiosos quando você tiver de estabelecer limites ou aplicar as consequências quando um regra for quebrada ou não cumprida.Isso é parte da sua função: jamais tomar decisões com base no que os seus filhos vão gostar ou tolerar e sim tomar as decisões que são melhores para eles e o bom funcionamento da família.
Obter a aprovação dos outros . Vamos ser sinceros, você não precisa de outros adultos em sua vida para lhe dizer que você está fazendo a coisa certa. Educar os filhos não é um concurso de popularidade em sua família ou em sua comunidade. Claro, é natural e justo que você se sintam feliz quando a professora comenta que o seu filho está fazendo algo bom e correto, porém nem sempre é isso que os pais ouvirão, por esta razão não fique frustrada por não receber o apoio e aprovação dos outros o tempo todo.
Controlando os filhos. Seus filhos não são fantoches e você não é um marionetista . Simplesmente não há uma maneira lógica a qual você possa controlar cada movimento que seu filho faz ou tudo o que seu filho diz , especialmente fora de sua casa. As crianças têm vontade própria e agirão em seu próprio benefício , e muitas vezes visando apenas os próprios interesses. É importante lembrar-se que se o seu filho não está fazendo a lição de casa , mesmo apesar dos seus esforços para motivá-lo e mantê-lo na rédea curta , a nota baixa ou vermelha que virá no próximo boletim é somente dele , fruto e consequência do trabalho que ele realizou ou deixou de realizar. Claro que é preciso que fique claro que a consequência para esta situação existe e que ela será aplicada. Assim, caberá a você criar novas rotinas de estudo, ter um contato maior com os professores para acompanhar o rendimento escolar dele, acompanhar de modo mais incisivo as tarefas de casa, acompanhar a execução dos trabalhos de escola mais profundamente até que no próximo bimestre o seu filho lhe traga um resultado aceitável. Os pais não podem controlar os filhos todo o tempo, porém podem e devem deliberadamente influenciá-los a assumirem as próprias responsabilidades e fazemos isso quando criamos regras, estabelecemos limites e aplicamos as devidas consequências.
COMO EDUCAR OS FILHOS: USANDO CONSEQUÊNCIAS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA MUDAR O COMPORTAMENTO DOS FILHOS 
4. Fazer para seus filhos o que eles são capazes de fazer por si mesmos. Muitas, muitas vezes nossos filhos nos pedem para fazer algo para eles que nós sabemos que eles são capazes de fazer por conta própria.
Seu filho ainda não consegue arrumar a cama perfeitamente na primeira vez , mas a prática ( e fazê-lo de forma imperfeita várias vezes) é o que ele precisa para chegar ao ponto em que ele aprenderá a fazer isso por conta própria.
Eu não estou dizendo para deixar o seu filho solto à própria sorte e ficar encarregado de preparar o próprio café da manhã, ou o almoço só porque ele já é grandinho e já sabe manusear o fogão ou micro ondas. O que estou dizendo é possibilitar situações desafiadoras de vez em quando para que os seus filhos possam vivenciar novos aprendizados equilibrando com a aquisição de novas responsabilidades.
5. Você não tem que ser o Super-Homem ou a Mulher Maravilha. Estes personagens conseguem fazer tudo perfeitamente certo? Você não é um deles, e nem deve se esforçar para ser . Ao invés disso, tente focar em atender uma situação de cada vez ou crie uma programação de coisas para fazer a cada dia, assim você consegue dar conta das coisas importantes e as questões menores você distribui para realizar ao longo de cada dia. Com esta estratégia você se organiza e conseguirá dar conta da educação dos filhos e do cuidado com a família
O que é responsabilidade sua : 
1. Tomar decisões difíceis. Significa tomar decisões que na maioria das vezes os seus filhos não vão gostar. Não me interpretem mal – mas se as decisões que você anda tomando ultimamente sempre agradam aos seus filhos então isso é um sinal de que talvez você não esteja no caminho certo.
