Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vídeo flagra uso indevido de carro alugado pela Prefeitura de Indaial.

   Vídeo flagra uso indevido de carro alugado pela Prefeitura de Indaial.
LINK DO VÍDEO:

Funcionário público empresta o carro público para a namorada fazer tarefas pessoas. Carro da Prefeitura de Indaial foi flagrado em Blumenau, onde mulher sai de casa com o mesmo e deixa criança em frente a escola.

 O mesmo é usado para outros fins. O carro locado ( valor que a Prefeitura paga é de 850,00 por mês)  pertence a Vigilância Sanitária de Indaial.
( gravação do vídeo de Flavio Molinari). A identificação oficial do carro foi retirada.



FONTE:
JORNAL DO ALMOÇO - BLUMENAU

Motorista sofre princípio de convulsão e escapa da pista na BR-470. Após sofrer um princípio de convulsão ao volante, o condutor de um furgão Kia K2500, com placas de Itajaí, saiu da pista e acabou parando no matagal às margens da BR-470, próximo ao campo da Sociedade Ferroviário, no bairro Margem Esquerda, em Gaspar. Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros que esteve no local da ocorrência, o condutor seguia para o Litoral e chegou a invadir a pista contrária. A caminhonete Ranger que vinha no sentido contrário, porém, conseguiu desviar e evitar a colisão. A ocorrência aconteceu por volta das 7h30 desta quinta-feira, dia 29.

Após sofrer um princípio de convulsão ao volante, o condutor de um furgão Kia K2500, com placas de Itajaí, saiu da pista e acabou parando no matagal às margens da BR-470, próximo ao campo da Sociedade Ferroviário, no bairro Margem Esquerda, em Gaspar. Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros que esteve no local da ocorrência, o condutor seguia para o Litoral e chegou a invadir a pista contrária. A caminhonete Ranger que vinha no sentido contrário, porém, conseguiu desviar e evitar a colisão. A ocorrência aconteceu por volta das 7h30 desta quinta-feira, dia 29.

No momento da chegada dos bombeiros, o condutor do Kia estava consciente e sem ferimentos. No entanto, ele foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para observação.




*JORNAL CRUZEIRO DO VALE

Gaspar – Acidente na Ivo Silveira deixa um motorista ferido.

 
Uma pessoa ficou ferida em um acidente registrado no início da tarde desta quarta-feira, dia 28, na rodovia Ivo Silveira, no bairro Santa Terezinha. A colisão aconteceu próximo à Plasvale e envolveu um veículo Ford Ka com placas de Blumenau, conduzido por Emerson Mateus Brancher, e um caminhão de Brusque, conduzido por Adoilson Ribeiro dos Santos Freitas, 21 anos. De acordo com o sargento Luis Valério Schenato, o motorista do Ford Ka, que transitava no sentido Gaspar/Brusque, teria cochilado ao volante e, com isso, chocado-se na lateral do caminhão, que vinha no sentido contrário. Emerson teve ferimentos na cabeça e foi encaminhado ao Hospital de Gaspar pelo Corpo de Bombeiros Militar. O motorista do caminhão não se feriu. Além desses veículos, uma Montana com placas de Gaspar, que vinha atrás do carro, também teria se envolvido. O motorista, porém, não sofreu ferimentos já que jogou o veículo na sarjeta da rodovia.

*JORNAL CRUZEIRO DO VALE

Rodeio: Vem aí o 6ª Magnalonga.

Rodeio: Vem aí o 6ª Magnalonga
Neste domingo, dia 1º de junho, acontece a 6ª Edição do Magnalonga, uma caminhada cultural e gastronômica que ocorre na cidade de Rodeio a cada dois anos, inspirada no evento que acontece no Norte da Itália.

Grupos de amigos, associações, empresas de outras cidades e simpatizantes de movimentos artístico-culturais se confraternizam num entretenimento alegre e divertido envolvendo várias formas de lazer como: música, culinária típica local e tradição italiana.

O evento tem inicio com um lauto café colonial, ao longo do caminho encontram-se manifestações populares e degustação de produtos artesanais oferecidos pelos moradores do percurso. Acompanha a caminhada a típica “carretela del’vin”, um carro alegórico que distribui gratuitamente vinhos, fabricados pela renomada Vínicola San Michele. A caminhada finaliza com um delicioso almoço- Il Pranzo, que concentra todos os participantes numa grande festa de confraternização.

