Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

quinta-feira, 21 de março de 2013

Creme de milho:


Creme de milho: uma delícia para acompanhar seus grelhados!


Preparo: Rápido (até 30 minutos)


Rendimento: 4 porções


Dificuldade: Fácil


Categoria: Molho


Calorias: 390 por porção
Ingredientes:


· 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

· 3 xícaras (chá) de leite

· 2 colheres (sopa) de manteiga

· 1 cebola ralada

· Sal e noz-moscada a gosto

· 2 xícaras (chá) de milho cozido ou em conserva escorrido

Modo de preparo:

Dissolva a farinha no leite. Aqueça a manteiga e doure a cebola. Junte o leite restante e mexa até começar a engrossar. Tempere com o sal e a noz-moscada e deixe esfriar. Transfira o creme frio para o liquidificador e junte metade do milho.Bata bem até ficar homogêneo. Despeje o creme batido numa panela e ponha o restante do milho. Aqueça e sirva como acompanhamento de carnes grelhadas.



FONTE
www.r7.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS

RECEITA DE NHOQUE DE BATATA


Ingredientes 

1 kg de batata 
Sal 
2 ovos 
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
Farinha de trigo para polvilhar 

Modo de preparo 

Coloque as batatas numa panela grande e junte água até uns 2 cm acima da batata. 
Acrescente sal. 
Tampe a panela e leve ao fogo alto. 
Diminua o fogo quando levantar fervura. 
Deixe cozinhar. 
Quando as batatas estiverem macias, tire do fogo e escorra. 
Descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. 
Bata ligeiramente os ovos e misture ao purê de batata. 
Acrescente a farinha e amasse delicadamente até que fiquem tudo bem misturado. 
Divida a massa em porções de 1,5cm de diâmetro, sobre uma superfície enfarinhada. 
Corte nhoques de 2cm de comprimento e vá arrumando-os sobre bandejas forradas com guardanapos tmbám polvilhadas com farinha. 
Cozinhe os nhoques aos punhados numa panela com bastante água e sal. 
Quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e escorra bem. 
Sirva com molho de sua preferência e polvilhe com queijo parmesão ralado. 

Dica 
A quantidade de farinha de trigo varia de acordo com o tipo de batata, é aconselhável testar a consistência da massa: depois de tudo bem misturado, faça alguns nhoques e cozinhe-os. 
Se ficarem no ponto desejado faça o restante dos nhoque. 
Caso fiquem moles, junte mais farinha à massa. 

Rendimento: 4 porções



FONTE
www.r7.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS


RECEITA DE ARROZ TEMPERADO:


Foto: Shutterstock


Ingredientes



1 xícara (chá) de arroz
2 cebolas grandes picadinhas
2 xícaras (chá) de caldo de carne
1 dente de alho socado
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Azeite


Modo de preparo



Leve a manteiga ao fogo brando.
Junte o alho socado e as cebolas batidinhas.
Frite, mexendo sempre afim de não corar, com sal e, assim que ferver, adicione o arroz.
Mexa, tampe a panela e deixe cozinhar.
Quando o arroz estiver cozido e quase seco, regue com um fiozinho de azeite.
Sirva em seguida.

Rendimento: 2 a 3 porções


Fonte: Comida e Receitas - 


Trigo - ORIGEM:






Etimologia

O port. esp. trigo, respectivamente de 1112 e de 964 (no português arcaico a forma triigo), é o lat. triticum, 'trigo'. O it. grano, frumento, fr. blé, c. 1080, e o ing. wheat, al. Weizen, ambos do séc. IX, de origem germânica, traduzem o port. esp. trigo.

Conceituação

trigo é um cereal da família das gramíneas (ver), do gênero triticum, que compreende cerca de 24 espécies, das quais as mais extencivamente cultivadas são T. aestivum e T. durum.
É o cereal mais importante na alimentação humana, nas regiões de clima temperado. O arroz, seu mais próximo concorrente, e o milho predominam nas regiões tropicais.