Lembre-se: você não é obrigada a dar longas explicações sobre suas decisões. Se está na hora de fazer a lição de casa, ou desligar a TV para tomar o banho isso deve ser feito porque você estabeleceu assim, não entre no bate-boca com o seu filho. 
COMO EDUCAR OS FILHOS: INDEPENDÊNCIA COM RESPONSABILIDADE 
2. Ensinando os filhos a serem independentes. Um dos papéis mais importantes dos Pais é “ educar para libertar”, conforme o livro Filhos o que fazer com eles a pergunta que é feita é “ será que é boa a estratégia de educar superprotegendo e enfraquecendo as forças interiores dos filhos, ou é melhor que os eles sejam lutadores firmes e fortes , pessoas de bem e com muito sucesso na vida ? “ .
É tarefa dos Pais ensinar aos filhos a desenvolverem suas habilidades, e dar-lhes valores familiares , a fim de permitir que eles se tornem mais e mais independentes. Chega um momento em que seu filho precisa aprender ter domínio sobre as suas emoções, saiba amarrar os sapatos , escrever seu nome, e saiba lidar e compartilhar com os amigos.
Com o tempo, essas habilidades tornam-se parte do que ele é e faz, isso fará toda a diferença no momento em que ele ficar mais velho e tiver de dizer não às drogas, dirigir um carro, e candidatar-se a um emprego , por exemplo.
3. Faça-o tornar-se responsável: . No mínimo , isso significa estabelecer alguns limites com seus filhos quando eles estão se comportando de forma inadequada. Por exemplo, quando o seu filho está adiando a lição de casa, você deve desligar a TV e dizer: ” Com a TV ligada a sua lição de casa está sem fazer. Uma vez que a sua lição esteja concluída você pode ligar a TV novamente.
A conduta firme dos Pais aliada a um conjunto de rotinas e consequências fazem toda a diferença no sentido de educar os filhos para alcançarem a maturidade e responsabilidade que necessitarão na vida adulta. Só casa e comida não torna os filhos responsáveis, é necessário que os Pais, deliberadamente, criem todas as condições para estimular novos comportamentos nos filhos.
COMO EDUCAR OS FILHOS: APLICANDO CONSEQUÊNCIAS QUE FUNCIONAM 
4. Reviravolta.Isso só é bom quando estamos nos divertindo em uma montanha-russa . No entanto, todos nós sabemos que a vida é cheia de altos e baixos e muitas vezes há momentos em que ela parece até virar do avesso.
Isso significa que para o seu filho, também haverá momentos em que tudo parecerá estar em ordem , um grande divertimento, porém haverá outros em que ele terá de lutar para superar situações de conflito e/ou desafio. Assim é a vida.
Por isso não se culpe quando isto acontecer, concentre-se em encontrar formas positivas de auxiliá-lo, dar o apoio que ele necessita. Se você não conseguir ajudá-lo em uma dada questão então busque ajuda fora da sua família, como por exemplo um Coach de Pais se for o caso. 
5. Faça o seu melhor. Tentar, pelo menos , é realmente tudo o que você pode fazer às vezes. Trata-se de uma tarefa constante : se esforçar para encontrar o equilíbrio entre fazer muito ou fazer o menos possível, aplicar conseqüências que não sejam muito duras , mas que também não sejam muito brandas.
Educar os filhos muitas vezes assemelha-se a um equilibrista que a todo tempo precisa dar conta de todos os pinos no ar sem deixar que os mesmos venham ao chão. 
Acima de tudo , lembre-se de que seu filho é único e você o conhece melhor do que ninguém no planeta. 
Você continuará sendo bombardeada com muitas informações acerca de como educar os filhos. Mas, lembre-se: você é o especialista no seu filho e por esta razão isso lhe dá o direito de tomar as suas próprias decisões sobre como educá-los de forma que os tornem mais independentes e responsáveis, de uma maneira amorosa e respeitosa sempre atendo também às necessidades deles. 
Ao fazer isso lembre-se das nossas dicas e da tarefa de todos os Pais que é: educar os filhos para que sejam pessoas responsáveis, dignos e que contribuam com a sociedade em que vivem,tornando assim o mundo muito melhor de se viver. 
FONTE: http://comoeducarosfilhos.com.br/como-educar-filhos-responsaveis/