Serviço

Local: “Colazione” (café da manhã) – Salão da Capela do bairro Glória (a chegada da caminhada será na Sociedade Antares onde será servido “il pranzo” – almoço).

Valor: R$ 35,00 por pessoa (inclui café da manhã, camiseta e almoço – ao longo do percurso vinho da San Michele).

INSCRIÇÕES LIMITADAS!!

As inscrições poderão ser feitas no local ou antecipadamente:

-Sede do Circolo Trentino di Rodeio (às terças e quartas-feiras, das 18h30min às 21h)

-Ótica Di Paola (em horário comercial)

Para mais informações entre em contato inbox ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou

Telefones 
3384-1343 (Circolo); 
3384-0852 (Ótica Di Paola); 
3384-0367 (Mirtes); 
3384-0209 (Isabel).

*Realização: Circolo Trentino di Rodeio

Deputados aprovam 10% do PIB nos próximos 10 anos para educação.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 28, um plano que amplia o investimento público em educação pública para, no mínimo, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos próximos dez anos. Os deputados analisaram o Plano Nacional de Educação (PNE) em Plenário e estabeleceram ainda que, no quinto ano subsequente à vigência do plano, o aporte mínimo na área deverá atingir 7% do PIB. Os parlamentares aprovaram apenas o texto-base e devem analisar três emendas na semana que vem, que podem promover alterações no texto. 

A principal polêmica deverá ficar por parte de um dispositivo no texto atual que quer obrigar a União a cobrir estados e municípios que não consigam atingir o repasse mínimo do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), novo parâmetro para o financiamento da educação básica e de aplicação mínima por aluno a ser criado. O PMDB apresentou um destaque pedindo a supressão dessa obrigação. Pela redação aprovada, a União deverá ainda enviar projeto de lei estabelecendo os critérios para o cálculo do Custo-Aluno-Qualidade. 

Outro dispositivo que deve sofrer tentativa de alteração é a fórmula do cálculo para as inversões mínimas estabelecidas pelo projeto. Um destaque apresentado pelo PDT e pelo PSB quer remover dessa conta programas de expansão como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras, além de medidas de educação especial. O governo argumenta que essas ações representam um gasto pequeno em relação ao total. 

Após três anos tramitando no Congresso, o PNE coloca como diretrizes para o próximo decênio a erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores; morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do PIB; valorização dos profissionais da educação e promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
Fonte: ESTADÃO

Mulher é morta após discussão entre casal, segundo a policia.



A policia foi chamada na terça-feira (27/05), pois estaria acontecendo uma discussão seguida de agressão física entre um casal na Rua Maria Leondina Rodrigues, São Paulo, em Navegantes/SC. 

Mas quando a policia chegou ao local encontrou Eli Pires dos Santos, 33 anos, caída com um facão cravado no abdômen, uma adaga no peito e ao lado da cabeça, que estava com afundamento de crânio, havia um pedaço de madeira. 

A equipe do SAMU também esteve no local, porém a vitima já estava em óbito. O corpo foi levado ao IML. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, dois suspeitos foram localizados no bairro. 

Um deles era companheiro da vitima, e possuía boletim de ocorrência por agressão contra a companheira. Os dois suspeitos acompanharam os policiais até a delegacia para esclarecimentos.

Fonte: NP

Ministro Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria. De acordo com a Agência Estado o ministro Joaquim Barbosa anunciou que sairá da presidência do Supremo Tribunal Federal em virtude de sua aposentadoria. Anuncio teria sido feito durante reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira.

De acordo com a Agência Estado o ministro Joaquim Barbosa anunciou que sairá da presidência do Supremo Tribunal Federal em virtude de sua aposentadoria. Anuncio teria sido feito durante reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira. 
Depois de reunião com Dilma Rousseff, Barbosa encontrou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Às 12h o encontro será com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Fonte: CORREIO DO POVO

Navio petroleiro explode na costa do Japão.


Uma explosão destruiu parte do superpetroleiro "Shoko-maru" na costa ocidental do Japão nesta quinta-feira, informou a guarda costeira do país. Sete dos oito membros da tripulação foram resgatados. 

O navio, de 998 toneladas, estava a poucos quilômetros do porto de Hijemi, no centro oeste da grande ilha de Honshu, no mar de Seto. Fica a 450km a oeste de Tóquio. 