Características

A planta tem raízes fasciculadas, comos eretos, cilindricos, com cinco a sete nós sólidos e internós ocos na maioria das variedades. As folhas são lineares, simples, paralelinérveas, com bainhas que, em geral, cobrem cerca de 2/3 do colmo, com aurículas e lígulas. A inflorecência é uma espiga, com espiguetas sésseis.
cada espigueta consiste de duas brácteas estéreis ou glumas, e duas a cinco flores.
Cada flor tem duas glumas: a lema e a pálea, três estames e um pistilo, e duas pequenas lodículas na base.
O fruto é uma cariopse, pequena, seca, indeiscente, com uma única semente, fino pericarpo, embrião e endosperma. Tem cor vermelha, branca ou intemediária, quando o endosperma é vítreo, a cor é mais escura; quando farinhoso, mais clara.
A planta é anual, com ciclo de cerca de 90 a 180 dias, conforme o ambiente e o genótipo. O porte vai de 20cm a cerca de 2m de altura. Há variedades que necessitam de frio, sem o que não completam seu ciclo e outras cuja floração depende da duração do dia.
Trigo

Cultivo

As grandes regiões produtoras de trigo estão nas zonas de clima temperado e chuvas, as moderadas. Fazem-se culturas nas planícies para facilitar o uso de máquinas.
Entre os principais alimenros do mundo,o trigo é o que menos necessita de água.
O excesso de chuvas, aliado a temperaturas elevadas, favorece moléstias e pragas. As maiores zonas produtoras estão na antiga URSS, nos EUA e Canadá, na Europa ocidental, no sudeste da Austrália, nos vales do Índus e do Ganges, na Índia e no Paquistão, nos pampas da Argentina, no norte da China e no vale do Nilo.
Quanto ao ciclo, há dois tipos de trigo: o de primavera, plantado na primavera e colhido no verão, e o de inverno, plantado no outono e colhido no fim da primavera e no verão.
Os trigos de inverno são plantados nas regiões deinverno moderadamente frios. com verões secos e quentes. Plantados no outono, recebem logo chuva e neve, a qual, com o degelo, ao chegar a primavera, supre o solo lentamente de água.
Os trigos de primavera são plantados nas regiões de clima temperado e frio rigoroso, onde o trigo não resistiria ao inverno, principalmente quando não tem a proteção da neve. São plantados também nas regiões onde o inverno é ameno, pois, em geral, não dependem do frio para completarem seu ciclo. Mais próximo aos trópicos e também perto do ártico, plantam-se trigos de primavera.

Utilização Como Alimento

A parte do tigo usada na alimentação humana é o endosperma do fruto,que se transforma em farinha, pela operação da moagem, baseada no grau diferente de friabilidade do endosperma, da casca e do embrião. Enquanto o endosperma submetido a pressão quebra-se em particulas cada vez menores, a casca e o embrião fragmentam-se menos, e podem ser separados por peneiragem, para constituirem o farelo, utilizado nas rações para animais domésticos, especialmente bovinos e aves.
Quanto mais branca a farinha de trigo, menos casca e embrião contém; mas os teores mais elevados de vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras estão no embrião e na casca. Daí ser a farinha integral mais nutritiva, embora seja escura e de mais difícil conservação, por seu conteúdo de enzimas.
A proteína da farinha de trigo é o glutén, que determina a qualidade do pão, tornando-o macio, além de contribuir para seu valor alimentício. A farinha tem uns 12% de proteína; o restante é principalmente amido.
Há vários tipos de trigo: duros, médios, moles e um tipo especial, da espécie Triticum durum para massas alimentícias, como o macarrão.
Os trigos duros são mais ricos em glúten e de maior força, servindo, especialmente, como conrretores ou melhoradores dos trigos moles, assim chamados pela qualidades fraca de seu glúten, sendo os médios os intermediários. Os trigos moles produzem farinha melhor para bolos, biscoitos, tortas etc.