ADOLESCENTE E QUARTO BAGUNÇADO

Se toda vez que tiver que entrar no quarto do seu filho adolescente você já entra em pânico, saiba que você não está sozinha. A maioria das mães ficam de cabelo em pé só de pensar em fazer isso!
O desespero deve-se ao fato de que é um verdadeiro `parto` fazer com que os filhos arrumem o próprio quarto, parece ser coisa do outro mundo quando você pede que eles tenham um mínimo de ordem e limpeza.
Saiba que, como diz o ditado popular `é de pequeno que se torce o pepino`, que deve-se começar a ensinar desde cedo os filhos a recolher os brinquedos, os calçados, a toalha depois do banho e a colocar a roupa suja no cesto. Pois fazendo isso, você estará ensinando a respeito do trabalho, da responsabilidade, da limpeza através das tarefas de casa.
Deixar a criança crescer achando que todos a sua volta estarão lá à sua disposição é um erro muito grave. Desde cedo é necessário, respeitado a idade, programar pequenas tarefas para a criança realizar sob a sua supervisão e orientação.
Se o seu filho já chegou na adolescência e só consegue cumprir com esta tarefa depois de tirar você do sério e na base da ameaça e chantagem. Aqui vão algumas sugestões que o ajudarão a ser mais responsável, pelo menos, com a arrumação do quarto:
1. Providencie estantes, gavetas e caixas organizadoras para o quarto
2. Ensine seu filho a usar o aspirador, o espanador, e a flanela de tirar pó
3. Disponibilize saco de lixo e lixeira
4. Elabore uma lista das tarefas, coloque na ordem que devem ser feitas e cole na porta do quarto
5. Mostre onde devem ser guardados: as roupas, os calçados, os CDs, revistas, etc
6. Determine um local específico para a guarda do material escolar e uniforme
7. Especifique que manter o quarto arrumado é um exercício diário, e que a faxina geral ocorrerá uma vez por semana
8. Faça junto com ele, mostrando como cada tarefa deve ser realizada
9. Nas outras vezes deixe-o fazer sozinho, porém após ele terminar, vá até o quarto e supervisione tudo o que foi feito
10. Jamais fique do lado pressionando, cobrando, brigando ou apressando seu filho
11. Retire privilégios caso as tarefas não sejam cumpridas (Ex. uso do computador por um dia)
12. Não dê presente, ou recompensa por ele ter cumprido com a tarefa
13. Encoraje seu filho a desfazer-se das coisas que não usa, não serve ou não gosta
FONTE: http://comoeducarosfilhos.com.br/adolescente-e-quarto-baguncado/

Qual será a final da Copa do Mundo 2014?


Alemanha, Brasil, Argentina e Holanda

http://www.professorzezinhoramos.com/2014/07/qual-sera-final-da-copa-do-mundo-2014.html

20 Atividades de Ciências 8° ano





Vacinas - Imunização

Vacinas e soros

Gânglios - Sistema linfático

Sistema linfático

Defesa do organismo - Sistema linfático

Tipo sanguíneo - Transfusão

Landsteiner - Sangue - Sistema RH

Doação de sangue - Transfusão

FONTE: http://www.portalescolar.net/2013/09/ciencias-8-ano-atividades-provas.html

Ir ao banheiro muitas vezes ao dia? É normal?

Vou muito ao banheiro urinar? O nome técnico para o seu problema é micção freqüente. Na maioria das pessoas, a bexiga é capaz de armazenar a urina até que seja conveniente para ir ao banheiro, geralmente de quatro a oito vezes por dia. Quantas vezes se urina por dia? Uma média de 8 vezes é normal. Precisando ir mais de oito vezes por dia, ou acordar no meio da noite para ir ao banheiro, pode significar que você está bebendo demais e/ou bebendo muito perto da hora de dormir. Ou pode sinalizar um problema de saúde.
Ir ao banheiro muitas vezes ao dia: causas

Micção freqüente pode ser um sintoma de muitos problemas diferentes. Quando micção freqüente é acompanhada de febre, uma necessidade urgente de urinar e dor ou desconforto no abdômen, você pode ter uma infecção urinária. Outras causas possíveis de micção freqüente incluem:

Diabetes. Micção freqüente é muitas vezes um sintoma precoce de diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 já que o corpo tenta se livrar de glicose não utilizada através da urina.

Gravidez. Desde as primeiras semanas de gravidez, o útero em crescimento coloca pressão sobre a bexiga, causando micção freqüente.

Problemas da próstata. Um aumento da próstata pode pressionar contra a uretra (o tubo que transporta a urina para fora do corpo) e bloquear o fluxo de urina. Isto faz com que a parede da bexiga se torne irritável. A bexiga começa a se contrair, mesmo quando contém pequenas quantidades de urina, causando mais freqüente micção.

A cistite intersticial. Esta condição de causa desconhecida é caracterizada por dor na bexiga e região pélvica. Muitas vezes, os sintomas incluem uma necessidade urgente e/ou freqüente de urinar.

Uso de diuréticos. Estes medicamentos são usados ​​para tratar a pressão arterial elevada ou trabalho acúmulo de líquido nos rins e limpar o excesso de fluidos do corpo, causando a micção freqüente.

Acidente vascular cerebral ou outras doenças neurológicas. Danos aos nervos que suprem a bexiga pode levar a problemas com a função da bexiga, incluindo impulsos freqüentes e súbita de urinar.