A guarda costeira resgatou sete dos oito membros da tripulação, dos quais quatro foram hospitalizados. O oitavo tripulante, o capitão, está desaparecido. 

— O navio acabara de descarregar petróleo em um porto da prefeitura de Hyogo e estava quase vazio no momento da explosão — explicou Akihiro Komura, responsável da Syoho Shipping. — Ao que parece, o fogo começou quando um marinheiro utilizou uma lixadeira para remover pintura. A explosão ocorreu quando o incêndio atingiu os depósitos — de petróleo, às 09h30min local (21h30min Brasília). 

O primeiro-ministro Shinzo Abe confirmou a explosão durante debates no Parlamento japonês: 

— Na altura de Hyogo explodiu um petroleiro, que no momento está em chamas. 

O Kobe Shimbun informou que o superpetroleiro está a cerca de 2 km ao sul do porto de Himeji, sob uma espessa nuvem de fumaça.

Fonte: AFP

Horóscopo 6ª feira 30 de maio de 2014.

“Considere-se forte. Querer ser forte é o começo da força.”
ÁRIES – 21/03 a 20/04 – RAZOÁVEL

TRABALHO: fique atento para imprevistos porque nem tudo sairá do jeito que você deseja. AMOR: seu poder de sedução estará em alta. SAÚDE: não abandone a dieta. 496 – bronze.
TOURO – 21/04 a 20/05 – DIFÍCIL

TRABALHO: deverá ter jogo de cintura com dificuldades. AMOR: fique um pouco só para refletir e meditar. SAÚDE: cuidado com problemas digestivos. 460 – azul celeste. 
GÊMEOS – 21/05 a 20/06 – VARIÁVEL

TRABALHO: cabe a você lutar pelo progresso profissional. AMOR: não fique sonhando com quem sabe não lhe dá atenção. SAÚDE: trate seus dentes. 159 – creme.
CÂNCER – 21/06 a 21/07 – BOM

TRABALHO: quanto mais disponível para ajudar o outro você estiver, mais satisfação conquistará. AMOR: procure espantar a rotina do romance. SAÚDE: proteja-se de resfriados. 301 – cores claras.
LEÃO – 22/07 a 22/08 - FAVORÁVEL

TRABALHO: tudo estará cooperando para que consiga resolver problemas financeiros de última hora. AMOR: procure se divertir mais com a pessoa amada. SAÚDE: boa. 567 – cinza.
VIRGEM – 23/08 a 22/09 - FAVORÁVEL

TRABALHO: muita sorte para atrair somente coisas positivas. AMOR: aproveite para amar muito. SAÚDE: excelente forma que deve ser mantida com exercícios. 664 – violeta.
LIBRA – 23/09 a 22/10 - AGRADÁVEL

TRABALHO: o desejo de conquistar seu espaço estará lhe garantindo uma dose extra de energia. AMOR: paixão em alta; permaneça com os pés no chão. SAÚDE: risco de intoxicação alimentar. 792 – branco.
ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11 – FAVORÁVEL

TRABALHO: facilidade para se adaptar as novidades e até para conquistar um novo emprego. AMOR: procure realizar seus sonhos mais íntimos. SAÚDE: boa. 229 – salmão.
SAGITÁRIO – 22/11 a 21/12 - AGRADÁVEL

TRABALHO: procure se disciplinar e não queira assumir muitos compromissos ao mesmo tempo. AMOR: uma diversão fará maravilhas ao casal. SAÚDE: muito boa. 427 – vermelho.
CAPRICÓRNIO – 22/12 a 20/01 - VARIÁVEL

TRABALHO: seja paciente para evitar maiores aborrecimentos.AMOR: curta a pessoa amada sem muitos questionamentos.SAÚDE: boa. 952 – laranja.
AQUÁRIO – 21/01 a 19/02 – VARIÁVEL

TRABALHO: procure valorizar a si e também as pessoas à sua volta. AMOR: fortaleça com quem ama. SAÚDE: não consuma doces em excesso. 374 – bege.
PEIXES – 20/02 a 20/03 - VARIÁVEL

TRABALHO: seja determinado e organizado, pois as energias tenderão a fazer o contrário do que deseja. AMOR: favorável para conquista. SAÚDE: faça uma dieta. 085 – prata.

Professor Nathanael

O café ajuda a acordar: verdade ou mito?