Histórico

O desenvolvimento e progresso da humanidade, estão intimamente ligados à história do trigo.
Escavações arqueológicas no sul da França e na Suiça descobriram grãos de trigo fossilizado junto a ossos humanos. Esses achados e muitos outros provam que, já em tempos pré-históricos, o trigo era alimento básico do homem.
A utilização do trigo começou quando, em algumas regiões do mundo, o homem deixou de ser o nômade que colhia os vegetais a medida que os emcontrava, passando ao plantio ordenado de cereais. Acredita-se que as civilizações e o cultivo de grãos surgiram quase ao mesmo tempo, e talvez um em decorrência do outro.
Os cientistas acham que o trigo foi cultivado pela primeira vez, entre os rios Tigre e Eufrates, na antiga Mesopotânea (atual Iraque). Em 1948, o cientista norte-americano Robert Braindwood descobriu sementes de trigo no Iraque que datam de aproximadamente 6700 a.C. Os dois tipos de trigo encontrados por Braindwood são muito semelhantes, em diversos aspectos, ao trigo cultivado atualmente.
A bíblia faz frequentes referências à produção, uso, armazenamento e doenças do trigo. Por ela, ficamos sabendo que o trigo foi um importante alimento na Palestina e no Egito. Teofrasto, filósofo grego que viveu por volta de 300 a.C., escreveu sobre diversos tipos detrigo que cresciam em toda a bacia do mediterrâneo.
O trigo era plantado na China muito tempo antes do nascimento de Cristo.
Em Roma, o trigo era o cereal nobre, preferido pelos ricos, enquanto os pobres e os escravos tinham que contentar-se com a cevada. Da região mediterrânea, o grão foi levado para o resto da europa e, na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia foi gradualmente substittuindo outros cereais usados na alimentação.
trigo chegou à América na época dos descobrimentos, quando Colombo trouxe algumas sementes da europa, em 1943. Hernando Cortês introduziu o cereal no México em 1519. De lá alguns missionários o levaram para os atuais estados norte-americanos do Arizona e Califórnia.
O brasil foi o primeiro país das Américas a exportar trigo, graças às plantações que possuía em São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões. Ao que parece, as primeiras sementes foram trazidas por Martim Afonso de Sousa, em 1534, para a capitania de São Vicente (São Paulo) onde se aclimataram muito bem.
Os trigais expandiram-se e alcançaram o nordeste.
trigo foi plantado em Garanhuns (Pernambuco), Teixeiras (Paraíba), Meruoca (Ceára) chegando até a Ilha de Marajó no Pará. Mais tarde, desenvolveu-se também em Minas Gerais e Gaiás. Em 1737, colonos açorianos deram grande impulso ao cultivo desse cereal e o Brasil exportava grandes quantidades de trigo para Portugal.
Em meados do Século XIX, os trigais foram atacados pelas ferrugens, praticamente desaparecendo até a Primeira Guerra Mundial. A partir desse período, o governo brasileiro passou a se interessar mais pela questão, concedendo prêmios aos produtores e estimulando a pesquisa experimental. Com esse estímulo a cultura do trigo foi retomada, desenvolvendo novas espécies, mais resistentes à ferrugem.
Fonte: www.agropage.hpg.ig.com.br

Trigo

Trigo
Pão, massa, roscas, biscoitos, bolos e queques apenas começam a descrever a lista de alimentos feitos com este grão.
trigo é geralmente classificado como sendo trigo de primavera ou de inverno.
Dentro destes dois grupos, o trigo pode ainda ser definido como duro ou macio, dependendo da textura do grão.
As cores dos grãos de trigo são brancas ou vermelhas, com reflexos de âmbar.
trigo, no seu estado não refinado, apresenta um conjunto de nutrientes importantes.
Assim, para receber o benefício da totalidade do trigo é preciso distinguir quais os alimentos feitos de farinha de trigo integral daqueles que são refinados e despidos do seu valor natural.
O nome científico do trigo, do qual todas as espécies de trigo derivam é triticum.
183 grs / 152.12 Calorias
NUTRIENTESQUANT.DDR (%)
DENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
Manganésio1.11 mg55.56.6muito bom
Fibras8.19 g32.83.9muito bom
Triptofanos0.09 g28.13.4muito bom
Magnésio58.24 mg14.61.7bom

Benefícios para a Saúde

Doenças Digestivas

Efeito Laxante

Regulador do Tráfego Intestinal

Aumento das Necessidades Nutritivas

Prevenção de Arteriosclerose

Obesidade

Prevenção de Reumatismos

Prevenção de Cancro
Fonte: www.alimentacaosaudavel.org

A Mentira e A Inveja.



A Psicologia nos ensina que todo ladrão mente e quase todo mentiroso rouba. A mentira e o roubo seriam, pois, faces de uma moeda viciosa. Quando rouba, o larápio não busca apenas um objeto, pois o que o move é apropriar-se das qualidades da pessoa lesada. É como o Tupinambá em seu festim canibalístico que, ao devorar seu inimigo, imaginava adquirir suas qualidades, sorte e bravura.