Causas menos comuns incluem o câncer de bexiga, disfunção da bexiga e radioterapia.

Muitas vezes, micção freqüente não é um sintoma de um problema, mas é o problema. Em pessoas com a síndrome da bexiga hiperativa, contrações involuntárias da bexiga levam a micção freqüente e muitas vezes urgente, ou seja, você tem que chegar a um banheiro agora, mesmo que a bexiga não esteja cheia.Ela também pode levá-lo a acordar uma ou mais vezes durante a noite para usar o banheiro.

Se você tem dúvidas se está indo demais ao banheiro ou não, não deixe de consultar um profissional de saúde sobre o assunto. (Foto: www.bottomlinepublications.com)
Micção frequente: diagnóstico

Se a frequência urinária interfere com o seu estilo de vida ou é acompanhada de outros sintomas como febre, dores nas costas ou flancos, vômitos, calafrios, aumento do apetite ou sede, fadiga, urina com sangue ou nublada, ou um fluido saindo do pênis ou vagina, é importante consultar o seu médico. Para diagnosticar a causa da micção frequente, o médico irá realizar um exame físico e tomar uma história clínica, fazendo perguntas como as seguintes:

Você está tomando algum medicamento?
Você está experimentando outros sintomas?
Você tem o problema só durante o dia ou à noite também?
Você está bebendo mais do que o habitual?
É a sua urina mais escura ou mais clara do que o habitual?
Você bebe álcool ou bebidas com cafeína?

Dependendo dos resultados do exame físico e história médica, o médico pode solicitar exames, incluindo:

O exame de urina. O exame microscópico de urina que também envolve uma série de testes para detectar e medir vários compostos que passam através da urina

Cistometria. Um teste que mede a pressão no interior da bexiga para ver o quão bem a bexiga está trabalhando; cistometria é feita para determinar se um músculo ou problema no nervo pode estar causando problemas com a forma como a bexiga mantém ou libera urina.

Cistoscopia. Um teste que permite que o seu médico para olhe o interior da bexiga e da uretra através de um instrumento fino e iluminado chamado cistoscópio.

Testes neurológicos. Testes de diagnóstico e procedimentos que ajudam o médico confirmar ou descartar a presença de uma desordem nervosa.

A ultra-sonografia. Um teste de diagnóstico por imagem utilizado para visualizar uma estrutura corporal interna.
Ir ao banheiro muitas vezes ao dia: tratamento

O tratamento para a micção freqüente vai resolver o problema subjacente que está causando isso. Por exemplo, se a diabetes é a causa, o tratamento envolve manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

O tratamento para bexiga hiperativa pode incluir medicamentos receitados pelo seu médico. Além disso, a droga Botox pode ser injetada no músculo da bexiga, o que leva a bexiga a relaxar, aumentando a sua capacidade de armazenamento e na redução de episódios de vazamento de fluidos e de urinar. ele pode ser utilizado em adultos, que não podem usar ou que não respondem a outros medicamentos usados ​​no tratamento da bexiga hiperativa.

Há também muitas coisas que você pode fazer para reduzir a freqüência urinária. Elas incluem:

Reeducação da bexiga. Isso implica o aumento dos intervalos entre utilizar o banheiro por cerca de 12 semanas. Isso ajuda a treinar sua bexiga a reter a urina por mais tempo e urinar com menos frequência.


Os exercícios de Kegel. Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos ao redor da bexiga e da uretra para melhorar o controle da bexiga e reduzir urgência e frequência urinária. Exercitando os músculos pélvicos por cinco minutos, três vezes por dia pode fazer a diferença no controle da bexiga.

Modificação da dieta. Você deve evitar qualquer alimento que parece irritar a bexiga ou age como um diurético. Estes podem incluir cafeína, álcool, refrigerantes, produtos à base de tomate, chocolate, adoçantes artificiais e alimentos picantes. Também é importante comer alimentos ricos em fibras, porque a constipação pode agravar os sintomas da síndrome da bexiga hiperativa.

Monitoramento de ingestão de líquidos. Você deve beber o suficiente para prevenir a constipação e excesso de concentração de urina, mas você deve evitar beber antes de dormir, o que pode levar a micção noturna.