Confira os benefícios e os malefícios do companheiro mais lembrado no ambiente de trabalho
Cafeína atua no sistema nervoso central, aumentando a influência da dopamina, um neurotransmissor que ajuda o cérebro a trabalhar mais rápido

Todo mundo já tomou café com o objetivo de se manter acordado. Muitos estudantes costumam abusar disso para estudar para provas ou terminar trabalhos durante a madrugada, enquanto outras pessoas acreditam que ajuda na recuperação após uma noite de exageros. Muitos apelidam o café como “a bebida do sistema capitalista”, graças a sua fama de melhorar o rendimento e a produtividade. Mas será que ele realmente serve para manter você acordado ou é apenas mais uma daquelas histórias populares sem fundamento?

Por ter a fama de despertar e estimular as pessoas, cientistas ao redor do mundo estudaram e pesquisaram os efeitos desse grão sobre o corpo humano. Esses estudos levaram a vários resultados que apontam prós e contras em relação ao café.

Benefícios e malefícios do café

Uma pesquisa realizada na Unidade de Pesquisa Café e Coração do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP comprovou que o consumo moderado de café, o que equivale a três ou quatro xícaras por dia, ajuda na prevenção de várias doenças como o Mal de Parkinson, Diabetes e o Câncer de cólon. Segundo Luiz Antônio Machado, médico, pesquisador e diretor da Unidade de Coronariopatias Crônicas do InCor, encontram-se propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres (elétrons desemparelhados que danificam as células sadias do corpo), aumentando a disposição para a prática de atividades físicas. Deve ser levado em conta que esse estudo foi feito com café puro, pois a adição de outros produtos, como leite e açúcar, além de alterar o sabor, muda também as propriedades naturais da bebida.

Contudo, como qualquer outro produto natural, o café pode causar sérios problemas ao corpo humano quando consumido em quantidades excessivas. Entre alguns efeitos, estão a redução na taxa de oxigenação dos neurônios, a perda de vitaminas e sais minerais do corpo e as irritações nas mucosas intestinais (principalmente em pessoas que sofrem com gastrite e problemas de pele como verrugas e psoríase).

Afinal, o café realmente acorda?

Sim, consumir café realmente ajuda no despertar e manter acordado e atento por um período maior que o normal. Isso só acontece graças a uma substância chamada cafeína, presente na composição do café. Ela é um tipo de composto químico classificado como alcalóide, que pode ser encontrado em alguns tipos de plantas, principalmente nos grãos de café. A cafeína atua no sistema nervoso central aumentando a influência da dopamina, um neurotransmissor que ajuda o cérebro a trabalhar mais rápido. Como ela é absorvida pelo corpo rapidamente, chegando as células em média 20 minutos após a ingestão da bebida, o efeito de “despertar” é sentido quase que imediatamente. Vale ressaltar que café descafeinado é livre de cafeína logo não cumpre a função de manter o consumidor desperto.

Mesmo apresentando o benefício de animar, beber café acima do recomendado pode fazer com que o organismo se acostume com a presença daquelas substâncias e crie uma espécie de resistência. Assim, o resultado esperado, de ficar mais esperto e ligado, não é atingido. Por isso, os pesquisadores da USP também recomendam o consumo moderado, para que não seja atingido esse estágio, em que o corpo está tão impregnado dos ativos que não consegue responder mais de forma satisfatória. Além disso, a falta de controle da bebida pode atrapalhar quem sofre com doenças como a gastrite ou têm algum tipo de sensibilidade no trato intestinal.

Os benefícios devem ser entendidos de modo a serem aproveitados de forma saudável, lembrando que podem ocorrer outras consequências desagradáveis, como a degradação do esmalte e o escurecimento dos dentes, ansiedade, tremores musculares e, mesmo que não interfira no tempo de sono, pode prejudicar sua qualidade.


Pense Empregos do CLICRBS

Mensagens do Papa Francisco.


Mensagem mandada por uma internauita ( V DM M ) de Chapecó
Mais algumas do Papa argentino


http://clauderio.blogspot.com.br/2014/05/mensagens-do-papa-francisco.html

Lâmpadas incandescentes deixarão de ser produzidas e vendidas

Com a troca pelas de tipo fluorescente, é possível poupar até R$ 84 ao ano na conta de luz
Acostume-se a cortar da lista de compras a lâmpada incandescente. Este item, que some gradativamente das prateleiras, em breve não será mais vendido. Segundo a tabela, as de 60W só poderão ser produzidas até o próximo 30 de junho. Uma portaria assinada no final de 2010 fixa índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização do produto de uso geral em território brasileiro. As lâmpadas que não atingirem, até 2016, a eficiência mínima definida serão banidas do mercado de acordo com um cronograma estabelecido.