Assim, o malfeitor se engrandece com a imaterialidade do objeto furtado, pois são as qualidades do dono que ele busca em seus bens. Trata-se de uma atuação mágica, primitiva. Por outro lado, ninguém consegue impedir o larápio de mentir porque, quando o faz, ele rouba do outro a sua percepção da realidade, a sua consciência. É a mesma compulsão.

Podemos dizer, então, que nas carências da alma estão as motivações do roubo e da mentira, das quais resultam sentimentos de grandeza e onipotência no intimo de seus praticantes. Como diriam nossos adolescentes, ao enganar e furtar, o pobre de espírito “se acha”, sentindo-se igual ou superior àqueles que lesa, engana. Sabe-se ainda que o “olho grande” marca sua alma. Por carregar nela um contínuo sentimento de menos-valia, a inveja o aflige diuturnamente. Assim, a riqueza material ou espiritual alheios o atormentam, mobilizando suas iras e ações para levar privação e dor ao outro.


Fonte: www.campogrande.news.com.br

A Formiga e a Pomba



Uma Formiga foi à margem do rio para beber água, e sem esperar, acabou sendo arrastada por uma forte correnteza, estando prestes a se afogar. 

Uma Pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo, arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma. 

Então, subindo na folha a Formiga pode flutuar em segurança até a margem mais próxima. 

Eis que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, escondido sob a densa folhagem da árvore, se prepara para capturar a Pomba. 

Ele, cuidadosamente, coloca visgo no galho onde ela repousa, sem que a mesma perceba o perigo.

A Formiga, percebendo sua má intenção, imediatamente dá-lhe uma forte ferroada no pé. Tomado pelo susto, ele assim deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe para longe, a salvo. 


Moral da História:
Nenhum ato de boa vontade ou gentileza é coisa em vão. 



FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS

FONTE
FOTOS ILUSTRATIVAS

Como as Abelhas Trazem os Alimentos:



Elas colhem o néctar das flores com suas compridas línguas (conhecidas também como glossas). O produto é armazenado em sua vesícula melífera (papo de mel), que também transporta a água coletada. Quando retornam à colméia , as campeiras transferem o néctar que colheram às engenheiras, que vão retirar o excesso de umidade e transformá-lo em mel.
Além do néctar das flores, as campeiras trazem outro importante alimento para a colmeia: o pólen, conhecido como o pão das abelhas, que também é estocado nos favos. As campeiras coletam o pólen com o auxilio de suas penugens, e armazenam o material em suas cestas de pólen, situadas nas tíbias das patas traseiras.
Finalmente, as campeiras coletam a resina que será transformada em própolis com o auxilio de suas mandíbulas e penugens, que é transportada nas cestas de pólen.

Como Nascem as Abelhas

Três dias depois de ser fecundada a abelha rainha começa a desovar, botando um ovo em cada alvéolo. Uma rainha pode botar cerca de três mil ovos por dia. Durante o seu ciclo, as abelhas passam por quatro etapas muito diferenciadas:
Ovo
Larva
Ninfa
Adulto
Assim como as borboletas, sofrem uma METAMORFOSE, as larvas são muito diferentes dos adultos e seu corpo sofre mudanças muito importantes durante seu desenvolvimento.
Os ovos são formados nos dois ovários da rainha e, ao passarem pelo oviduto, podem ou não ser fertilizados pelos espermatozóides armazenados darão na espermática. Os ovos são fertilizados darão origem a abelhas operárias e dos não fertilizados nascerão zangões. Este fenômeno - do nascimento dos zangões a partir de ovos não fecundados - é conhecido cientificamente como partenogênese. Portanto, o zangão nasce sempre puro de raça, por originar - se de ovo não fecundado.
É interessante saber como a rainha determina quais os ovos que serão fertilizados, ou seja, darão origem a operárias, e quais os que originarão zangões. O processo se dá seguinte forma: as abelhas constroem alvéolos de dois tamanhos: um menor, destinado a criação de larvas de operárias, e outro maior, onde nascerão os zangões. Antes de ovular, a abelha rainha mede as dimensões do alvéolo com suas patas dianteiras. Constatando ser um alvéolo de operária, a rainha, ao introduzir seu abdômen para realizar a postura, comprime sua esperance, liberando, assim, espermatozóides que irão fecundar o ovo que será depositado no alvéolo. Caso a rainha verifique que o alvéolo é destinado a zangões, ela simplesmente introduz o abdômen no alvéolo, sem comprimir sua espermática, depositando assim um ovo não fecundado.
É importante que o apicultor saiba destas diferenças porque, caso o lote de esperma presente na espermática da rainha se esgote, todas as abelhas nascerão de ovos não fecundados, dando origem, portanto, a zangões, unicamente. Neste caso, o apicultor deverá substituir imediatamente sua rainha, para evitar que a colônia desapareça, pela falta de operárias, que garantem alimentação, higiene e demais serviços da colméia.



