Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bispo emérito de Rio do Sul, Dom Tito Buss faleceu nesta terça-feira.





Dom Tito falece aos 88 anos


O bispo emérito diocesano de Rio do Sul, Dom Tito Buss, faleceu na noite desta terça-feira (30), por volta das 22 horas.
Ele estava internado no hospital regional e estava debilitado já a algum tempo, vindo a falecer aos 87 anos de idade de falência múltiplas dos orgãos.
Natural de São Ludgero-SC, Dom Tito nasceu em 01 de setembro de 1925, foi ordenado padre em 08 de dezembro de 1951 (data em que se celebra a Imaculada Conceição de Maria). Aos 03 de agosto de 1969 foi ordenado Bispo juntamente com a instituição da Diocese de Rio do Sul. Foi o primeiro bispo desta Diocese e manteve-se no pastoreio dela por 29 anos, até julho de 1998.
O corpo está sendo velado na Catedral São João Batista em Rio do Sul e a Missa de Corpo presente será às 17:00 h. de hoje, quarta-feira (01/05), seguido de seu sepultamento na Cripta da mesma Catedral.
À Diocese enlutada, nossas profundas condolências!
Biografia de Dom Tito Buss
1/5/2013 12:20:40
“Prega a sã doutrina” (Tt 2,1).
Dom Tito Buss
Breves dados da Vida e Ministério
Dom Tito Buss nasceu em São Ludgero, SC a 1º de setembro de 1925. Filho de Hugo Henrique Buss e Isabel Schlickmann Buss. Freqüentou a escola primária em sua terra natal e o Seminário Menor em Azambuja – Brusque. O curso filosófico no Seminário Maior de Mariana – MG, de 1945 a 1947. Os estudos teológicos fez em São Leopoldo – RS, de 1948 a 1951.

Foi ordenado presbítero por Dom Pio de Freitas, bispo de Joinville, a 08 de dezembro de 1951, na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, hoje Catedral Diocesana de Blumenau.
Desde sua ordenação até 1962 foi Professor e Assistente do Seminário Nossa Senhora da Salete, em Salete.

Em 1962, Reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Taió. Em Taió coordenou a construção do novo Seminário transferido de Salete.

Em 1962 a 1968 Pe. Tito foi nomeado Pároco da Catedral São Francisco Xavier, em Joinville e Orientador Vocacional e Professor de dogma no Instituto Teológico de Curitiba.

Em Curitiba foi Pároco da Paróquia Santo Agostinho, que ele mesmo iniciou.
Eleito bispo da Diocese de Rio do Sul em 12 de março de 1969, sendo ordenado no dia 03 de agosto de 1969, assumiu no mesmo dia como 1º bispo diocesano.
Dom Tito assumiu como Lema Episcopal as palavras do apóstolo Paulo a Tito: Loquere sanam doctrinam – “Prega a sã doutrina” (Tt 2,1).

Dom Tito realizou cinco Visitas ad Limina Apostolorum. Participou das Assembléias da CNBB Nacional e das Assembléias da CNBB do Regional IV.

Por oito anos foi representante do episcopado catarinense junto ao Conselho Permanente da CNBB.

Nos trinta e um anos de bispo diocesano, Dom Tito criou as Paróquias de Agronômica, Presidente Nereu, Vitor Meireles, Benedito Novo, e as paróquias de Canoas, Canta Galo, Boa Vista, Rua XV e Santana, em Rio do Sul. 

Dom Tito se destacou pela elaboração das Cartas Dominicais destinadas às Comunidades Eclesiais da diocese.

Escreveu no Jornal A Notícia, de Joinville. Mensalmente teve sua coluna no Jornal A Diocese. Tem colaborado no Jornal de Santa Catarina, no Diário Catarinense e no Jornal O Riossulense.

Publicou vários livros: ‘Minha Família’, onde descreve a história de sua própria família. ‘Uma vez era diferente’, onde descreve questões teológicas, práticas da igreja, levando o leitor a contrapor o presente com a história passada. Estava escrevendo mais um livro sobre a História de sua vida, o qual não chegou a terminar devido a saúde já fragilizada.

Em 2005, publicou seu livro intitulado “Memórias”. Em 2008 publicou o livro “Seguindo uma Estrela”. Publicou ainda em linguagem popular e de forma reduzida a Exortação Apostólica do Papa João Paulo II, ‘A Igreja na América’.

Em 1996, solicitou ao Papa João Paulo II a nomeação de um Bispo Coadjutor, o que foi concedido em 29 de julho de 1998.

A partir do dia 01 de setembro de 2000 tornou-se Bispo Emérito da Diocese de Rio do Sul.

Desde 2000 colaborou com o bispo diocesano nos serviços pastorais, prestava assessoria às paróquias e as visitas pastorais. Era membro da Comissão de Ética da Universidade do Alto Vale.

Em 2013 completaria 62 anos como presbítero e em agosto próximo, 44 de bispo.
Dom Tito sempre foi muito cuidadoso no comer e no beber. Fazia exercícios diariamente. Era regrado no seu descanso. Programado em suas atividades pessoais e pastorais. Mesmo assim sofreu duas cirurgias cardíacas: uma no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo; a outra no Hospital Santa Catarina em Blumenau.

Em 04 de abril de abril de 2012 sofreu um enfarto. Era 4ª feira da Semana Santa de 2012. Comunicava-se com o bispo diocesano Dom Augustinho Petry dizendo: hoje, pela 1ª vez como bispo, não posso participar do cerimonial litúrgico na Catedral diocesana. Delicadeza do bispo emérito. De lá até os dias de hoje Dom Tito não teve uma recuperação satisfatória. Mesmo assim procurava participar naquelas atividades que o seu físico permitia.

No dia 12 abril de 2013 sofre um segundo enfarto. Dia 14 de abril sofre duas paradas cardíacas. Uma delas durou 25 minutos, mesmo assim a equipe médica conseguiu reanimá-lo. E desde lá continuou internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional.

Durante esse estado delicado de saúde, Dom Tito mantinha-se sereno, tranqüilo, calmo, falante, como se nada estivesse acontecendo.

Sempre repetia as palavras: “Creio na vida eterna”.

Faleceu nesta terça-feira, 30 de abril, as 22h no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, aos 88 anos de idade.
Os Diocesanos de ontem, de hoje e de sempre o admiram e agradecem. Obrigado Dom Tito Buss!

FONTE:

LEITURA: EDA BEZERRA PINHEIRO:


FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
http://pedagogiccos.blogspot.com.br/
FOTOS ILUSTRATIVAS