A decisão do governo federal foi motivada pela necessidade de reduzir o consumo de energia no país. Em média, a fluorescente gasta quatro vezes menos eletricidade e dura cerca de oito vezes mais do que aquelas de tipo incandescente.

— As fluorescentes compactas têm uma vida mediana superior a 6 mil horas, lâmpadas a vapor de sódio em alta pressão chegam a uma vida mediana de 32 mil horas e lâmpadas LED podem chegar a uma vida útil superior a 50 mil horas — destaca Isac Roizenblatt, diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux).

Isso significa que, com as substituições, os consumidores devem pagar menos na conta de luz. De acordo com o engenheiro Sergio Rahde, do Departamento de Eficiência Energética do Grupo CEEE, uma lâmpada incandesdente de 100W, ligada 10 horas por dia, gasta 30 kW/hora ao mês. Uma fluorescente equivalente vai gastar 7,5 kW/hora nesse período, gerando uma economia de R$ 7 na conta mensal (R$ 84 por ano).

Sem contar o impacto no bolso, a medida também traz benefícios à natureza. A incandescente, além de requisitar mais eletricidade e sobrecarregar as fontes geradoras, aquece mais o ambiente — uma lâmpada de 100W usa 95% da sua energia para esquentar —, agravando o efeito estufa e gerando a necessidade de condicionadores de ar e ventiladores. Por demandarem menos, as lâmpadas brancas evitam lançar toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. 

Substituição pode mexer com relógio biológico

Há diversas opções no mercado para substituir as tradicionais amarelinhas, como as fluorescentes compactas, as incandescentes halógenas e as de LED. Para a arquiteta Cristina Maluf, porém, não existe à venda lâmpada que cumpra o papel daquelas que estão prestes a deixar de ser produzidas. Segundo a especialista em iluminação arquitetural, as pessoas precisam da luz mais amarelada em suas residências para produzir melatonina — hormônio que regula o ciclo biológico do indivíduo e o faz relaxar.

— Mesmo as fontes que imitam as incandescentes não são 100% eficientes. As incandescentes têm um tom suave, semelhante à cor da chama da vela com a qual a humanidade está acostumada desde sua origem. Lamentavelmente, não há outra forma de recriar o ambiente intimista e agradável em nossas casas — afirma Cristina. 

Dica de especialista

Segundo Cristina Maluf, arquiteta especialista em iluminiação arquitetural, das lâmpadas oferecidas pelo mercado atualmente, as halógenas com bulbo no formato da incandescente são as que apresentam tonalidade mais próxima das tradicionais amarelinhas.

A iniciativa

— A Portaria Interministerial 1.007 dos Ministérios de Minas e Energia (MME), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), publicada em 31 de dezembro de 2010, fixou índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização das lâmpadas incandescentes de uso geral em território brasileiro.

— As incandescentes comuns podem ser substituídas por lâmpadas fluorescentes compactas, incandescentes halógenas e lâmpadas de LED. Outra alternativa é trocar o soquete de rosca e instalar conjuntos (luminárias e fontes de luz) mais eficientes como, por exemplo, luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas e luminárias com LEDs.

— Com as substituições, haverá ganhos para os consumidores, que pagarão menos na conta de luz.

— A conversão de energia elétrica em luz e calor tem valores diferentes conforme a tecnologia. Lâmpadas incandescentes - 5% em luz e 95%, calor. Fluorescentes compactas - 15% luz e 85%, calor. LED - 30% em luz e 70%, calor.

— Assim, como os outros produtos da área de iluminação, os produtos providos com LEDs devem seguir as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 


Fonte: Isac Roizenblatt, diretor Técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux)
CLICRBS

Cerca de 30% da população mundial está obesa ou acima do peso.

A epidemia de sobrepeso e obesidade, que por muito tempo foi um mal exclusivo dos ricos, atinge 2,1 milhões de pessoas, cerca de 30% da população mundial, das quais mais da metade estão em países em desenvolvimento, alerta um estudo publicado nesta quinta-feira.

"A obesidade é um problema que afeta a todos, independentemente da idade ou renda, ou o país", garante o Dr. Christopher Murray, diretor do Instituto de Avaliação da Saúde da Universidade de Washington, que conduziu a análise de dados disponíveis em 188 países.