FONTE
www.superinteressante.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS


Acupuntura. PARTE IV:


Acupuntura

Estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura. Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas.
Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.
A seguir apresentamos o resultado de eficácia da acupuntura, devidamente verificado pela medicina científica. Constam as afecções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.
Afecções físicas:
distensão muscularalivio da dor e desaparecimento dos sintomas em 82% dos casos
dor cervicaleficácia em 67% dos casos
pescoço rígidocura obtida em 80% dos casos após 1 sessão
espondilose cervicalmelhora significativa
dor aguda na colunamelhora imediata da doraumento significativo na flexão-extensão das costasganho na condição de manter o corpo ereto
dor lombareficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional)
ciáticaacupuntura distal com agulha superficial: eficácia em 72% dos casosacupuntura local com agulha profunda: eficácia em 96% dos casos
inflamação no tórax e costelascura obtida em 65% dos casos
dor no joelhoeletro-acupuntura: alivio completo da dor em 65% dos casos
"cotovelo de tenista"eficácia em 62% dos casosalívio da dor em 80% após a 1 sessão
periartrite no ombrocura obtida em 66% dos casos
fibromialgiamelhora significativa
fascite na planta do pémelhora significativa
osteoartriteeficácia em 61% dos casos (superior à medicação convencional)
artrite reumatóideacupuntura: alívio da dor e melhora dos sintomas gerais em 65% dos casoseletro-acupuntura: alívio da dor em 90% dos casos
gota / artritemelhora em 100% dos casosredução do ácido úrico similar à medicação convencional
Afecções de pele:
acneshiatsu / tuina: a acne desapareceu em 42% dos casos após 30 dias de tratamentoacupuntura: a acne desapareceu em 59% dos casos após 10 dias de tratamento
eczemamelhora razoável
irritação na pelemelhora significativa
micosedesaparecimento em 53% dos casos após 3 meses (eficácia superior ao tratamento com vitaminas C e E)
herpes zosterdesapareceram a dor e as sarnas após 1,5 a 6 dias
psoriasis vulgarcura obtida em 85% dos casos
psoriasis eritrodermamelhora significativa em 50% dos casos
psoriasis pustularmelhora significativa em 50% dos casos
Afecções no pulmão e vias respiratórias:
gripe comummelhora razoável
dor de gargantamelhora em 90% dos casos
amidalitealívio significativo da dor e da febre
rinite alérgicaeficácia em 97% dos casos (superior e mais duradoura que a medicação convencional)
bronquite agudamelhora significativa
asmaefeito antiasmático em 93% dos casosmaior ventilação pulmonar em 68% dos casos
doença pulmonar obstrutiva crônicamelhora significativa após 3 semanas
Afecções no coração:
hipertensãoeficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
hipotensãoa pressão foi normalizada em 95% dos casos
doença coronariana e anginamelhora dos sintomas 85% dos casosmelhora na dor em 74% dos casosmelhora no eletrocardiograma em 69% dos casos
doença cárdio-pulmonar crônicaeficácia em 90% dos casos
neurose cardíacaeficácia superior à medicação convencional
Afecções no fígado e vesícula biliar:
cólica biliareletro-acupuntura: eficácia em 72% dos casosacupuntura: eficácia em 94% dos casos
cálculo na vesícula biliarcura obtida e melhoria das funções biliares em 92% dos casos
hepatite B (vírus portador)o vírus ficou negativo em 30% dos casoso organismo produziu anticorpos em 50% dos casos
Afecções no estômago e intestinos:
dor abdominalshiatsu / tuina: melhora em 96% dos casos após 1.3minacupuntura: melhora em 98% dos casos
cólica estomacalalívio da dor em 98% dos casos
cólica intestinalalívio da dor em 98% dos casos
espasmo gastro-intestinalalívio da dor em 98% dos casos após 30 min
soluçosmelhora significativa