Num geral, fazer muito xixi não faz mal. Se você vai ao banheiro muitas vezes ao dia, não é motivo de preocupação tão urgente, a não ser que a frequência dure por algumas semanas. Aí então, você deve consultar um médico o quanto antes.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo e o mais importante: não deixe de procurar um médico!

http://www.saudemelhor.com/banheiro-muitas-vezes-dia-normal/

Renault apresenta nova geração do Sandero


O Renault Sandero passa por sua primeira remodelação completa no Brasil, agora mais unido ao irmão de projeto Logan: quando os dois modelos foram lançados nacionalmente, em 2007, o sedan ostentava estilo romeno de linhas retas, quase sem concessões estéticas ao público brasileiro, enquanto o Sandero teve suas linhas traçadas no Centro de Design francês da montadora, com estilo mais ousado e compartilhando apenas os retrovisores com o irmão, externamente. Mas em 2013 o Logan se tornou "unbelievable" em sua nova geração, e agora, com exceção do para-choque dianteiro (com molduras mais definidas para os faróis de neblina), o novo Sandero se tornou praticamente um Logan Hatch. Até as portas dianteiras, é tudo igual ao sedã, incluindo rodas e calotas. O recorte das portas traseiras é um dos poucos detalhes que remete ao Sandero anterior, e a distância entre-eixos foi encurtada em 4 centímetros para equilibrar as proporções da carroceria. Já a traseira, mesmo em formato hatch, possui todos os elementos da parte de trás do Logan: lanternas, logotipos centralizados, placa no para-choque e refletores. O vidro traseiro se estreita a medida que chega às laterais, como no Chevrolet Onix.

Curiosamente, a cor azul remete à tonalidade adotada no lançamento do Sandero, em dezembro de 2007. O preço da versão básica - R$ 29 980 - também é parelho ao de sete anos atrás.

Internamente, quem conhece o novo Logan vai se sentir muito familiarizado. Volante, quadro de instrumentos, painel e bancos são como os do sedan, mais modernos. A partir da versão Expression, o quadro de instrumentos recebe computador de bordo; na versão Dynamique, os destaques são o ar-condicionado automático e a central multimídia Media NAV 1.2, com tela de sete polegadas sensível qo toque, funções Eco-Coaching e Eco-Scoring (dicas e resultados da condução "verde", em prol do meio ambiente), GPS, Bluetooth, rádio, entrada USB, visualização da temperatura externa, da câmera de ré e informações do ar-condicionado automático.

O interior abriga de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. Nas laterais das portas dianteiras e traseiras há porta-mapas e porta-garrafa, que suportam embalagens de até 1,5 litro na frente, enquanto copos e latas podem ser levados à frente do câmbio a atrás do freio de mão. Seu porta-luvas tem a capacidade de 5,7 litros.



Não houve variação na capacidade do porta-malas, que já era uma das maiores do segmento: 320 litros. Rebatendo-se o banco traseiro, o número sobe para 1196 litros.



A motorização 1.0 16v Hi-Power, originada no Clio e idêntica ao Logan, gera 80 cavalos com etanol ou 77 cv com gasolina. O torque é de 10,2 kgfm (gasolina)/ 10,5 kgfm (etanol), a 4250 rpm. No quesito consumo de combustível, esta versão alcançou a classificação A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, fazendo na cidade 8,1 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Na estrada, os números são de 9,2 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina).




Já o 1.6 8v Hi-Power produz 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, além de torque máximo de 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina, sendo que 85% do torque está disponível a partir de 1500 rpm. Em todas as versões, a capacidade do tanque de combustível é de 50 litros.

Entre agosto e setembro deve chegar a versão com câmbio automatizado, provavelmente com o motor 1.6 de 16 válvulas.




A versão Authentique 1.0 traz de série airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador traseiro calotas aro 15’’ com pneus 185/65, retrovisor com regulagem manual e alavancas de abertura interna do porta-malas e da tampa do tanque de combustível.




O modelo Expression, que pode ser equipado com o motor 1.0 16v ou o 1.6 8v, possui os mesmos equipamentos da versão Authentique, além de rádio/CD MP3 Double-DIN com entrada USB e Bluetooth, vidros elétricos (dianteiros), travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo com seis funções (litros de combustível consumidos, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida e velocidade média), retrovisores/maçanetas externas na cor da carroceria e coluna B com acabamento preto.




Já o Dynamique (R$ 43 820; oferecido somente com motor 1.6) traz, ainda, bancos CCT (de estilo mais esportivo e espumas mais espessas), rodas de liga leve aro 15’’, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros e traseiros, controlador de velocidade, luzes indicadoras de setas nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível (1/3 e 2/3) e volante revestido em couro.
Em duas semanas, o Sandero deverá estar em todas as concessionárias Renault do Brasil. Em algumas autorizadas, ele chegou nos últimos dias de junho.

Poderá também gostar de:
http://autorealidade.blogspot.com.br/