Entre 1980 e 2013, a percentagem de pessoas com um índice de massa corporal (IMC) superior a 25, o limite para excesso de peso, em todo o mundo passou de 28,8% para 36,9 % entre os homens e de 29,8% para 38% entre as mulheres, de acordo com o estudo publicado na revista médica britânica The Lancet.

O IMC é a proporção entre o tamanho e o peso de um indivíduo. Um índice maior que 30 é considerado um sinal de obesidade em adultos. No caso em que o índice está entre 25 e 30 é considerado excesso de peso.

Mas o fenômeno não afeta todos os países da mesma forma: os Estados Unidos , Grã-Bretanha e Austrália aparecem no topo da lista de países desenvolvidos, onde a obesidade ou excesso de peso afeta mais de 60% das pessoas com mais 20 anos.

No caso dos países em desenvolvimento, América Latina, Oceania e Oriente Médio já ultrapassaram os ocidentais.

Este é o caso do Egito, Líbia, Arábia Saudita, Omã, Bahrein e Kuwait, onde o excesso de peso e a obesidade têm aumentado substancialmente, afetando mais de 70% das mulheres com mais de 20 anos.

O mesmo se aplica em vários países da América Latina, como México, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Chile ou Paraguai, e especialmente nos microestados do Pacífico (Tonga, Kiribati e as ilhas de Samoa), onde a taxa é superior a 80% entre os homens e mulheres com mais de 20 anos.

Aumento da obesidade infantil

Não só há mais pessoas com excesso de peso, mas cada vez mais começam a desenvolver este problema mais cedo: entre 1980 e 2013, o número de crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso em todo o mundo aumentou em 50%.

Atualmente afeta 22% das meninas e 24% dos meninos nos países desenvolvidos e cerca de 13% de meninos e meninas nos países em desenvolvimento, com um aumento particularmente significativo no Oriente Médio e Norte da África, mas apenas no caso das meninas.

"Esse aumento é muito preocupante (...) na medida em que a obesidade infantil pode ter sérias consequências para a saúde, como contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e muitos tipos de câncer", diz Marie Ng, a pesquisadora que coordena o estudo.

De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista The Lancet sobre a "carga global de doenças" ("global burden of disease"), o sobrepeso e a obesidade causaram 3,4 milhões mortes só em 2010.

Com 160 milhões de pessoas afetadas, os Estados Unidos é o país com o maior número de obesos ou pessoas acima do peso em todo o mundo, à frente de China, Índia, Rússia, Brasil e México.

O problema nos Estados Unidos afeta pouco mais de 70% dos homens e quase 62% das mulheres com mais de 20 anos e 30% das crianças e adolescentes.

Quanto aos obesos, representam 32% dos homens adultos e 34% das mulheres adultas nos Estados Unidos, em comparação com 4% dos adultos chineses ou indianos.

E, embora o crescimento da obesidade tenha diminuído ligeiramente desde 2006 em países desenvolvidos, após o boom dos anos 1980 e 1990 os dados são preocupantes.

"Nas últimas três décadas, nenhum país reduziu a sua taxa de obesidade e esperamos um aumento em países de baixa e média renda, a menos que adotem medidas urgentes para limitar esta crise de saúde pública", afirma Dr. Murray.


A F P / O ESTADO DE MINAS

Caminhão de bebidas tomba na descida de Seara.


Um caminhão VW placas IRN 0564 de Gravataí- RS que transportava bebidas ficou sem freios na descida da SC 283 em Seara na manhã desta quinta-feira, 29, e acabou tombando ao tentar acessar a Rua Brasil. O condutor Eliandro Mees, 30 anos, e os caroneiros Rafael Martins da Silva e Cleverson dos Santos, sofreram apenas ferimentos leves, sendo conduzidos ao hospital pelo Samu e Bombeiros, e já foram liberados.

No acidente o caminhão arrancou um poste de energia elétrica e caiu sobre dois veículos que estavam estacionados no pátrio da Mecânica Negrin. Outro poste foi danificado e ficou pendido sobre a pista interrompendo a passagem de veículos. Uma equipe da Celesc iniciou os reparos e a Polícia fez o levantamento e orienta o trânsito.

O motorista do veículo afirmou que percebeu a falta de freio durante a descida e tentou desviar o veículo porém devido ao peso da carga o veículo tombou.

Rádio Belos Montes