náuseas e vômitoseletro-acupuntura: eficácia similar à medicaçãoacupuntura: eficácia em 90% dos casosmagneto-acupuntura: eficácia em 93% dos casosmoxa: eficácia em 98% dos casos
diarréiamelhora significativa
constipaçãomelhora significativa
hiperacidez no estomagoeficácia em 95% dos casos
gastrite crônicamelhora significativa
úlceraacupressura: eficácia em 80% dos casosacupuntura: eficácia em 97% dos casos
cólon irritadomelhora significativa em 93% dos casos
enterite (inflamação bacteriana no intestino)cura obtida em 87% dos casosa cultura de fezes ficou negativa após 7 dias
hemorróidasmoxa: cura obtida em 77% dos casos
Afecções no rins:
cólica renalalívio da dor em 100% dos casos
calculo renaleletro-acupuntura: pedras expelidas em 78% dos casosacupuntura: cura obtida em 90% dos casos
retenção urinária traumáticaeficácia superior à medicação convencional
incontinênciamelhora significativa
infecção urinária recorrentedesobstrução do trato urinário em 85% dos casos
Afecções do sistema circulatório:
síndrome de raynaud (mãos e pés frios)melhora significativaaumento considerável do fluxo sanguíneo
flebitemelhora significativa
dor em tromboangiteeficácia em 93% dos casos
excesso de gordura no sanguediminuição em 90% dos casos
Afecções do sistema nervoso:
enxaquecaeficácia em 80% dos casos
tonturaeficácia em 75% dos casos
neuralgia do trigêmeoefeito analgésico em 100% dos casos
neuralgia (dor dos nervos)efeito analgésico em 100% dos casos
dor radicular (raízes dos nervos)laser-acupuntura: melhora significativa
distrofia reflexa do simpáticomelhora razoável
bexiga neurogênicaeficácia consideravelmente mais rápida que o tratamento convencional
lesão crânio-cerebralcura obtida em 86% dos casos
arterioscleroseeletro-acupuntura: aumento da memória, da inteligência e da capacidade de cuidar de si mesmo em 68% dos casos
comarecuperação em 59% dos casos
AVC - seqüela: hemiplegiarecuperação em 66% dos casos
AVC - seqüela: perda da força muscularrecuperação em 75% dos casos
AVC - seqüela: desvio da boca e paralisia da falarecuperação em 76% dos casos
AVC - seqüela: dificuldade de articular palavraseficácia em 90% dos casos
paralisia facialacupuntura: cura obtida em 77% dos casosacupuntura c/ transfixação de pontos: cura obtida em 91% dos casosacupuntura c/ sangria: cura obtida em 96% dos casos
paralisia causada por poliomieliteeficácia superior à medicação convencional
febre hemorrágica epidêmicamoxa: regula a micção, cura a perda de proteína pela urina e reduz o inchaço dos rins
Afecções do sistema endócrino:
obesidadesupressão do apetite em 95% dos casos
diabetes mellitusredução do açúcar do sangue em 20% dos casos
Afecções dos órgãos dos sentidos:
olhossensibilidademelhora em 50% dos casos
doreliminação da dor em 90% dos casos
secura nos olhosaumento significativo dos fluidos dos olhos
conjuntivitemelhora razoável
vista turvacura obtida em 50% dos casos
daltonismodiscriminação das cores melhorou após 3 cursos de tratamento de 7-12 dias cada
ouvidosataque súbito de surdezeficácia em 90% dos casos após 2 semanas
zumbidoeficácia em 23% dos casos (superior à medicação convencional)
narizsangramento nasalcura obtida em 85% dos casos
sinusite e obstrução nasalmelhora significativa
bocaexcesso de salivaçãodiminuição da saliva em 97% dos casos
falta de salivaçãoaumento significativo da saliva
inflamação na gengivamelhora razoável
dor de dente pós-tratamentoefeito analgésico com duração de 24 a 48 horas
dor de dente pós-cirurgiaefeito analgésico com duração de 2 a 3 horas
dor de dente após extraçãomelhora significativa
Afecções da cabeça:
dor de cabeçashiatsu / tuina: alívio imediato em 48% dos casosacupuntura: alívio imediato em 66% dos casoseletro-acupuntura: alívio imediato em 80% dos casosdiminuição da freqüência em 50% dos casosalteração significativa no exame de eletromiografia
dor crânio-mandibularacupuntura tradicional: eficácia similar ao tratamento convencional (imobilização)acupuntura intradermica: eficácia em 60% dos casos
disfunção da ATMeficácia similar ao tratamento convencional
espasmo facialshiatsu / tuina: eficácia em 40% dos casosacupuntura: eficácia em 70% dos casos
Afecções psíquicas e psicossomáticas:
depressãoeficácia similar à medicação convencional, mas sem efeitos colaterais
ansiedadeeficácia superior à medicação convencional
insôniao sono foi totalmente normalizado em 98% dos casos
síndrome do stress competitivoeficácia em 93% dos casos
esquizofrenialaser-acupuntura: eficácia superior à da medicação convencional (78% dos casos)
retardo mentalaumento de 21% no quociente de inteligênciaaumento de 18% na adaptatividade social
Afecções masculinas:
impotência sexual (não orgânica)eficácia em 60% dos casos
ejaculação precoceeficácia em 83% dos casos
inflamação na próstataalívio dos sintomas e melhora das funções sexuais superior à medicação convencional
Afecções femininas:
TPMalívio completo dos sintomas, sem recorrência por 6 meses, em 92% dos casos
dor menstrualmelhora em 91% dos casos
cistitemoxa + shiatsu / tuina: eficácia em 88% dos casos após 1 a 2 meses de tratamento
obstrução da trompacura obtida em 81% dos casos
policisto no ováriocura obtida em 94% dos casos
infertilidadeeficácia em 75% dos casos
menopausamassagem + ventosa: eficácia em 77% dos casos
Gestação e amamentação:
enjôoacupressura: melhora em 20% dos casosacupuntura: melhora em 69% dos casosmoxa: melhora em 97% dos casos
correção da posição do fetomoxa: eficácia em 93% dos casos (aumenta atividade fetal e encaixa a cabeça do bebê)
indução ao partoa dilatação do útero foi similar à oxitocinaas contrações uterinas foram inferiores à oxitocina
dor do partoefeito analgésico considerado bom
lactação deficienteeletro-acupuntura: aumento da lactação em 92% dos casos
Afecções infantis:
diarréia1 dia de tratamento: cura em 82% dos casos3 dias de tratamento: cura em 98% dos casos
coqueluchecura obtida em 98% dos casos
convulsãoconvulsões cessaram em 98% dos casos após 2 min de se colocar as agulhas
obesidade infantilredução significativa dos níveis de gordura, glicose, hidrocortisona e tri-iodo-tironina
pós-entubação operatóriaredução significativa do espasmo da laringe (5% dos casos)
encefalite viral (estágio terminal)acupuntura + medicação: eficácia em 82% dos casos
Dependência química:
álcooldiminui a necessidade de ingerir álcool
tabacoaumento na vontade de não fumar em 13% dos casosredução no hábito de fumar em 20% dos casosredução no prazer de fumar em 70% dos casos
cocaínadiminuição dos sintomas da abstinência em 44% dos casos
heroínadiminuição dos sintomas da abstinência (anorexia, suor espontâneo e insônia)redução da freqüência do uso de heroína
desintoxicação de álcoolredução do álcool no sangue
desintoxicação de tabacoredução da concentração de nicotina
Pós-operatório:
convalênciaefeito analgésico superior e mais rápido que a medicação convencional
mal-estar e vômitoseletro-acupuntura: efeito inferior à medicação convencional (50% dos casos)acupuntura: efeito similar à medicação convencional (90% dos casos)
cirurgia de amídalasalivio significativo da dor e da salivaçãoacelera a cicatrização
cirurgia de hemorróidasmelhora da dor e do desconforto em 77% dos casos
cirurgia de artroscopiaalivio significativo da dor
cirurgia cerebralcura dos sintomas em 86% dos casos
dor do pós-operatórioreduz pela metade a quantidade de analgésicos narcóticos (ex. morfina)
dor após exame de endoscopiaeficácia similar à medicação, mas sem efeitos colaterais
recuperaçãoganho de força muscular e de movimentos em 93% dos casos após 10 dias de tratamento


FONTE
REVISTA SADOL
FOTOS ILUSTRATIVAS